QUINTO DOMINGO DA QUARESMA
26 de Março de 2023

“NO SENHOR PONHO A MINHA ESPERANÇA, ESPERO EM SUA PALAVRA”

O tema deste Quinto domingo da Quaresma é a esperança. A certeza de que superaremos nosso maior limite que é a morte; faz parte do desígnio de Deus que tenhamos vida plena e eterna após o fim de nossa vida biológica.

Já na primeira leitura o profeta Ezequiel relata que o Senhor abrirá as sepulturas do seu povo e o conduzirá às terras de Israel. Este é o Deus libertador que sempre promove a vida.

O Salmo 129(130) é notadamente um Salmo de Esperança: “No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra.”

Na segunda leitura São Paulo se dirige aos romanos exortando a comunidade a se guiar não pela carne, mas sim, pelo Espírito, que seguramente os alimentará e lhes trará esperança.

O Evangelho de João convida-nos a aderir à proposta de Jesus o que nos põe a caminho da vida plena e definitiva. Mesmo passando pela morte física, viveremos para sempre em Deus.

O autor da primeira leitura (Ez 37,12-14) é Ezequiel, chamado “o profeta da esperança”. Viveu no ano VI AC e exerceu sua atividade profética entre judeus exilados na Babilônia. Entre eles reinava a desesperança e a insegurança uma vez que estavam em terra desconhecida, longe de seus templos e cultos. Sentiam-se totalmente abandonados por Deus. Em suma, estavam imersos numa situação de morte, o que é evidenciado pelo texto através da expressão “estar no túmulo”. O profeta Ezequiel anuncia a ação de Deus que os levará de volta à Israel, resgatando uma vida de paz e plenitude a este povo. Isto se dará através do Espírito de Deus que será derramado sobre eles. Não se trata apenas de uma força vital mas de uma força divina que é capaz de transformar substancialmente o ser humano tornando-o sensível e apto a crer na ação de Deus em sua vida.

A riqueza desse texto consiste na fidelidade de Deus ao seu povo, jamais deixando-o entregue à própria sorte. Mesmo nas situações mais difíceis com que o povo se depara, Deus age transformando o desespero em esperança. Ele promove a vida ampliando o horizonte humano.

O Salmo 129 encerra mensagens de esperança: “No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra. Minha alma aguarda o Senhor mais que as sentinelas a aurora”.

Na segunda leitura (Rm 8,8-11), São Paulo reafirma a diferença entre “viver segundo a carne” e “viver segundo o Espírito”. No primeiro caso significa estarmos vinculados ao nosso egocentrismo e autossuficiência e preocupados apenas com questões de ordem material; já no segundo, nos guiamos pelo Espírito de Deus tendo como base valores como caridade, paz, justiça e amor ao próximo. Desta forma podemos superar o egoísmo e o pecado que são próprios da condição humana.

Para nós, cristãos, sermos guiados pelo Espírito de Deus significa que aderimos a Jesus Cristo, tendo-o como guia de nossas vidas. Jesus trilhou o caminho que o Pai indicou, superou o pecado e as limitações humanas; sua trajetória culminou na Ressurreição e na glorificação junto ao Pai. Assim sendo, nossa grande esperança de vida plena e eterna só se dará se nos abrirmos ao Espírito de Deus e deixarmos que Ele efetivamente viva dentro de nós. Vivamos nossa vida, assim, com esperança! Quem é tomado pelo medo e pelo desespero é quem se deixa levar pela carne; os que vivem segundo o Espírito, no entanto, são inundados pela esperança que vem do Senhor.

O Evangelho de hoje (João 11,1-45), nos traz o relato da morte e ressurreição de Lázaro. Este homem adoeceu e suas irmãs, Marta e Maria, mandaram avisar Jesus a respeito da situação de Lázaro, solicitando sua vinda até Betânia, local onde habitavam. Antes de Jesus chegar, o que levou dois dias, Lázaro faleceu e foi sepultado, o que causou grande sofrimento a suas irmãs. Ao chegar em Betânia,Jesus vai até o local onde Lázaro tinha sido enterrado, pede que retirem a pedra que estava sobre o sepulcro e ordena que Lázaro se levante e saia da sepultura. Isso causou grande admiração na comunidade presente.

Aspecto importante a ser observado neste relato é o fato de João enfatizar a grande amizade existente entre os três irmãos e a relação de amor e proximidade entre eles e Jesus. Configura-se, assim, uma verdadeira comunidade de discípulos de Jesus, onde reina a preocupação e o cuidado uns com os outros; além disso, destaca-se a fé e a confiança que Marta e Maria depositavam em Jesus, pois logo o avisam sobre o estado de saúde de Lázaro. Elas sabiam que Jesus poderia salvá-lo de alguma maneira e aplacar o sofrimento de toda a comunidade.

O texto de João nos mostra que Jesus não elimina a morte física: ela faz parte da vida e temos que passar por isso. Mas ao ressuscitar Lázaro, Jesus revela seu poder de dar um novo sentido à morte física, caracterizando-a como sendo a passagem para a vida eterna. A morte física não constitui uma aniquilação do ser, mas sim o caminho para a vida definitiva, uma nova forma de ser e existir. Vale salientar que só faremos tal passagem se estreitarmos nossa relação com Jesus durante nossa caminhada neste mundo, como nos mostra o exemplo de Marta e Maria.

João nos coloca a seguinte reflexão: diante do sofrimento e de nossa condição humana limitada, Jesus tem uma palavra consoladora e uma proposta de esperança. “Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. Crês nisso?”

Como tem sido nossa resposta a esta indagação?Contamos com a ajuda de Deus durante nossa caminhada assim como Marta e Maria diante da morte de Lázaro? Conseguimos enxergar bênçãos e aprendizado nos momentos difíceis de nossas vidas?

O sofrimento, a dor e as perdas podem nos despertar para a dimensão profunda da realidade e de nós mesmos. Mas precisamos passar por um processo de transformação para que o sofrimento e a dor nos abram ao Mistério e não nos afundem no desespero. Aqui reside nossa esperança: Jesus vai nos ajudar a passar por este processo, assim como fez com Marta e Maria.

E citando Santa Maria Eugênia: “A grande virtude que noto nos santos, é a esperança, uma das virtudes que mais falta em nossa época. Se houvesse mais esperança, haveria mais santos. Falo dessa esperança que apoiada no conhecimento que temos de Deus e de nós mesmos, faz com que contemos muito e muito com Deus”.


Sandra Yazaki
Assunção Juntos – São Paulo

Leia Mais

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR 12 de maio de 2024

A solenidade que celebramos hoje nos revela que Jesus concluiu sua missão e foi

Sexto Domingo da Páscoa 05 de maio de 2024

“Que vos ameis uns aos outros, como EU vos amei” As três leituras deste

QUARTO DOMINGO DE PASCOA 21 DE ABRIL DE 2024

Ouvir Jesus, o Bom Pastor, e deixarmos conduzir por Ele. No tempo pascal recordamos

3º DOMINGO DA PÁSCOA 14 de abril 2024

“DEUS O RESSUSCITOU E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS” Celebramos o tempo da Páscoa, a maior

SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR

Crer no Ressuscitado e viver a misericórdia no seio da comunidade O Segundo Domingo

2 respostas

  1. Muito bom. Esclarecedor.

    “E citando Santa Maria Eugênia: “A grande virtude que noto nos santos, é a esperança, uma das virtudes que mais falta em nossa época. Se houvesse mais esperança, haveria mais santos. Falo dessa esperança que apoiada no conhecimento que temos de Deus e de nós mesmos, faz com que contemos muito e muito com Deus”.” 🙏🏻

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *