Missão

Brasil

Colégios

Maria Eugênia é mestra espiritual, mas também pedagoga. Seu projeto educativo nasce de uma dupla visão: o Reino de Deus, criador e fim do homem e de todo o universo, de um lado; e de outro, uma sociedade cristã na qual Deus seja conhecido, amado e servido. Maria Eugênia dá muita importância à formação da inteligência iluminada e guiada pela fé. Com efeito, a inteligência tenta compreender os acontecimentos, as situações, os desafios; consequentemente, a fé ajuda a julgar tudo segundo os critérios evangélicos do amor, da vida, da justiça, do Reino e, finalmente, a escolher. A educação que propõe Maria Eugênia de Jesus se orienta para a transformação da pessoa inteira e favorece a liberdade, deixando a cada uma seu caráter particular segundo o projeto de Deus sobre ela.

Colégio Assunção – São Paulo

Alameda Lorena 665, Jardim Paulista
01424-000 – SÃO PAULO SP
Tel: (11) 3885 8651
http://www.assuncao.com.br/

Colégio Tocantins

Av. Tocantins nº 101 – Centro  
77650-000 – Miracema do Tocantins – TO 
Tel: (63) 3366-1218 ou 63 984154383 (whatsapp)
e-mail: colegio.tocantins@gmail.com

Colégio Assunção – Itapaci

Praça Padre José Oliveira 17
76360-000, ITAPACI GO
Tel: (62) 3361 2483

https://www.facebook.com/AssuncaoItapaci

Inserção

Belo Horizonte

Vila Cemig

Itapuranga

Bairro Valéria Perillo

CASA DE RETIRO

Casa provincial e casa de retiros

Via L2 Norte 611-E
70830-505 BRASÍLIA DF
Tel: (61) 3274 5336
e  (61) 3274 8045

Sitio Assunção

Estr. Francisco Smolka, 1423 –
Quebra Frascos, Teresópolis –
RJ, 25966-105
Tel: (21) 2742-2626
https://sitioassuncao.wordpress.com/osme/

Casa provincial e casa de retiros

Rua Almirante Alexandrino 2023
Santa Teresa
20241-261 RIO DE JANEIRO RJ
Tel: (21) 2252 5931
e (21) 2252 9963

PROJETOS SOCIAIS

São Paulo

Projeto Esperança: Atende a 150 menores carentes.
Criado a partir da iniciativa das irmãs da Congregação da Assunção, o Projeto Esperança já atendeu, em 15 anos de existência, a mais de 3 mil crianças e adolescentes da periferia

Mini Comunidade: Cidadãos conscientes
Atividade visa despertar nos alunos a cidadania e a solidariedade

Belo Horizonte

Pastoral da Criança

As três comunidades ao redor da nossa casa, é constituída de uma população que sobrevive em condições de  extrema carência, com muitas crianças de zero a seis anos.   A desnutrição e a falta de saneamento básico comprometem o crescimento e a capacidade de aprendizagem.

Acompanhamento e apoio da Equipe da Pastoral da criança, colaborando para:

  • Desenvolver ações básicas de higiene, medicina preventiva e alimentação alternativa dando continuidade ao trabalho realizado com crianças de zero a seis anos.
  • Ampliar o campo de atuação na orientação às Mães e acompanhamento do desenvolvimento infantil.
  • Divulgar e comprometer a comunidade.
  • Buscar e treinar novas lideranças.
  • Continuar o acompanhamento das  crianças.

Conselhos Comunitários: Acompanhamento e apoio na caminhada dos três conselhos comunitários:  Santa Maria da Esperança, Nossa Senhora Aparecida e São  José.

Colégio Tocantins

Projeto “ASSUNÇÃO SEM FRONTEIRAS”

Com o objetivo de favorecer o espírito solidário através de um trabalho em equipe com a participação de alunos, pais, professores e funcionários.

  • Atuação em comunidades carentes da cidade.
  • Realização de atividades culturais, esportivas, de higiene e limpeza.

Brasília

Projeto “TROCA DE SABER”

Um grupo de amigos se reúne duas vezes por semana, e se dedicam a trabalhos manuais.

  • Desenvolver habilidades manuais e artísticas a fim de, com pequenas coisas, inclusive com reciclagem, confeccionar objetos de arte.
  • Realizar trabalhos manuais como tapeçaria, tecelagem (trabalhos com teares e agulhas), flores e velas artísticas.
  • Melhorar o orçamento familiar com a venda dos objetos.
  • Arte-terapia para pessoas idosas.

E esse mesmo grupo organiza bazares e outras atividades de finalidade beneficente.

Assunção Juntos

História do colégio

No ano de 1933 as religiosas da Congregação do Assunção receberam em doação da Condessa e do Conde Andréa Matarazzo um terreno para a construção de um colégio. A pedra fundamental foi lançada no dia 6 de fevereiro de 1934, sob as benção de Dom Duarte Leopoldo e Silva, então Arcebispo Metropolitano de São Paulo. O Colégio foi inaugurado em 1935 pelo então Prefeito Antônio Carlos de Assumpção.

O edifício do colégio foi projetado pelo arquiteto Augusto Lindenberg, em estilo romano. Toda a construção é ampla e o pátio interno, descoberto, é rodeado de longos corredores em arcos.

As salas de aula do Colégio Assunção têm recebido e educado, ao longo destes 73 anos, crianças e jovens paulistanos. A princípio uma Escola Feminina, com a evolução dos tempos abriu suas portas aos meninos. Muitos textos, plantas arquitetônicas, fotos, objetos e documentos foram preservados pelas religiosas do Colégio e todo este acervo histórico, está organizado no Memorial Assunção, que se constitui em espaço para aprendizagem dos alunos e poderá ser visitado, pelos ex-alunos, mediante agendamento.

COMUNIDADE DE BELO HORIZONTE-MG | 2017

As Irmãs da Assunção estão presentes na Paróquia Cristo Redentor, localizada na região do Barreiro – há 28 anos.  Como missão de ser Casa de Formação inicial ao mesmo tempo em que ser uma presença significativa junto ao povo da Vila Cemig que mais tarde se estendeu para o bairro Araguaia e Conjunto Esperança. Moramos na Vila Cemig, situada à rua Zita, 21 e somos 04 irmãs.

Hoje 2017 continuamos a ser presença significativa, sobretudo junto às juventudes. Atendendo aos gritos atuais colaboramos na Pastoral da Criança, nos Círculos Bíblicos, visitas às famílias e na continuidade da missão em Cordisburgo. Desde 2016 que a comunidade assumiu com muita garra ir além de BH, rumo a Diocese de Sete Lagoas tendo como prioridade a juventude e no objetivo de tornar Santa Maria Eugênia mais conhecida. As comunidades de Cordisburgo, Lagoa, Periquito e Barra de Luiz Pereira responderam positivamente e até hoje continuamos neste campo de missão.

Onde moramos continua sendo uma realidade pobre, carente e deficitária de equipamentos públicos que atenda com dignidade a pessoa humana e a Pastoral da Criança tem um papel fundamental junto às famílias. Percebemos que neste cenário a colaboração com ela é de suma importância, pois conseguimos atingir tanto crianças como mulheres. Neste sentido fazemos também parceria com outras entidades, igrejas e órgãos públicos.

Acompanhamos três comunidades: Santa Maria da Esperança, Nossa Senhora Aparecida e São José, onde, além das pastorais já citadas participamos dos Conselhos comunitários, celebrações litúrgicas e atividades diversas. Estamos sempre à disposição do que necessitarem. Atualmente fomos solicitadas para uma capacitação para as animadoras de Círculos Bíblicos em nossa casa e a Pastoral da Criança já solicitou o nosso espaço para o mesmo fim.

Assunção Juntos – Como grupo organizado (antes era amigos da Assunção) existe há quase dez anos. No início contou com membros das comunidades da Vila Cemig e do Araguaia e hoje continua sendo  muito presente onde juntos intensificamos a vivência do carisma da Assunção, na missão, na vida de oração e partilha dos trabalhos (venda de bingo, preparação de festas, limpeza e cuidado da casa, organização de eventos, etc.).  Os encontros são mensais, preparado pela coordenação (eleita a cada dois anos com irmãs e leigos), contando com aproximadamente 30 pessoas.

Assunção Juntos Jovem – Experiência bonita que iniciou em 2012, nascendo a partir do AJ, pois se percebeu que os jovens teriam que ter algo que correspondesse mais a sua faixa etária com rosto assunção jovem. Com a Jornada Mundial da Juventude ganhou nova vida, animados pelo convite de Francisco de “Ir pelo mundo anunciando o Evangelho, sair às ruas.” Muitos já passaram e se foram, outros continuam perseverantes nos ensinamentos de Santa Maria Eugênia, jovem como eles. Sempre foi um grupo pequeno e hoje conta com cerca de dez e vemos a necessidade e urgência de amplia-lo.

Existe uma parceria entre os dois grupos e às vezes os encontros são juntos, sobretudo os retiros.

No momento há um grande empenho na preparação para a Peregrinação em Paris onde vão participar 04 jovens.

Buscamos caminhos de como promover uma cultura vocacional nesta realidade com o Assunção juntos.

Comunidade de Brasília

A comunidade de Brasília está situada no Plano Piloto de Brasília, na Asa Norte, em amplo terreno arborizado.

– Casa Provincial. Acolhe encontros da irmãs e leigos do movimento Assunção Juntos para partilha, estudo, oração

– Casa de Retiro Assunção: recebe grupos para retiros, estudo, encontros, seminários, palestras, sessões de atualização, visitas educativas da cidade. Dispomos de 51 quartos, podendo acolher até 102 pessoas. Salas com computador, projetor, ar condicionado.

– Troca de Saber: duas vezes por semana, reúne um grupo de amigos que se dedicam a trabalhos manuais. Organizam bazares e outras atividades de finalidade beneficente.

– Atuação no bairro: Missa aos domingos às 8 horas, da qual participam vizinhos e amigos, em colaboração com a Paróquia. – Manhãs de oração e novenas segundo os tempos litúrgicos.

– Comunidade das irmãs, acolhendo inclusive algumas irmãs idosas para apoio e vivência: cuidados pessoais, de saúde, de oração.