NOSSA FESTA 30 DE ABRIL DE 2021

30 DE ABRIL DE 2021

Todas nós, Irmãs da Assunção, conhecemos a história da fundação de nossa Congregação. Todas nos encantamos quando lemos pela primeira vez o relato da fundação no livro das nossas Origens. Neste texto vamos falar da mesma data, isto é, do dia 30 de abril – só que do ano 2021, ou seja, no nosso hoje – vendo por que este dia é a nossa grande festa. Ele marca o nosso aniversário.

De 1839 a 2021, são cento e oitenta e dois anos… Durante estes cento e oitenta e dois anos, uma bonita história foi se construindo, escrita por muitas Irmãs, de várias nacionalidades. Sim, de várias nacionalidades, porque a Congregação foi crescendo, se desenvolvendo, tornando-se presente em muitos países, em vários continentes. À medida em que as irmãs se estabeleciam, formavam uma comunidade num determinado país, começavam a criar laços com o povo daquele país.Jovens que tinham um profundo desejo de consagrar suas vidas a Deus e ao trabalho pelo seu Reino se aproximavam delas e se decidiam a entrar naquela congregação que tinha chegado à sua realidade.

Assim, a Assunção foi se tornando uma Congregação cada vez mais internacional. Digo “cada vez mais” porque desde o seu começo, a Congregação das Religiosas da Assunção foi internacional. Nem todas as primeiras Irmãs eram francesas. Entre estas primeiras, já havia uma irlandesa.

Hoje, a Congregação está presente em 32 países na Europa (onde nasceu), nas três Américas (América do Norte, América Central e América do Sul), na África e na Ásia. E hoje é dia de festa para todas nós. Em várias partes do mundo estamos celebrando o nosso aniversário…

Por que será que nossa Congregação se espalhou tanto por este mundo afora? Acredito que tenha sido por que Santa Maria Eugênia, nossa fundadora, soube ter um olhar voltado para o futuro… Como tantos e tantas outras pessoas que receberam de Deus a missão de formar uma nova Congregação, ela soube escutar o Evangelho e também soube escutar a realidade. E o Espírito Santo a guiou para que soubesse como responder às necessidades desta realidade por meio do Evangelho. Parece fácil dizer isto, mas, da fato, isto é fruto de uma sabedoria que vem de Deus.

A realidade é diferente em cada um dos países onde a Congregação das Irmãs da Assunção se encontra. E em cada um deles, ela é também bastante diferente daquela vivida por Santa Maria Eugênia no seu país, a França, e no seu tempo, o século XIX.

Mas o que Santa Maria Eugênia soube fazer, guiada pela luz de Deus, foi encontrar os problemas fundamentais da humanidade, que se manifestam de maneiras diferentes de acordo com o tempo e as culturas, e encontrar uma resposta para eles. Penso que as questões fundamentais, aquilo que todas as pessoas buscam em seus corações, às vezes mais, às vezes menos, podem se resumir em duas:

  • Quem sou eu? De onde vim e para onde vou? Qual é o sentido de minha vida?
  • Como posso ser feliz?

Santa Maria Eugênia tinha sonhos para sua própria vida e para a Congregação que ela fundou. E estes sonhos eram sempre grandes… .De fato, Santa Maria Eugênia tinha uma meta grande para sua própria vida e para todas as Irmãs da Assunção. Ela queria transformar o mundo…

Ela sabia bem que ninguém pode fazer isto sozinho, nem se trata de uma coisa que acontece de hoje para amanhã. É um trabalho de muitas pessoas, e de muitas e muitas gerações. Mas vendo este nosso mundo tão cheio de injustiças, de guerras, de violência, ela acreditava que tudo podia ser diferente e sonhava com esta transformação, para que o mundo se tornasse um mundo em que as pessoas se sentissem filhos e filhas de Deus, irmãos entre si. Em resumo, ela via o mundo, segundo suas próprias palavras, como “um lugar de glória para Deus”.

Crendo que Jesus é o Filho de Deus que se fez homem, enviado pelo Pai para a nossa salvação e para nos falar do Reino, ela sonhava em trabalhar para a vinda deste Reino, o Reino de Deus entre nós. E para isto ela viu dois caminhos, muito próximos um do outro: a evangelização e a educação.

Através dos tempos, desde a fundação de nossa congregação, estas duas dimensões têm marcado a missão das Religiosas da Assunção. Missão que se realiza em situações diversas, de acordo com a realidade em que as Irmãs se encontram e com a cultura do povo ao qual servem.

A visão de Santa Maria Eugênia sobre a transformação social se baseava na convicção de que era preciso que as pessoas chegassem a fazer transbordar de si mesmas o melhor que tinham (este é o papel da educação) e que fossem pessoas de uma fé comprometida (é o que visa a evangelização). É um trabalho longo, que atravessa gerações, mas é o que as Irmãs da Assunção, espalhadas pelo mundo afora, tentam fazer. E é o que hoje celebramos neste 30 de abril de 2021.

Por isso estamos em Festa! Em todas as nossas comunidades, espalhadas pelo mundo afora, hoje é dia de festa e de alegria. É por esta razão que queremos convidar todos e todas – as Irmãs da Assunção, os diversos grupos de Assunção Juntos, os AJJ, nossos amigos e colaboradores todas as pessoas que, de um modo ou outro, se sentem próximos da Assunção – convidar todos, dizíamos, para festejar conosco este nosso aniversário.

As normas de distanciamento social que devemos observar devido à pandemia nos impedem de nos encontrarmos, mas não nos impedem de pensar uns nos outros, umas nas outras, e de rezar para que este dinamismo de horizontes amplos que marcou Santa Maria Eugênia possa nos marcar também. Que ela interceda por todos nós, para que seu dinamismo de trabalho pelo Reino continue vivo em nossos compromissos e em nossas vidas. Somos todos herdeiros e herdeiras do carisma da Assunção, que ela nos deixou.

Feliz festa, feliz aniversário para todos e todas!

Viva a Assunção!

IRMÃ REGINA MARIA CAVALCANTI
ITAPURANGA – GO  BRASIL

Leia Mais

10 DE MARÇO – SAN MIGUEL

NUESTRA CELEBRACION DE SANTA MARIA EUGENIA, 10 DE MARZO, COMUNIDAD DE SAN MIGUEL. Antes

10 DE MARÇO – SÃO PAULO

As irmãs da comunidade de São Paulo, em preparação a festa de sua fundadora

Deus, vem em nosso auxílio…

Como no ofício Divino desde aquele dia, 09 de novembro de 1839, celebramos hoje

FELIZ NATAL E UM ANO NOVO REPLETO DE PAZ!

O Menino de Belém é a mão que Deus estende a cada pessoa. Que

CONSELHO GERAL DA CONGREGAÇÃO VISITA NOSSA PROVÍNCIA

Boas vindas! Welcome! Bienvenidas! A visita à Província Atlântico Sul começou pela Comunidade de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *