14º Domingo do Tempo Comum
09 de Julho de 2023

“FAZEI MEU CORAÇÃO SEMELHANTE AO VOSSO”

A liturgia de hoje nos mostra onde encontrar Deus. Não é na arrogância e no orgulho, mas é na simplicidade e na humildade que Ele se revela. A primeira leitura fala do enviado de Deus que vem ao encontro dos homens nesta forma simples de ser, eliminando os instrumentos de guerra e trazendo a paz definitiva. Na segunda leitura, Paulo nos convida a viver segundo o espírito, com o coração plenamente aberto a Deus. E o Evangelho mostra que a proposta de salvação trazida por Jesus encontra abrigo no coração dos pequenos e humildes.

A profecia de Zacarias (Zc 9, 9-10) trazida na primeira leitura, é marcada por forte caráter messiânico, ou seja, trata claramente do salvador que todos esperavam e que hoje sabemos ser Jesus. Fala sobre o rei que chegará montado num jumento, animal conhecido por carregar fardos pesados, e não em um cavalo de guerra, como se esperaria de um rei que quisesse demonstrar poderio militar. Está claro que esse rei será pacífico e humilde e que terá forças para acabar com a guerra, mas não fará isso com os instrumentos de morte conhecidos, como carros e armas, ele trará elementos novos para instaurar a paz, que alcançará todo o seu reino, irá “de um mar ao outro mar” e “do rio (Eufrates) até os confins da terra”, ou seja, seu reino e sua paz cobrirão todo o mundo antigo, tudo o que era conhecido nessa época. É a paz universal.

Na segunda leitura, a Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 8, 9.11-13), vemos uma reflexão serena de Paulo sobre a salvação. Era uma época em que se discutia muito se, para chegar à salvação, era preciso primeiro se submeter a todas as leis judaicas, mas Paulo vem dizer que Deus oferece a salvação aos homens por pura vontade de Seu coração; nós, não somos merecedores, já que somos todos pecadores, mas Deus quer nos salvar e nos oferece o caminho, Jesus Cristo, que atua em nós através do Espírito Santo. O Espírito é visto como um elemento fundamental, que dá unidade a todo o projeto de salvação de Deus.

Quando Paulo diz que para a nossa salvação devemos viver segundo o Espírito e não segundo a carne, está querendo nos mostrar que só seguindo Jesus alcançaremos a vida definitiva. Enquanto estivermos numa vida de egoísmo, de auto-suficiência, achando que nossa vontade é mais importante que os mandamentos da Lei de Deus ou que os valores dEle, estamos vivendo segundo a carne. Viver segundo o Espírito é estar aberto para escutar as propostas e sugestões do Pai, é doar nossa vida, servindo ao próximo, obedecendo aos projetos de Deus.

O Evangelho de Mateus (Mt 11, 25-30) dá sequência às leituras das últimas semanas, quando Jesus escolheu apóstolos e os enviou em missão. Hoje eles retornam e apresentam os resultados de suas obras missionárias. Num primeiro momento, então, Jesus vê o que Deus realizou nas pessoas que se converteram por obra dos apóstolos e louva a Deus por ter revelado essas verdades aos pequeninos e as ter escondido dos sábios e inteligentes. Sábios e inteligentes, aqui, representam todos os soberbos, é uma clara oposição aos pequeninos, que são as pessoas humildes. A palavra humildade tem a mesma raiz de humos, de humano, que é ligada à terra. Ter humildade é reconhecer-se humano, é saber-se pequeno, muito abaixo de Deus, é ter consciência de que sua condição é absolutamente igual à de qualquer outro ser humano, e agir sempre de acordo com isso.

Se quisermos entender Deus não será com a compreensão humana, precisamos ser pequenos e nos aproximar dEle. Estamos mais próximos de Deus sempre que imitamos Jesus, sempre que fazemos o bem, que abrirmos os braços aos cansados, aos doentes, sempre que ajudamos a aliviar as dores e angústias de quem sofre.

Fé e humildade são duas virtudes básicas, que caminham de mãos dadas. Jesus é o exemplo, manso e humilde de coração, ou seja, sua alma humana reconhece a grandeza de Deus e o abismo que existe entre Ele e as realidades humanas. Manso, Jesus aprendeu a carregar o peso da cruz, seguindo a vontade de Deus. Nós precisamos aprender a carregar o peso do dia-a-dia, das dificuldades com os irmãos, das coisas que não saem como queremos, precisamos aprender a promover a paz mesmo quando injustiçados.

Amar a Deus sobre todas as coisas é sinal de humildade. Amar ao próximo como a ti mesmo é sinal de mansidão. Faça esse exercício e, quando estiver difícil, peça ajuda, diga “Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso”.

 

Ana Carolina Paiva Angelo
São Paulo – Brasil

Leia Mais

Sexto Domingo da Páscoa 05 de maio de 2024

“Que vos ameis uns aos outros, como EU vos amei” As três leituras deste

QUARTO DOMINGO DE PASCOA 21 DE ABRIL DE 2024

Ouvir Jesus, o Bom Pastor, e deixarmos conduzir por Ele. No tempo pascal recordamos

3º DOMINGO DA PÁSCOA 14 de abril 2024

“DEUS O RESSUSCITOU E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS” Celebramos o tempo da Páscoa, a maior

SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR

Crer no Ressuscitado e viver a misericórdia no seio da comunidade O Segundo Domingo

DOMINGO DA PÁSCOA NA RESSURREIÇÃO DO SENHOR 31 de Março 2024

ALELUIA! A VIDA VENCEU A MORTE! Neste Domingo da Páscoa, celebramos a Ressurreição do

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *