10º Domingo do Tempo comum
11 de Junho de 2023

“Prefiro a misericórdia ao sacrifício. Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”.

A liturgia deste domingo nos remete à nossa relação com Deus. Nos faz pensar em como nos relacionamos com Ele, isto é, fazemos uma verdadeira adesão a Deus, sincera e que permeia toda nossa vida? Temos uma vida coerente com a fé que dizemos professar? Ou só nos preocupamos em cumprir os ritos religiosos e participar de cultos mantendo uma religiosidade de aparências?

Na primeira leitura (Os 6,3-6), o profeta Oséias está muito preocupado com o sincretismo religioso reinante em Israel. No plano político havia muita insegurança e violência uma vez que a nação fazia alianças com o Império Romano e as guerras constituíam a rotina da vida da nação. Como decorrência dessa instabilidade política, o povo esperava um deus guerreiro que os protegesse. A influência de povos vizinhos era grande e se expressava, sobretudo na esfera religiosa, onde o culto a outros deuses concorria com a fé em Javé. Ao dizer “Teu amor é como nuvem passageira, como orvalho da manhã que logo evapora”, Oséias aponta a fragilidade da fé do povo de Israel, que, de um lado fazia grandes cultos a Javé mas, por outro, se dedicava a múltiplos deuses cananeus.

A mensagem desta leitura relaciona-se com a qualidade de nossa fé a um Deus que está sempre presente e disponível; tudo vai depender da nossa resposta e adesão ao chamado de Deus, que exige sincera e profunda abertura de nosso coração. Não pode ser algo superficial, mas sim a expressão de nossa vontade mais profunda e que se expressa em nossa vida cotidiana através da vivência do amor fraterno.

O profeta nos mostra ainda que a realização de grandes cultos a Deus, na tentativa de obtermos recompensas e proteção divina não constitui a essência de nossa relação com Deus; demonstra somente uma postura mercantilista perante Deus, baseada num sistema de trocas. Mas Deus não age dessa forma, não aceita barganhas; sua ação é gratuita, oferecendo seu amor e misericórdia a todos, sem exceção.

Na segunda leitura (Rm 4,18-25), Paulo revela preocupação com a cisão da Igreja, uma vez que seus integrantes eram pessoas oriundas tanto do judaísmo como também do paganismo. Assim sendo, apresentavam visões diferentes em relação à questão do pecado e à possibilidade de salvação do ser humano. Enquanto os judeus tinham grande preocupação com o cumprimento da lei os cristãos oriundos do paganismo já haviam se emancipado de muitos preceitos judaicos difundidos entre os romanos. Segundo Paulo, a unidade dentro da Igreja constituía um ponto importante a ser preservado visando a consolidação da comunidade cristã que se originava. Diante de tal cenário Paulo procurou evidenciar a essência do Cristianismo, sobretudo a relação entre o homem e Deus. Este oferece a todos, de forma gratuita, a mesma salvação e de todos faz, em igualdade de circunstâncias, seus filhos. É por Cristo que essa salvação é oferecida aos homens.

O texto nos traz a figura de Abraão, bastante idoso bem como sua esposa Sara; ele não acreditava que pudesse gerar um filho mas diante da promessa afirmativa de Deus, Abraão responde com fé inabalável. Disso resultou a fertilidade do casal e assim nasce Isaac. A figura de Abraão se tornou uma fonte de bençãos para toda sua descendência, constituindo-se num forte modelo de fé e adesão ao chamamento divino.

O importante nessa narrativa é a fé incondicional de Abraão, sua confiança ilimitada na promessa de Deus, mesmo diante da situação limitante que era a idade avançada dele e de Sara para poderem gerar uma criança. Vemos que foi a fé que salvou Abraão e não o cumprimento da lei e seus preceitos. Ele se entregou totalmente à promessa de Deus, acolhendo pela fé o dom gratuito dado a ele; não foi por mérito próprio ou por conquista pessoal que Abraão conseguiu dar curso a uma nova geração. Apenas o cumprimento da lei não salva, uma vez que a salvação é um dom de Deus que nos é dado.

No Evangelho (Mt 9,9-13), temos a figura de Mateus que era cobrador de impostos e considerado pela sociedade local como sendo um publicano, isto é, pessoa impura e não digna. Vale acrescentar que os ladrões, prostitutas e pagãos também integravam o grupo dos publicanos, vistos como pessoas amaldiçoadas por Deus e, portanto, consideradas à margem da Salvação segundo o pensamento vigente na época.

E o que acontece com Mateus? Jesus o convida para segui-Lo e fazer parte do grupo de discípulos, fato esse que causa revolta na comunidade local, sobretudo nos fariseus, que se consideravam superiores e dotados de irrepreensível santidade pelo fato de cumprirem todos os preceitos ditados pela Lei. E para completar, Jesus senta-se à mesa junto com Mateus e outros pecadores o que pareceu uma grande provocação aos olhos dos senhores da lei. Interessante notar que “sentar-se à mesa com alguém” significava intimidade e profunda comunhão espiritual, daí a importância desse fato no Evangelho de hoje.

A passagem nos mostra que Jesus se abre a todos não fazendo distinção entre as pessoas: todos são convidados a integrarem o grupo de seus seguidores em busca da salvação. Jesus não veio premiar ninguém e sim indicar o caminho do Reino do Deus. De nossa parte, resta aderir à proposta de Jesus como fez Mateus.

A partir da liturgia deste domingo podemos refletir sobre como nos colocamos diante de Deus através de nossa fé. Para nos entregarmos a Deus com total confiança precisamos abrir nossos corações, silenciar nossa mente e ouvir o que Deus nos fala; esse exercício de diálogo constante com Deus é o meio pelo qual desenvolvemos nosso autoconhecimento e estreitamos nossa relação com Deus; como consequência alimentamos nossa fé, o que nos permite viver com esperança e coragem diante de tantos desafios que a vida nos coloca. Para tanto, precisamos nos espelhar nas figuras de Abraão e Mateus que prontamente responderam ao chamado de Deus.

Sandra Yazaki – Assunção Juntos 

São Paulo – SP

Leia Mais

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR 12 de maio de 2024

A solenidade que celebramos hoje nos revela que Jesus concluiu sua missão e foi

Sexto Domingo da Páscoa 05 de maio de 2024

“Que vos ameis uns aos outros, como EU vos amei” As três leituras deste

QUARTO DOMINGO DE PASCOA 21 DE ABRIL DE 2024

Ouvir Jesus, o Bom Pastor, e deixarmos conduzir por Ele. No tempo pascal recordamos

3º DOMINGO DA PÁSCOA 14 de abril 2024

“DEUS O RESSUSCITOU E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS” Celebramos o tempo da Páscoa, a maior

SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR

Crer no Ressuscitado e viver a misericórdia no seio da comunidade O Segundo Domingo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *