NOVO DIA, NOVO ANO, VIDA NOVA…

Todas as manhãs, acordamos para um novo dia… O sol se levanta, afastando a escuridão da noite… As estrelas perdem o brilho e se escondem de nossos olhos… A luz do dia começa a banhar com cores vivas tudo aquilo que nos rodeia, seja a paisagem que vemos de nossa janela, seja o próprio quarto em que estamos… Tudo nos convida a nos lançarmos num novo dia…

Cada manhã é como se ganhássemos vida de novo. Cada manhã é uma nova vida… São novos desafios, novas tentativas de conseguir o que queremos, novas oportunidades de fortalecer ou de tecer relacionamentos – é um novo recomeçar. 

Reconheçamos: se começássemos cada dia com estes sentimentos, seríamos bem mais felizes. Mas há dias em que amanhecemos preocupados, angustiados, mal-humorados… Sim, é verdade, temos responsabilidades e temos problemas… A vida às vezes nos prega certas peças, e temos que achar saídas para situações complicadas… Parece até que carregamos o mundo nas costas…

Mas não nos deixemos arrastar por esses pensamentos negativos. A vida, mesmo quando ela nos parece dura, difícil, pesada, é sempre uma oportunidade. Oportunidade? Sim, oportunidade de melhorar… E cada dia é uma chance que nos é dada para crescer como pessoa, para melhorar uma situação para nós mesmos e para outros, para reforçar ou reconstruir uma relação, para contribuir para a melhoria de nosso mundo.

Santa Maria Eugênia nos dizia: “Cada pessoa humana tem uma missão nesta Terra”… Em outras palavras, Deus tem um plano , um projeto, no qual cada pessoa humana, cada um e cada uma de nós, é protagonista. E ele espera que desempenhemos este papel. Nossa vida tem um sentido. Estamos nesta nossa Terra, estamos vivos neste tempo e neste lugar para que façamos algo que vá melhorando, aperfeiçoando, a Criação que Deus colocou em nossas mãos. O que é que eu posso fazer para que este nosso mundo seja melhor?

Esta pergunta pode até nos intimidar… Quem sou eu para melhorar o mundo?… Um grande cientista pode melhorar o mundo contribuindo para a descoberta da cura de certas doenças. Um estadista pode melhorar o mundo contribuindo para que questões entre nações sejam resolvidas pelo diálogo e não pela força bruta das guerras. Um grande artista pode melhorar o mundo criando beleza e harmonia, contribuindo assim para a nossa própria humanização… Mas eu não sou nada disso… Será que eu posso realmente fazer alguma coisa para melhorar o mundo?… 

Sim, posso… É preciso nos convencermos disso… Santa Maria Eugênia não dizia que “cada pessoa humana tem uma missão nesta Terra”? Ela não disse: “algumas pessoas…” Ela disse: “cada pessoa”… Portanto, todos e todas nós…

Nosso mundo está doente… Este mundo tão belo que renasce cada manhã está sendo terrivelmente maltratado devido à ganância humana. O mal uso dos recursos naturais de nosso planeta está na origem de tantos fenômenos que têm acontecido ultimamente. Secas prolongadas, calor fora do comum, chuvas torrenciais, derretimento das calotas polares – tudo isso e muito mais clama por um esforço consciente de cada ser humano para deixar de agredir nossa Terra.

Nossa sociedade também está doente… Não somente em nosso país, mas também em muitos outros lugares no mundo existem divisões profundas, ódio de uns contra outros, desigualdades sociais, falta de oportunidades para muitos, doenças, sofrimentos de todos os tipos… A lista dos males de que nossa sociedade padece é grande…

Tanto nosso planeta quanto nossa sociedade precisam ser libertados de todas estas dores que os afligem. Deus não criou o universo e, dentro dele, os seres humanos para que houvesse sofrimento… Quando a criação saiu das mãos de Deus, ele viu que tudo era bom, muito bom, como nos diz o livro do Gênesis (cf. Gn 1,31). Foram irmãos e irmãs nossos, seres humanos como nós, que, ao longo da História, fizeram um mau uso dos bens da Terra e desencadearam a crise ecológica que vivemos hoje. Foram igualmente irmãos e irmãs nossos, seres humanos como nós, que, ao longo da História, deturparam as relações sociais e criaram as divisões e desigualdades que marcam nossa sociedade de hoje.
A História humana se constrói através de gerações. Ações de nossos antepassados têm consequências em nossa vida de hoje. Assim também, nossas ações e decisões terão consequências na vida de gerações futuras. Cabe a nós, hoje, construir uma sociedade na qual as pessoas sejam felizes. Cabe também a nós não somente evitar uma catástrofe ecológica, mas dar ao nosso planeta a possibilidade de realizar a finalidade para a qual foi criado: tornar-se a casa acolhedora de todos os filhos e filhas de Deus, que dá a todos a oportunidade de viver bem.

Esta é a missão que Deus nos dá, a missão que, como nos diz Santa Maria Eugênia, cada um de nós tem. Mas aí, aquela perguntinha angustiada volta a nos inquietar: “Quem sou eu para assumir esta missão?”… Reparem no que diz Maria Eugênia: “cada um de nós…” A missão não é de uma pessoa, nem tampouco de algumas, apenas. Ela é de todos. E, sendo de todos, ela fica mia fácil de ser levada, cada um a seu modo, cada um de seu jeito, mas com um objetivo comum: melhorar nossa sociedade, melhorar nosso mundo, de acordo com o projeto de Deus. 

Se cada um de nós cuidar mais de nossa Terra evitando poluí-la mais, evitando gastar desenfreadamente os recursos que ela nos oferece, procurando meios de proteger a vida de tantas espécies de vegetais e de animais que nos cercam – estaremos fazendo algo muito importante. Se cada um de nós se preocupar com nossos irmãos e irmãs que não têm recursos suficientes para atender às necessidades de suas famílias; se nos esforçarmos por tratar a todos respeitando sua dignidade de pessoa humana – estaremos cumprindo uma missão importantíssima. E se passarmos estes valores a nossos filhos e netos, estaremos contribuindo para melhorar o mundo e a nossa sociedade. 

Estamos no começo de um novo ano. Que tal assumir estas ações como resoluções de Ano Novo? Ainda há tempo…

Um novo ano é como um novo dia: é um novo recomeçar… É um convite a uma renovação de vida. Um feliz Ano Novo para cada um de vocês que estão lendo este texto. Que ele seja um convite para que cada um possa assumir de maneira nova a missão que Deus nos dá: a de contribuir para que Terra e tudo o que há nela dê glórias ao Criador. Que este novo ano seja como um novo dia, que começa radiante e nos vem cheio de boas surpresas. Vamos vivê-lo bem!


Irmã Regina Maria Cavalcanti

Leia Mais

A FESTA DA VIDA

Os olhinhos da criança brilhavam de surpresa e de alegria… A mãozinha estava tapando

DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ?

Festa de Santa Maria Eugênia de Jesus A discussão corria forte e solta naquela

CAPÍTULO DE 10 DE MARÇO DE 2024: “VIVER A GRAÇA ESPECIAL DE NOSSO TEMPO”

Muito queridas Irmãs e amigos, Desejo a todos uma feliz festa de Santa Maria

4º DOMINGO DA QUARESMA

Deus é fiel em seu Amor FESTA DE SANTA MARIA EUGÊNIA DE JESUS Celebramos

O QUE É GLÓRIA?

Era um dia de domingo ensolarado. A Missa tinha terminado, e o povo saía

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *