Terceiro Domingo da Quaresma 03 de março de 2024

“Devora-me o zelo pela Tua casa”

As leituras deste Terceiro Domingo da Quaresma nos trazem importantes reflexões sobre o nosso papel de cristãos diante da comunidade onde estamos e perante nós mesmos na nossa relação com Deus: Amo a Deus ou sou assecla dos “deuses” do mundo de hoje?

Percebemos na Primeira Leitura (Ex. 20-1, 17) a importância do Decálogo entregue por Deus através de Moisés como “regras de vida” para que o povo judeu atingisse o objetivo maior de segui-Lo. Sem comprometer o livre arbítrio, observamos que o decálogo é um alinhamento com a convivência em comunidade e também um compromisso Dele para com os que o seguem, quando deixa bem claro a recompensa que nos espera: “uso de misericórdia até a milésima geração para com aqueles que Me amam e guardam os meus mandamentos”.

Na Segunda Leitura há uma ratificação na fala de Paulo (Cor, 1-22) quando diz aos judeus – que esperam milagres; e aos gregos – que querem sabedoria filosófica: “somente Cristo é o poder e a sabedoria de Deus”. Essa busca da explicação humana para justificar ou aceitar o Divino tem permeado a humanidade por todos os séculos desde sempre. No salmo percebemos a confirmação de que: “A lei do Senhor é perfeita / Ela reconforta a alma” – seguir esta Lei nos leva a um caminho de retidão e não de obrigação, mas virtude.

O Evangelho de João (2, 13-25), embora curto, é um dos mais importantes – por trazer a figura dos “vendilhões no Templo” e confirmar a profecia “Devora-me o zelo pela Tua casa”. Jesus neste momento demonstra a sua autoridade sobre a “posse” e o uso correto do local sagrado de culto ao Pai, além de firmar-se como defensor daqueles que realmente vem prestar seu culto, sacrifício e devoção ao Criador. Aqueles, à margem da sociedade mercantilista da época, sem as benesses que os sacerdotes auferiam pelo (mau) uso do Templo; ou os favorecimentos dos cambistas que se locupletavam com a moeda específica ali usada.

Num gesto de (quase) violência Jesus – como bem relata o texto santo – “Fez então um chicote de cordas e expulsou-os… deitou por terra o dinheiro dos cambistas… derrubou-lhes as mesas…”. Foi claro e determinado ao fazê-lo: esta é a Casa de meu Pai. O culto que devemos prestar-lhe é pelo espírito e não pelo material – no que confirma o decálogo do Livro do Êxodo: “Não terás outros deuses além de mim”. Não é um pedido é uma determinação. Traduzido para o nosso linguajar é o primeiro dentre os dez mandamentos: “Amarás a Deus sobre todas as coisas”.

E nós? A que Deus amamos? A sociedade nos impõe diversos deuses: reconhecimento social, exposição na mídia, o status financeiro, o ter acima do ser, etc. A qual destes deuses servimos? Ou ao Deus único e verdadeiro? Neste momento quaresmal é importante refletirmos – e junto com Santa Maria Eugênia partilharmos: “Procurar dizer a todos alguma coisa que leve a estabelecer o Reino e ao amor de Jesus Cristo” (1878). A passagem do Novo Testamento tem uma significância muito importante para nós Cristãos, nos auxilia a discernir se estamos a serviço do Reino e se faremos parte da Aliança seja através das regras, do alinhamento com os mandamentos sociais e de convivência humana conciliados com o Divino. Respeitado o livre arbítrio, mas fundamentado na misericórdia esperada. 

Feliz caminhada rumo à Páscoa a Todos!

Aderson Castro.

Leia Mais

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR 12 de maio de 2024

A solenidade que celebramos hoje nos revela que Jesus concluiu sua missão e foi

Sexto Domingo da Páscoa 05 de maio de 2024

“Que vos ameis uns aos outros, como EU vos amei” As três leituras deste

QUARTO DOMINGO DE PASCOA 21 DE ABRIL DE 2024

Ouvir Jesus, o Bom Pastor, e deixarmos conduzir por Ele. No tempo pascal recordamos

3º DOMINGO DA PÁSCOA 14 de abril 2024

“DEUS O RESSUSCITOU E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS” Celebramos o tempo da Páscoa, a maior

SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR

Crer no Ressuscitado e viver a misericórdia no seio da comunidade O Segundo Domingo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *