Sexto Domingo da Páscoa 05 de maio de 2024

“Que vos ameis uns aos outros, como EU vos amei”

As três leituras deste domingo nos remetem ao Amor de Deus. Os textos entrelaçam entre si e trazem a clara afirmativa de que “DEUS É AMOR”.

Na primeira leitura, como bem testemunha Pedro ao proclamar para Cornélio que se prostrara diante dele: “Levanta-te eu também sou apenas um homem” (Atos 10,26). Com esse humilde gesto iguala-se ao pagão e ainda afirma que Deus não faz acepção de pessoas; e que é o Deus de todos os povos, não apenas dos judeus, quando profere em seguida que: “Pelo contrário ELE aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença” (Atos 10,35). Pedro é enfático ao dar continuidade a sua visita a casa de Cornélio e “mandou que todos fossem batizados no nome de Jesus Cristo” (Atos 10,48). No contexto daquela época era algo que afrontava a concepção dos judeus que tinham o entendimento de que a salvação não incluía os gentios, pagãos e aqueles não circuncidados. Pedro abre a porta da salvação a todos – através de sua atitude. 

Nos nossos dias será que entendemos que todos devem ser acolhidos por nós como nossos irmãos, ou somos especiais, diferentes?

Na segunda leitura deparamo-nos com mais amor, quando João (1Jo 4,8) nos conclama a entender que: “Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é AMOR”. Simples assim. E se ainda há dúvida, João (1Jo 4,10) reitera: “Não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ELE que nos amou e enviou seu filho como oferenda de expiação pelos nossos pecados”. Prova de amor maior não há, recita o cântico. O texto reforça a misericórdia e o pleno amor de Deus pela humanidade ao recordar que para amar é necessário conhecer a Deus – porque ELE é amor. Prova inconteste desse amor imenso, inigualável é que enviou seu filho unigênito até nós, por nós, para expiação de nossos pecados.

Deus é AMOR: será que temos o pleno entendimento da importância deste enunciado?

O texto do evangelho deste domingo transborda de amor. Jesus não pede, ele decreta seu mandamento basilar, pedra fundamental do cristianismo (Jo15,12): “É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos”. É este o ordenamento de Jesus. Não há atalho, meio termo ou parcialidade. É taxativo: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Por acaso poderemos nós sermos cristãos escolhendo àqueles a quem devemos amar e separando em outro local os que não amamos? Observemos que Cristo refere-se a nós como “amigos”. Não servos, mas amigos, aqueles que participam da mesa. Da sua intimidade e da sua confiança. Eleva-nos à condição de “amigos”. Concluindo, observamos que Jesus deixa claro o seu vínculo com o Pai, além de nos conceder a graça de saber que “Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá”.

Não é fácil ser cristão – “imitador de Cristo” – plenamente quando opto por amar ao outro como Ele nos amou. Fácil é quando escolho a “quem devo amar”; quando seleciono os que são “beneficiados pelo meu amor cristão”. Será essa uma atitude cristã? Fica para a nossa reflexão semanal o cumprimento (ou não) do maior de todos os mandamentos: “AMAI -VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI” …

 

@ADERSON CASTRO, Assunção Juntos, São Paulo.

Leia Mais

SOLENIDADE DE PENTECOSTES 19 de Maio de 2024

“COMO O PAI ME ENVIOU, ASSIM EU VOS ENVIO” Neste domingo, estamos celebrando a

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR 12 de maio de 2024

A solenidade que celebramos hoje nos revela que Jesus concluiu sua missão e foi

QUARTO DOMINGO DE PASCOA 21 DE ABRIL DE 2024

Ouvir Jesus, o Bom Pastor, e deixarmos conduzir por Ele. No tempo pascal recordamos

3º DOMINGO DA PÁSCOA 14 de abril 2024

“DEUS O RESSUSCITOU E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS” Celebramos o tempo da Páscoa, a maior

SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR

Crer no Ressuscitado e viver a misericórdia no seio da comunidade O Segundo Domingo

Uma resposta

  1. Trabalho muito bom, documentação por escrito de forma que podemos ler com prazer e gravar ensinamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *