3º DOMINGO DO ADVENTO 17 de Dezembro de 2023

ALEGRAI-VOS, ELE ESTÁ BEM PERTO!

Temos motivos suficientes para celebrar no tempo do Advento o domingo da alegria, mesmo diante de um mundo ferido pelas guerras e a devastação da natureza, ainda. A alegria vem esperançar a vida de mulheres e homens do nosso tempo. A liturgia do terceiro domingo do Advento propõe um clima festivo, a cor rosa da veste litúrgica e a toalha do altar dão um tom alegre à celebração. A comunidade contempla a presença de Deus que se encarna com rosto humano, acredita no Messias que se faz presente na história. 

As leituras bíblicas de hoje revelam conteúdo que confirma o movimento alegre da celebração. Tempo da graça de Deus, da cura das feridas e a libertação da prisão. Santa Maria Eugênia de Jesus, falava que “O mundo é um lugar de glória para Deus”. Quer dizer, há espaço para cultivar o espírito alegre. Razão pela qual a liturgia de hoje está voltada sobre o tema da alegria. Não é uma alegria qualquer, mas, uma convicção alimentada pela fé. É Deus na pessoa de uma criança assumindo o jeito simples de ser, luz que afasta as trevas.

Na primeira leitura Is 61,1-2a.10-11, o profeta Isaias confirma a presença do Espírito de Deus dando forma e vida aos mais fracos e simples. A Boa Notícia chega de antemão a eles. Olhar nos olhos de quem está na sarjeta, compromete, o sentimento de compaixão e envolve a pessoa na missão liberadora que salva vidas ameaçadas pelas práticas injustas do mundo perverso que aceita um sistema excludente. Mesmo sabendo de tudo isto, é necessário cultivar com todo zelo o esperançar. Só assim, acontece a regeneração do universo: vestir-se das belezas de Deus, vivendo remido como obra Divina. 

Isaias, neste texto, substitui a cultura da morte pela credibilidade na vida, em Deus que jamais abandona sua imagem e semelhança desde o início da criação. O profeta Isaias retoma a história do povo judeu que voltava do exilio babilônio para a Terra da Promessa. Eles precisavam de levantar o ânimo e reorganizar o povo. É um tempo cheio de novidades para quem chega de um momento de sofrimentos. A Boa Nova é bem-vinda. A alegria deve ter tomado conta de quem chega de uma realidade dura. A situação muda totalmente. Fato semelhante está acontecendo nos dias de hoje, com o povo da Palestina quando consegue sair para outra região em busca da paz e segurança.

No salmo de meditação deparamos com um grito que veem do coração de quem busca Deus com confiança. O poeta compositor do Salmo, não teme em afirmar seus sentimentos que brotam do seu ser e canta a alegria que vem e reconhece a grandeza de Deus.

A segunda leitura, 1Ts 5,16-24, é um alerta em relação a orientação das Sagradas Escrituras: “Não despreze as profecias”. Tenham discernimentos, separe as coisas. O que é bom, partilhe para que a mensagem de Deus seja espalhada; assim o que for ruim será afastado para dar espaço às boas ações. Pois “Aquele que vos chamou é fiel, e realizará isso”.

O Evangelho, Jo 1,6-8.19-28, apresenta um episódio muito interessante sobre João Batista e o Messias esperado das nações. O Batista, voz que grita no deserto prepara a comunidade para receber a luz do mundo. É certo que a luz, não é o profeta. O profeta dá testemunha da verdade sobre a luz que veio a este mundo envolto nas trevas. A comunidade recebe do enviado por Deus o anuncio da Boa Nova da salvação. A missão do Batista é ajudar o povo sair das trevas para a luz. Jesus é a luz que veio afastar as trevas do coração dos grupos que aguardam a chegada do enviado por Deus. Isto implica estar a favor da vida em todas as dimensões humanas. O Evangelho de João, relata o testemunho do Batista como sendo o primeiro a dar certeza de que Jesus é o enviado do Pai para o mundo que andava nas trevas. Assim se pode afirmar que o batismo de água é a quebra com a instituição do judaísmo que tinha o centro do poder no templo de Jerusalém. Jesus vem trazer um novo tempo.

O Batista é testemunha ocular e revela sua identidade como enviado, sabendo que a luz não ele. Ele também espera pela libertação, é discípulo em busca da luz verdadeira que vem a este mundo. Aprofundado a reflexão sobre o texto do Profeta Isaias, o Deus que sustenta a fé da comunidade não compactua com a prática das injustiças, do racismo, da exclusão, da violência, da guerra, exploração, terrorismo, imperialismo, poder dominador, prepotência, dominação. É o outro lada da moeda. É o Deus dos pobres, dos injustiçados, dos pequenos humilhados e abandonados. A atuação de Deus passa pelo testemunho dos simples e sensíveis aos problemas do mundo moderno. Que espaço damos em nosso dia a dia para anunciar o Reino de Deus? Que sentido dou a vida? Meu “olhar está em Jesus Cristo e na extensão de seu Reino”, Como dizia Santa Maria Eugênia de Jesus? Como batizados e membros de uma comunidade, como me coloco a serviço da Palavra de Deus no mundo de hoje? Peçamos ao Senhor a graça de sermos prestadoras e prestadores de serviços, sem levar em conta posição relevante. A exemplo do Batista, haja vontade firme de fazer o bem sem esperar recompensa e elogio. Emprestemos nossa voz para estar a serviço da Palavra, da luz que ilumina as trevas deste mundo.

Irmã Maria Teixeira Filho RA      

Brasília 

Leia Mais

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR 12 de maio de 2024

A solenidade que celebramos hoje nos revela que Jesus concluiu sua missão e foi

Sexto Domingo da Páscoa 05 de maio de 2024

“Que vos ameis uns aos outros, como EU vos amei” As três leituras deste

QUARTO DOMINGO DE PASCOA 21 DE ABRIL DE 2024

Ouvir Jesus, o Bom Pastor, e deixarmos conduzir por Ele. No tempo pascal recordamos

3º DOMINGO DA PÁSCOA 14 de abril 2024

“DEUS O RESSUSCITOU E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS” Celebramos o tempo da Páscoa, a maior

SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR

Crer no Ressuscitado e viver a misericórdia no seio da comunidade O Segundo Domingo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *