3º DOMINGO DA PÁSCOA 14 de abril 2024

“DEUS O RESSUSCITOU E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS”

Celebramos o tempo da Páscoa, a maior festa da nossa fé: um tempo de alegria, de alegria espiritual, de alegria interior. Celebramos o triunfo de Cristo sobre o pecado e a morte, ao longo dos 50 dias, que vão do Domingo da Ressurreição ao Domingo de Pentecostes.

Na primeira leitura, Pedro, figura central do livro dos Atos, proclama à multidão que o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, e o Deus de Jacó, o Deus da história, ressuscitou Jesus. Pedro tenta dialogar com os judeus do seu tempo através de três verbos: traíste, negaste, mataste… “mas Deus o ressuscitou e nós somos testemunhas”. Ele não procura acusar, mas quer que as pessoas sejam salvas, quer fazê-las acreditar que a morte não é o fim. 

É importante perceber que Jesus não ressuscita a si mesmo, pela sua ação ou pelo seu poder, mas estamos diante da ação de Deus na história. Por um lado, o autor se preocupa em marcar a presença de Jesus na comunidade cristã; e por outro, em afirmar que Jesus Cristo tem um relacionamento com o Deus de Israel. Esse Deus tem uma ação na história e continua agindo na Comunidade Cristã.

A Segunda Leitura (1Jo 2,1-5a) fala que é através de Jesus Cristo que recebemos o perdão dos pecados, Ele é nosso defensor diante do Pai. Se vivermos os mandamentos, eles nos levam a amar a Deus e aos nossos irmãos e irmãs. Assim, rompemos com o pecado e assumimos a sua vontade. Pecado é querer entender tudo a partir da nossa própria lógica. O autor nos convida a voltar a Deus, à sua palavra, e a abrir-nos aos sinais de Deus na história e a ter uma vida coerente.

No Evangelho de Lucas (Lc 24,35-48), a aparição de Jesus aos onze e aos seus companheiros é dividida em três partes logicamente coordenadas: as testemunhas, que inicialmente duvidam, são finalmente convencidas da realidade da ressurreição.

No Evangelho deste domingo lemos o texto que se segue ao relato dos discípulos de Emaús, que chegaram a Jerusalém, contaram o que lhes havia acontecido no caminho e como reconheceram Jesus quando ele partiu o pão. E segue-se uma interrupção: o próprio Jesus aparece entre eles e lhes diz: “A paz esteja convosco”. Com esta interrupção, o autor diz-nos que não podemos contar apenas com o nosso testemunho; ele deve ser interrompido pela Palavra de Deus, que começa com uma saudação de paz. Esta saudação nos textos da ressurreição é função do bem-estar, da tranquilidade e da confiança que Jesus dá aos seus discípulos.

A presença de Jesus nos transforma, como por mágica, os discípulos de início têm medo, como se estivessem vendo um fantasma. No fundo, dúvidas de todo tipo: há aqueles que não acreditam por causa da alegria; outros ficam surpresos. Foi um fato difícil para eles. 

Os textos oscilam entre o acontecimento e os tempos da comunidade de Lucas. Sempre teremos esses dois tempos, portanto, essas dúvidas, medos e confusões vão permanecer. É por isso que o testemunho é importante. Mas o testemunho não é fácil porque não há provas: eles não têm como provar que Jesus está vivo.

O que percebemos diante do medo, da hesitação dos discípulos, é que eles eram tudo menos ingênuos, ou pessoas que poderiam ser facilmente manipuladas. Vemos a resistência dos discípulos em acreditar em algo que nunca presenciaram. Eles haviam testemunhado que Jesus ressuscitou Lázaro, a filha de Jairo, o filho da viúva de Naim; ou seja, aqueles que haviam morrido voltaram à vida que tinham, provaram a morte, mas voltaram à vida. 

Mas o que eles estavam vivenciando não era o mesmo, Jesus não voltou para a vida que tinha antes. Jesus deu um passo rumo à vida eterna. Eles estão tendo a experiência de ver o corpo glorificado de Jesus. “Jesus não voltou a uma vida humana normal deste mundo, como Lázaro e os outros mortos que Jesus ressuscitou. Ele entrou em uma vida diferente e nova, na imensidão de Deus.” (Bento XVI).

O texto de Lucas é muito realista, Jesus sabe que a sua presença é um fato difícil para seus discípulos. Neste contexto de dúvidas, o autor mostra a delicadeza e a preocupação de Jesus com seus amigos. Jesus permanece com eles, mostra-lhes as mãos e os pés, sinais da sua realidade humana. Ele não pede que você olhe para o seu rosto, mas para suas feridas, para seus sinais. Ele diz: “Olhem para os meus sinais e vocês me reconhecerão, não com olhos humanos, mas com fé.”

E como as dúvidas persistiam, pediu algo para comer. Era necessário deixar claro que não se tratava de um fantasma, de uma ilusão: e que isto ajudaria os discípulos a perceber esta dimensão do visível-invisível, para não deixar dúvidas na comunidade cristã.

Que diferença faz se acreditamos ou não na ressurreição? A presença ressuscitada de Jesus diz que esta vida não termina com a morte, mas sim numa continuidade descontínua. Então, o que posso temer? 

Uma vez estabelecida a misteriosa realidade da ressurreição, Jesus se dedica a “abrir suas mentes” para que possam compreender o que aconteceu. Ele explica as escrituras judaicas em suas três partes: a Torá, os Profetas e os Salmos. Então ele lhes disse: “Está escrito que o Messias tinha que sofrer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia.” É todo um passado que ganha sentido. 

Os primeiros cristãos não tinham como explicar a ressurreição, o que tinham eram os anúncios feitos nos escritos judaicos. Jesus vem para cumprir as promessas feitas a Israel. Esta releitura da história será sempre uma característica do cristianismo. 

O fruto da ressurreição é a Paz. Aqueles que acreditam na ressurreição vivem de maneira diferente daqueles que não acreditam. Ele está ciente de que somente passando pela morte poderá ser ressuscitado. Quando aprendemos a morrer para o pior de nós mesmos, para o nosso egoísmo, para o desejo de vingança, para a falta de perdão e de amor, nasce o melhor de nós; Então, experimentamos a paz, fruto da conversão, de uma vida nova e ressuscitada.

“Quem não acredita na ressurreição vive apegado, apegado às coisas deste mundo, acredita que os prazeres deste mundo preenchem suas vidas.” (Santa Maria Eugênia)


Mercedes Frogel

Leia Mais

QUARTO DOMINGO DE PASCOA 21 DE ABRIL DE 2024

Ouvir Jesus, o Bom Pastor, e deixarmos conduzir por Ele. No tempo pascal recordamos

SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR

Crer no Ressuscitado e viver a misericórdia no seio da comunidade O Segundo Domingo

DOMINGO DA PÁSCOA NA RESSURREIÇÃO DO SENHOR 31 de Março 2024

ALELUIA! A VIDA VENCEU A MORTE! Neste Domingo da Páscoa, celebramos a Ressurreição do

Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor 24 de março de 2024

“Sereno e Forte” Estamos no último domingo da quaresma e a profunda liturgia de

5° Domingo da Quaresma 17/03/2024

Se o Grão de Trigo Morrer, Produzirá Frutos! Estamos no Quinto Domingo da Quaresma,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *