SOLENIDADE DA SANTISSIMA TRINDADE
04 de junho de 2023

           Trindade: Comunidade que gera vida!

Neste domingo a Igreja celebra a solenidade da Santíssima Trindade. Esta solenidade foi instituída em 1334, pelo Papa João XXII, e esta é uma ocasião para que possamos contemplar o amor de Deus, que não tem limites, por toda a humanidade.

Quando falamos do Deus Trindade reconhecemos que estamos diante de um grande mistério, que só pode ser reconhecido pela fé. O Deus cristão é uno e é sempre o Deus Trindade. A Bíblia nos mostra que Deus sempre age trinitariamente. A Criação, a Redenção, a Ressurreição são obras em que a Trindade age conjuntamente. É uma ação harmoniosa, conjunta, onde não há hierarquia, onde reina o amor desinteressado de um pelo outro. A Trindade é o exemplo de uma comunidade verdadeira, de relações realmente fraternas e sinodais entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Na primeira leitura (Ex 34, 4b-6.8-9) Moisés procura Deus durante a noite. Deus vem ao encontro de Moisés, numa nuvem, que significa que ele está invisível, mas está presente e se manifesta. É o mistério: Ele não se mostra, mas está presente na caminhada do povo. Deus se apresenta a Moisés e este experimenta e reconhece o amor misericordioso, clemente e fiel, de Deus para com o povo. Um Deus sempre disposto a perdoar e renovar a Aliança. Esse reconhecimento se faz através da relação próxima e profunda de Moisés com Deus. Nós podemos contemplar esse amor na humanidade de Jesus, o Filho amado de Deus.

A segunda leitura é o final da 2ª Carta aos Coríntios (2Cor 13, 11-13). Paulo escreve à comunidade de Corinto, uma comunidade de constituição muito diversificada (escravos e pessoas de posses), que sofre com divisões e desentendimentos internos. Paulo recomenda que eles vivam na alegria, na paz e na concórdia que são os sinais do amor de Deus.

Com a benção final à comunidade, Paulo deseja para todos, sem distinção: “A graça do Senhor Jesus, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo”. Esta é a força imprescindível para que a comunidade acabe com as divisões. Esse último versículo está presente no início de nossas celebrações litúrgicas. É um convite para nós cristãos fazermos a experiência do Deus amor e comunhão, como família, comunidade e Igreja. A fé na Trindade nos abre e nos compromete a irmos ao encontro de toda a humanidade e de cada pessoa testemunhando o amor trinitário, em nossas relações e ações.

O texto do Evangelho (Jo 3, 16-18), está inserido na longa conversa de Jesus com Nicodemos. Nicodemos era um judeu, simpatizante de Jesus e, como Moisés, vem procurá-lo à noite para conversar. A noite é a hora dos relacionamentos amorosos e profundos. Jesus também procurava rezar ao Pai durante a noite. O texto nos fala do amor sem medidas de Deus, esse amor que transborda a ponto de entregar seu único filho para salvação do mundo. Jesus, o filho amado, ama imensamente o Pai, aceita sua proposta e se entrega como dom para salvação da humanidade.

Pode parecer estranho que o texto cita o Pai e o Filho, mas não o Espírito Santo. O Espírito Santo se faz presente através do amor do Pai pelo Filho e pelo mundo, do amor do Filho pelo Pai e por seu Projeto, a ponto de comprometer-se e se entregar livremente para a salvação de todos.

Deus vê o mundo com amor, não com julgamentos e condenações. Ele vê o mundo criado por Ele com os olhos do amor, do coração. Este mesmo Deus que esteve com Moisés, manifesta-se na humanidade de Jesus.

Neste dia, somos convidados não a entender, com a razão, mas a contemplar o amor do Pai pelo Filho, do Filho pelo Pai, que faz com que esse amor transborde e gere o Espírito de amor que está presente em cada pessoa, em cada ato de bondade, de ternura e de cuidado com o outro e com o mundo em que habitamos. Contemplando essa relação trinitária, somos convidados a vivenciar e ser sinal desse amor de comunhão, de bondade, de solidariedade e compaixão.

Santa Maria Eugênia entendeu e desejou que vivêssemos esse amor entre nós. Ela falava com as irmãs que as pessoas quando olhassem as irmãs deveriam ver o amor que as unia, um amor de concórdia e de benevolência e assim dizer: “Vejam como elas se amam.” Que ao celebrarmos a Trindade aprendamos dela a acolher, amar e comungar com todos!

 

Irmã Nádia Lúcia Souza Cotta – RA

Leia Mais

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR 12 de maio de 2024

A solenidade que celebramos hoje nos revela que Jesus concluiu sua missão e foi

Sexto Domingo da Páscoa 05 de maio de 2024

“Que vos ameis uns aos outros, como EU vos amei” As três leituras deste

QUARTO DOMINGO DE PASCOA 21 DE ABRIL DE 2024

Ouvir Jesus, o Bom Pastor, e deixarmos conduzir por Ele. No tempo pascal recordamos

3º DOMINGO DA PÁSCOA 14 de abril 2024

“DEUS O RESSUSCITOU E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS” Celebramos o tempo da Páscoa, a maior

SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR

Crer no Ressuscitado e viver a misericórdia no seio da comunidade O Segundo Domingo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *