Sexto Domingo do Tempo Comum 11 de fevereiro 2024

“Se queres , podes limpar-me”. 

Neste sexto Domingo do Tempo Comum a liturgia apresenta a cura de um leproso. Marcos mostra-nos a transição do sentimento de isolamento e impureza para o deixar-nos tocar por Jesus. O evangelho é entendido no contexto da primeira leitura e de como devemos agir para que todas as nossas ações deem glória a Deus.

A Primeira leitura, do livro de Levítico; (Lev 3, 1-2. 44-46), apresenta a legislação referente à hanseníase, fornecendo instruções detalhadas sobre como reconhecer a doença e como tratar quem sofre dessa enfermidade. A passagem afirma que os pais deveriam examinar as pessoas que apresentassem sinais de lepra e separá-las da comunidade quando a doença fosse confirmada. Estas medidas pretendiam proteger a comunidade e prevenir a propagação da lepra.
Na época, acreditava-se que esta doença não tinha cura, portanto, sempre esteve associada à marginalização e exclusão das pessoas. Aqueles que contraiam a lepra deveriam permanecer isoladas e alertar os outros sobre a sua condição, usando roupas rasgadas, cabelos soltos, bocas cobertas e gritando “impuro, impuro”. Este texto reflete a preocupação com o bem-estar físico e espiritual da comunidade, bem como a importância de manter a pureza, para sermos Santos como Deus é Santo.

Na Segunda Leitura, da Primeira carta de São Paulo aos Coríntios (Cor 10, 31 – 11, 1) o apóstolo Paulo convida os crentes a viverem as suas vidas de uma forma que glorifique a Deus em tudo o que fazem. A frase “fazei tudo para a glória de Deus” é um apelo à consagração total da vida quotidiana ao serviço de Deus. Isto significa que as nossas ações, pensamentos e palavras devem refletir o caráter e os valores de Deus. Paulo continua a encorajar os coríntios a imitá-lo, assim como ele imita a Cristo. Isto destaca a importância do exemplo pessoal na vida cristã. Os cristãos evangelizam mais com ações do que com palavras. Paulo reconhece que ele próprio está seguindo o exemplo de Jesus e incentiva outros a fazerem o mesmo. As palavras do apóstolo destacam a importância do discipulado e da imitação de Jesus como modelo de comportamento, isto significa seguir os seus passos.

O Evangelho é do evangelista Marcos (Mc 1,40-45).Para compreender este texto devemos conhecer um pouco do contexto histórico. Na época de Jesus, a lepra era uma doença incurável e altamente contagiosa. A pessoa que o tinha estava terrivelmente marcada. Por medo do contágio, geralmente encontravam-se na periferia da cidade e eram excluídos da vida religiosa e social da sua comunidade. A primeira leitura detalha qual seria a regra a seguir caso uma pessoa fosse diagnosticada com hanseníase. Quando o leproso encontra Jesus, ele lhe conta: “SE QUISER, PODES LIMPAR-ME”, não diz curar-me. A hanseníase foi entendida como uma situação de impureza diante de Deus, mais do que uma doença; e é aqui que se entende por que são marginalizados e excluídos.
O texto narra o encontro de Jesus com um leproso que lhe implora de joelhos: “Se você quiser, pode me purificar”. Este homem mostra com o corpo, de joelhos e palavras, uma atitude humilde e de total dependência da Graça de Deus, “se você quiser…” Cura significa a capacidade de Jesus de restaurar não só a saúde física, mas também a inclusão social e espiritual. Depois de curá-lo, ele manda o homem comparecer perante o sacerdote, que confirmará a cura e permitirá o retorno à vida normal, já não é mais considerado impuro e nem excluído.

Jesus também o alerta para não contar a ninguém, porém, o homem, cheio de alegria, começa a espalhar a notícia, Jesus não pode mais entrar livremente nas cidades. Ele não pode ficar calado sobre o que Deus fez em sua vida. Quando Deus age em nossas vidas ele se manifesta no dia a dia, devemos ser exemplo e seguir os passos de Jesus. Para finalizar, resta-me a imagem de Jesus tocando e curvando-se sobre o leproso, recebendo a vida tal como ela se apresenta. O Reino de Deus é para todos, absolutamente todos têm um lugar.
Aqui começa o Reino de Deus, tal como diz Santa Maria Eugénia: A terra é o lugar para dar glória a Deus. Irmãos e irmãs, que as nossas ações sejam para todos nós necessitados, um motivo para dar glória a Deus.

Giselle Barzola – LA Rioja Argentina 

Leia Mais

Sexto Domingo da Páscoa 05 de maio de 2024

“Que vos ameis uns aos outros, como EU vos amei” As três leituras deste

QUARTO DOMINGO DE PASCOA 21 DE ABRIL DE 2024

Ouvir Jesus, o Bom Pastor, e deixarmos conduzir por Ele. No tempo pascal recordamos

3º DOMINGO DA PÁSCOA 14 de abril 2024

“DEUS O RESSUSCITOU E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS” Celebramos o tempo da Páscoa, a maior

SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR

Crer no Ressuscitado e viver a misericórdia no seio da comunidade O Segundo Domingo

DOMINGO DA PÁSCOA NA RESSURREIÇÃO DO SENHOR 31 de Março 2024

ALELUIA! A VIDA VENCEU A MORTE! Neste Domingo da Páscoa, celebramos a Ressurreição do

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *