Cristo Rei do Universo

21 DE NOVEMBRO DE 2021

Cristo Rei do Universo

A Festa de Cristo Rei do Universo foi instituída em 1925 pelo Papa Pio XI, em comemoração ao 16° centenário da proclamação do Dogma da Consubstancialidade de Jesus Cristo ao Pai. Isto que dizer que Jesus Cristo é da mesma realidade que o Pai. Com esta Celebração, chegamos ao final de mais um Ano Litúrgico.


Na liturgia de hoje, vemos que o Cristo encarnado é o “primogênito de todas as criaturas” (Cl 1,15), é o rei e centro de toda a obra criada e, como tal, nos convida a segui-lo em sua vida, paixão, morte e ressurreição até a plenitude dos tempos.


A primeira leitura é do Livro de Daniel (Dn 7,13-14). Este Livro foi escrito nos últimos séculos do pós-exílio, num contexto de profunda crise e instabilidade social. Tenta reavivar na comunidade dos fieis a esperança em Deus, a partir da releitura profética da história do povo de Deus.


Para o autor, a releitura da história precisa ser feita com base nos valores da tradição religiosa do povo escolhido. Somente assim, livres da idolatria de outros povos (cultura greco-romana) é que de fato poderão compreender a chegada dos novos tempos propostos pelo Messias para mudar a história. Só Ele poderá instaurar o Reino de Deus, pôr fim a toda injustiça e possibilitar a vitória dos justos sobre a opressão que gera a morte.


A segunda leitura é do Livro do Apocalipse de São João (Ap 1,5-8). Livro provavelmente escrito no final do primeiro século da era cristã, para todas as comunidades cristãs que sofriam e lutavam contra a opressão na Ásia. Traz, no seu preâmbulo, um apelo de João para que todas as comunidades resistam a toda e qualquer proposta de cooperar com aqueles que dominam e exploram o povo.


Num contexto onde os cristãos eram a minoria, tendo que lutar contra a perseguição e a opressão, a mensagem deste livro serve de consolo e ânimo para todos aqueles que eram perseguidos, humilhados e mortos pelos poderosos de seu tempo.


Somente aceitando Jesus Cristo como o centro da história humana, é que terão forças para, com Ele, caminhar pela história sem se deixar corromper por falsas propostas de felicidade.

 
O Evangelho, escrito por São João (Jo 18,33b-37), nos apresenta Jesus como MESSIAS e REI do Universo. Mas, não um rei que oprime e domina. Seu reino é o do cuidado e do amor. Como o bom pastor que dá a vida por suas ovelhas, não julga, mas age com misericórdia.


No diálogo de Jesus com Pilatos, João tem a intenção de deixar claro que o reinado de Jesus era diferente dos reinos deste mundo. Jesus recusou-se a se apresentar como um concorrente de Pilatos. O termo reino tinha, para ele, um significado muito diferente daquele que lhe davam os romanos.

 
O reino de Jesus está sob o senhorio do Pai, que deseja ver todos os seus filhos viver em comunhão. É um reino de verdade e de justiça, pois nele não se admite nenhuma espécie de marginalização ou opressão; tampouco, que se recorra ao dolo e à mentira para se prevalecer sobre os demais.


A proclamação da realeza de Jesus deve ser entendida a partir do projeto de Reino anunciado por Ele. Os modelos humanos não ajudam a compreender a condição de rei aplicada a Jesus. Seu reino não depende dos esquemas deste mundo, e sim, do querer do Pai. Jesus é o rei encarnado, enviado pelo Pai para unir em sua paixão todos os povos da terra.

 
João nos apresenta Jesus como o ideal de toda vida cristã, Ele é o caminho que devemos seguir; seus ensinamentos precisam ser vivenciados na comunidade dos cristãos, como nos diz Lucas “fazei isto e viverás”. (Lc 10,28).


Se hoje temos Jesus como rei do universo, também nós somos chamados a participar com Ele deste reino. Tendo, já aqui na terra, os mesmos sentimentos de Cristo.

 
Como é possível proclamarmos que Cristo é o Rei do Universo e não nos importarmos com milhares e milhares de pessoas que morrem de fome, jogadas pelas ruas de nossas cidades?
Como posso proclamar que Jesus é o Rei do Universo, se permaneço calado frente a tantas injustiças que atormentam a humanidade todos os dias?


Irmãos e irmãs, proclamar Cristo Senhor e Rei do Universo é fazer deste lugar um pedacinho do seu Reino, e para isso, temos que lutar por um mundo de justiça e dignidade para todos; no Reino sonhado por Deus, não podemos admitir crianças morrendo de fome, mulheres sendo espancadas e centenas de pessoas expulsas de suas terras por guerras e perseguições. No reino sonhado por Jesus, a autoridade se faz no servir, no tornar-se pequeno, em ser o último; neste reino, não temos espaço para a violência e o ódio.

 
Rezemos a Deus, pedindo a graça de termos a coragem de lutar contra toda forma de injustiça, para assim, conseguirmos proclamar como Isaías “um novo céu e uma nova terra”.

 

Ricardo Sebold Cois – Professor Colégio Assunção
São Paulo Brasil

 

Leia Mais

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR 12 de maio de 2024

A solenidade que celebramos hoje nos revela que Jesus concluiu sua missão e foi

Sexto Domingo da Páscoa 05 de maio de 2024

“Que vos ameis uns aos outros, como EU vos amei” As três leituras deste

QUARTO DOMINGO DE PASCOA 21 DE ABRIL DE 2024

Ouvir Jesus, o Bom Pastor, e deixarmos conduzir por Ele. No tempo pascal recordamos

3º DOMINGO DA PÁSCOA 14 de abril 2024

“DEUS O RESSUSCITOU E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS” Celebramos o tempo da Páscoa, a maior

SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR

Crer no Ressuscitado e viver a misericórdia no seio da comunidade O Segundo Domingo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *