4º Domingo do Advento – ano B

“Alegra-te, o Senhor está contigo!”

Jesus está chegando. Davi planeja construir uma casa para o Senhor, na primeira leitura. São Paulo mostra, na segunda leitura, que Jesus é a manifestação do mistério que todos esperavam. Já o Evangelho centra na figura de Maria o sim que trará a salvação para toda a humanidade.
 
O texto da primeira leitura (2Sm 7,1-5.8-12.14.16) se passa depois que o povo hebreu atravessa o deserto e se estabelece na terra prometida, sendo, nesse momento, governado pelo rei Davi. O rei se dá conta da incoerência de viver em um palácio, enquanto a arca da aliança, que representa toda a ligação do povo com o Senhor, continua sendo guardada numa tenda, resolvendo, então, construir uma casa para Deus. Através do profeta Natã, o rei recebe a mensagem de que não será ele, Davi, quem construirá uma casa para Deus, mas Deus quem construirá uma casa para Davi.
 
A palavra casa, então, toma dois significados. A casa que Davi quer construir para Deus é um templo de pedra, a exemplo das moradias e palácios da época. Sabemos que Davi não viverá para construir o templo de Deus, mas que sua ideia será posta em prática por seu filho, Salomão. Já a casa que Deus construirá para Davi é uma descendência, que o Senhor promete que será uma realeza eterna. Correndo a história bíblica para frente, podemos ver toda a genealogia de Jesus  no Evangelho de Mateus (Mt 1,1-16) e temos a certeza de que Jesus é esta descendência, que se configura uma realeza eterna, como prometido a Davi através do profeta Natã. 
 
No mesmo sentido, a carta de São Paulo aos Romanos (Rm 16,25-27) reforça que Jesus Cristo é o messias que todos estavam esperando e que é através d’Ele que temos toda a revelação, toda a compreensão dos mistérios, por isso devemos sempre louvá-Lo.
 
O Evangelho de Lucas (Lc 1,26-38) nos traz o momento da anunciação do anjo Gabriel a Maria. Historiadores nos indicam que Maria tinha cerca de 15 anos nesse momento e, como muitas meninas da época, estudava religião nas sinagogas e também esperava pela vinda do Messias. Vê-se que não era uma menina ingênua, porque ela medita sobre o significado da saudação do anjo e o questiona sobre como acontecerá a gravidez, já que ela ainda é virgem.
 
O contrato matrimonial neste período se dava em duas etapas, num primeiro momento já havia um acordo entre as famílias, o casal ainda não morava junto, mas não seria um escândalo social se a moça aparecesse grávida. Era nesta situação que se encontravam Maria e José.
 
Vamos imitar Maria e refletir sobre a saudação do anjo. “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”. Estamos a poucas horas da chegada de Jesus, momento de nos alegrarmos, porque a presença de Deus é motivo de alegria em nossas vidas, onde está Jesus há alegria! Alegra-te, o Senhor está contigo! 
 
E o que significa Maria ser cheia de graça? Se pensarmos num copo transbordando de água, não há nenhum espaço para o ar. Se Maria está cheia de graça – e graça é o oposto de pecado -, significa que não há nenhum espaço para pecado na vida de Maria. E isto acontece porque Deus a preparou para ser a mãe do nosso Salvador.
 
Mas precisamos ainda refletir sobre mais um ponto deste diálogo de Maria com o anjo, a resposta. Maria, como todos nós, é dotada de livre arbítrio e poderia recusar a missão que o anjo lhe traz, mas não o faz. Ela para, reflete e diz  “Faça-se em mim segundo a Tua palavra”, este é o sim mais importante da história, o sim que permite que Deus se encarne no meio de nós e nos traga a salvação. Por isso te convido a imitar Maria neste Natal e dar o seu sim para que Jesus nasça em seu coração.
 
Ana Carolina Paiva Angelo
São Paulo – Brasil

Leia Mais

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR 12 de maio de 2024

A solenidade que celebramos hoje nos revela que Jesus concluiu sua missão e foi

Sexto Domingo da Páscoa 05 de maio de 2024

“Que vos ameis uns aos outros, como EU vos amei” As três leituras deste

QUARTO DOMINGO DE PASCOA 21 DE ABRIL DE 2024

Ouvir Jesus, o Bom Pastor, e deixarmos conduzir por Ele. No tempo pascal recordamos

3º DOMINGO DA PÁSCOA 14 de abril 2024

“DEUS O RESSUSCITOU E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS” Celebramos o tempo da Páscoa, a maior

SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR

Crer no Ressuscitado e viver a misericórdia no seio da comunidade O Segundo Domingo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *