32º DOMINGO DO TEMPO COMUM
12 de novembro de 2023

ARTE DO BEM VIVER

A liturgia deste 32° Domingo do Tempo Comum nos prepara para a conclusão do ano litúrgico. As leituras nos convidam a uma atitude de sentinela: “vigiai”, estejam preparados com espírito voltado para a arte do bem viver. 

Perpassando as leituras vem o tema da segunda vinda do Senhor. É bom estar atentos à manifestação de Deus na história da humanidade do cosmo. Já na Primeira Leitura apresenta a sabedoria divina como dom gratuito de Deus para conosco. O Evangelho lembra a segunda vinda do Senhor.

A primeira leitura tirada do Livro da Sabedoria (Sab 6,12-16), apresenta o tema da sabedoria, que não é privilégio de alguns, como pensavam os gregos e os romanos. É a súplica dos justos e o projeto para o mundo segundo a justiça, indicando o caminho que Deus quer para o povo: a pratica da justiça. “A Sabedoria é um espírito amigo dos seres humanos e não deixa impune quem blasfema com os lábios” (Sb 1,6); “A vida dos justos está nas mãos de Deus e nenhum tormento irá atingi-la” (Sb 3,1); “A Sabedoria se mostra facilmente a quem lhe tem amor e se deixa encontrar por aquele que a procura”. Quem é sábio pratica a justiça que vem de Deus, graças e dom para a humanidade.

Nesse tempo de discordância de uma sociedade marcada pela defesa do capital, que domina a grande mídia e está presente nas escolas, nas ações governamentais e até mesmo nas igrejas, o tema sobre a sabedoria chega como luz orientadora nas decisões em favor da arte do bem viver. Entendendo o segredo da sabedoria, o povo se livra da idolatria e do risco da perda da identidade de “povo escolhido” chamado a caminhar sob a orientação da Lei de Deus. 

É necessário entender bem o Livro da Sabedoria, pois, “a vivência da Sabedoria nos conduz a Deus”. A sabedoria no entendimento bíblico consiste em escolher práticas ético-moral por causa da longa experiência como povo consagrado a Deus. É a atualização dos mandamentos de Deus para os dias de hoje. É o Livro da Justiça e Teologia Política; na defesa entre justos e injustos ele toma posição do justo que é imortal. 

No Salmo de resposta à Palavra (Sl 62/63), o poeta expressa o sentimento que brota do coração, confirmando a certeza de, já na aurora, está com sede de Deus e se compara a uma terra seca, sem água. Por isso, a contemplação, a gratidão e o louvor são atitudes necessárias para manter o corpo, a mente e todo o ser em comunhão com Deus e em estado de vigilância nas noites escuras da vida. 

Na Segunda Leitura aos Tessalonicenses (1Ts 4,13-18), a comunidade acolhe de coração o anuncio da Boa Notícia. O autor chama a atenção da assembleia a respeito da morte, e alerta com firmeza, sobre a esperança e a ressurreição. Os cristãos sentiam necessidades de serem acompanhados em sua formação espiritual, e alguns tiveram dúvidas sobre a segunda vinda do Senhor Jesus.

Mateus em seu texto de hoje (Mt 25,1-13), narra a parábola das dez noivas, esperando o dia do casamento. O episódio é comparado com o Reino dos céus. Vejamos o contexto cultural desta parábola. Qual a razão pela qual as noivas precisam esperar o noivo com um pouco de óleo na lamparina? Quem é o noivo (de ontem e de hoje)? Quem são essas noivas prudentes e imprudentes? 

Se tomarmos a história de Santa Maria Eugênia de Jesus, como fundamento, podemos afirmar que ela soube esperar o momento certo para as grandes decisões de sua vida, com o óleo da fé e a lamparina do Evangelho. Com ela, outras também carregavam suas lâmpadas. O grupo em sintonia com o projeto educativo, ia se fortalecendo para levar em frente a Missão que Deus as confiava. A vigília, a fé e a entrega, fez crescer o grupo até os dias de hoje. 

Voltemos ao evangelho. Os personagens que aparecem, no contexto da parábola, têm como pano de fundo, o casamento da época. Era realizado em três etapas: namoro, noivado e núpcias conforme a cultura vigente. Sempre dentro de um determinado tempo e uma negociação entre as famílias dos noivos. A mulher era considerada propriedade do marido. O evangelho usa esse contexto e a imagem do matrimônio para falar de um noivo que pode chegar a qualquer hora, do dia ou da noite, assim como a chegada do Reino dos céus. Para o povo de Israel, era imagem do noivo que viria salvar e selar, definitivamente, a aliança com Deus. Isto era parte do imaginário religioso da época. 

No texto aparece o simbolismo das dez noivas; o número dez significa completo e se pode abraçar com as mãos. Entre as dez, cinco puderam entrar e as outras ficaram de fora, por falta de óleo. O número cinco lembra a Carta Magna do povo de Israel, o Pentateuco, que se compreende os Livros do Genesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. O óleo simboliza a consagração, óleo que ilumina as noites de vigília. O ser prudente ou imprudente faz parte da imagem sapiencial do justo e do injusto de Provérbios e Eclesiástico. 

Após o contexto e o texto, escutemos a fala de Mateus. Diante do mundo atual, não se pode negar que as coisas estão bem difíceis, isto exige de nós vigilância e prudência constante. Quem tem poderes estão defendendo seus interesses. As guerras, a violência, o ódio que imperam. Crianças ceifadas, gritos de dores, corpos feridos e massacrados pelas injustiças. Somos um povo a caminho? Semeamos esperança? Profetizamos? Ser profeta e esperançar é preciso. Calar diante das injustiças é pecado contra a vida de Deus em nós. Precisamos vigiar e se deixar impregnar por Deus, trabalhando na transformação da sociedade “através do Evangelho” como diz Santa Maria Eugênia. Tendo em mente esta convicção: “O mundo é um lugar de glória para Deus”. Lutemos pelo presente pois o futuro já está no hoje. Vigiemos implorando a misericórdia de Deus para nós e para o mundo em constante mudanças.

Irmã Maria Teixeira Filho 

Leia Mais

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR 12 de maio de 2024

A solenidade que celebramos hoje nos revela que Jesus concluiu sua missão e foi

Sexto Domingo da Páscoa 05 de maio de 2024

“Que vos ameis uns aos outros, como EU vos amei” As três leituras deste

QUARTO DOMINGO DE PASCOA 21 DE ABRIL DE 2024

Ouvir Jesus, o Bom Pastor, e deixarmos conduzir por Ele. No tempo pascal recordamos

3º DOMINGO DA PÁSCOA 14 de abril 2024

“DEUS O RESSUSCITOU E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS” Celebramos o tempo da Páscoa, a maior

SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR

Crer no Ressuscitado e viver a misericórdia no seio da comunidade O Segundo Domingo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *