TERCEIRO DOMINGO DA PÁSCOA
23 Abril de 2023

Ler as Escrituras em memória de Jesus e celebrar a fração do pão

No Terceiro Domingo de Páscoa, as leituras falam-nos de duas belas experiências dos apóstolos: o primeiro anúncio e o encontro com o Ressuscitado que deixa os seus corações ardendo, inquieto e com urgência de contar a todos a sua experiência libertadora.

A primeira leitura (Atos 2,14.22-33), mostra-nos Pedro anunciando diante dos judeus e de todos os homens, tornando-se modelo ou exemplo do primeiro anúncio (kerygma). Ele anuncia a morte na cruz de Jesus e sua Ressurreição como o acontecimento mais importante da história da Salvação. Esses discursos, que encontramos no livro dos Atos dos Apóstolos, caracterizam-se por serem muito catequéticos. Possui três momentos: um convite à escuta, a narração do acontecimento principal e uma referência às escrituras. Outra particularidade que estes primeiros discursos catequéticos têm nesta primeira leitura é que expõem as causas e os motivos da vida de Jesus e como ele está presente ao Deus da vida, até chegar à morte.

A segunda leitura (1Pedro 1,17-21), diz-nos que a esperança está em Deus. Expressa, anuncia que o que muda a história é o mistério da Páscoa. Mistério, porque a morte de Jesus é um acontecimento que mostra a vulnerabilidade e a fragilidade da vida, mas essa mesma fragilidade nos abre à esperança e à vida plena. Esta leitura tem um anúncio que já o menciona, mas também denuncia que o poder que muda a história não está nem no ouro nem na prata, mas no mistério da Páscoa.

No evangelho deste domingo (Lc 24, 13-35), encontramos algumas das mais belas passagens de Lucas. Os discípulos caminhavam cegos pela tristeza e decepção da morte de Jesus, quando na estrada encontram um estranho, que interpreta as escrituras para eles enquanto caminham; parece ser uma preparação para o que se segue, porque não é possível compreender a ressurreição na tristeza, na saudade e nas intenções claras de fugir acreditando que tudo acabou; talvez por causa disso, Jesus sai ao seu encontro e como na interpretação das escrituras, os convoca novamente, caminha com eles mais uma vez tomando a iniciativa.

Os discípulos são hospitaleiros com o peregrino que interpretou para eles as escrituras sobre a morte e ressurreição de Jesus. Quando já estão na casa, descrita como local de encontro e acolhimento, o peregrino muda de papel e passa a ser o anfitrião desse encontro. Agora os discípulos tornam-se os peregrinos, são eles os convidados a celebrar a ceia, reconhecendo o Senhor, num gesto como aquele que da noite da última ceia; podemos entender que ele parte o pão e o distribui e eles bebem do cálice.

No Evangelho de Lucas quando se fala: tendo tomado o pão e distribuiu entre os seus, é a Eucaristia, é o que Jesus fez naquela noite, na última ceia. É neste gesto tão único e tão íntimo de Jesus e dos seus discípulos, é aí que o reconhecem. Nesta parte do texto, deixa-nos ver o poder libertador e transformador da Eucaristia e da Ressurreição, abrindo os olhos e o coração para reconhecer Jesus ressuscitado. Os discípulos voltam para contar aos companheiros o que viram e ouviram.

 

Giselle Barzola – La Rioja Argentina

Leia Mais

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR 12 de maio de 2024

A solenidade que celebramos hoje nos revela que Jesus concluiu sua missão e foi

Sexto Domingo da Páscoa 05 de maio de 2024

“Que vos ameis uns aos outros, como EU vos amei” As três leituras deste

QUARTO DOMINGO DE PASCOA 21 DE ABRIL DE 2024

Ouvir Jesus, o Bom Pastor, e deixarmos conduzir por Ele. No tempo pascal recordamos

3º DOMINGO DA PÁSCOA 14 de abril 2024

“DEUS O RESSUSCITOU E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS” Celebramos o tempo da Páscoa, a maior

SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR

Crer no Ressuscitado e viver a misericórdia no seio da comunidade O Segundo Domingo

2 respostas

  1. Aqui mais uma passagem da Bíblia: “Veio para os seus, e eles não o entenderam!” Ao menos, demoraram para entender! Como somos, nós homens, de inteligência limitada e percepção pequena para entender e perceber Deus e as coisas Dele! Ainda bem que nosso coração arde com sua proximidade! Obrigado por isso, meu Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *