10 DE MARÇO – SÃO PAULO

As irmãs da comunidade de São Paulo, em preparação a festa de sua fundadora Santa Maria Eugênia de Jesus, fizeram um tríduo junto com a oração de vésperas e participaram das atividades do Colégio em torno da festa da Santa. No dia 10 de Março, as irmãs celebraram a memória de Santa Maria Eugênia com Oficio festivo que estava bem preparado. Tivemos almoço festivo e torta da Assunção de sobremesa.

Pela noite participamos com a Comunidade Paroquial a missa na qual muitos amigos e irmãs puderam acompanhar, mesmo estando longe. Foi uma celebração simples e bela, conduzida por Padre Juarez de Castro que fez uma excelente homilia.

A celebração deste ano foi um pouco particular, pois muitos de nossos amigos e Assunção Juntos só puderam acompanhar de casa por conta da pandemia. Mesmo assim foi um momento importante para a Família Assunção fazendo memória desta grande mulher que viveu seu chamado em plenitude e, é hoje um sinal para muitos de que é possível ser santa vivendo tudo aquilo que Deus sonhou para cada pessoa.

VIVA SANTA MARIA EUGÊNIA! – MARIA APARECIDA YAMASHITA CARNEIRO- PROFESSORA DO PRIMEIRO ANO – FUNDAMENTAL 1

No dia 10 de março de 2021, às 7h37, toca meu celular, quando atendo as primeiras palavras que escuto:

– Bom dia, Cidinha! Viva Santa Maria Eugênia!

Meu dia já começava abençoado, do outro lado da linha era nossa querida Irmã Judite, toda feliz, celebrando o dia de S.M.E.

Em seguida, uma surpresa, recebo o convite mais do que ESPECIAL, representar uma passagem da vida de S.M.E na missa das 18h30, na Paróquia Assunção de Nossa Senhora – Arquidiocese de São Paulo. Aceito na hora, neste dia até às 18h30, meus pensamentos só estavam em S.M.E, por alguns instantes me pergunto:

– Será que sou merecedora? Representar uma pessoa tão ESPECIAL, SÁBIA E MILAGROSA.

No período da tarde, já estava no Colégio Assunção levei meus alunos até a Capela do colégio, contei um pouco de sua história e em seguida comentei que eles poderiam conversar com a Nossa Santinha que ela estava nos escutando, outro momento maravilhoso, quando olho para os bancos, todos com os olhos fechados e com a cabecinha baixa, rezando, depois de alguns minutos, uma aluna levanta sua cabeça e diz:

– Cidinha estou toda arrepiada e com vontade de chorar e neste momento enxugamos nossas lágrimas, momento especial.

Chegou a grande hora! Irmã Judite, dá um sinal e vamos até o altar, fico ao lado da Irmã Judite e de S.M.E, Irmã Judite inicia a fala relatando um pouco da vida de S.M.E para a comunidade da Igreja e em seguida eu e Paloma iniciamos nosso diálogo, neste momento uma explosão de sentimentos: alegria, nervosismo, felicidade e ao mesmo tempo uma PAZ interior, sentia a presença de S.M.E é uma sensação única e inexplicável, Santa Maria Eugênia faz parte da minha vida e representá-la é uma honra.

Muito obrigada, Irmã Judite pelo convite.

Creio que cada um de nós tem uma missão sobre a terra. Devemos procurar saber em que Deus pode se servir de nós para fazer conhecer e viver seu Evangelho.” Santa Maria Eugênia

FESTA DE SANTA MARIA EUGÊNIA DE JESUS 2021 – PROFESSOR RICARDO SEBOLD

No último dia 10 de março, tivemos a alegria de poder celebrar em nosso colégio, mais uma festa dedicada a Santa Maria Eugênia de Jesus.

Foi uma festa diferente de todas as outras!

Desta vez, não pudemos preparar todos os passos com nossos alunos, não conseguimos vê-los envolvidos com as atividades referentes a vida de nossa fundadora.

A pandemia não nos permitiu “estarmos juntos” como fazemos todos os anos quando celebramos sua festa.

Este ano, quando entrei na Igreja para celebrar a festa de Santa Maria Eugenia, meu coração entristecido pelo momento impar que nos assola, logo pode se comunicar com outros corações que ali se reuniram para festejar, pois, como nos ensina nossa fundadora: “Em todas as circunstancias da vida podemos reconhecer o amor de Deus.

Sim, celebrar o dia de Santa Maria Eugenia é ter a certeza deste amor, é sentir-se envolvido pela graça que nos alcança, consola e nos chama a viver a esperança em todos os momentos, até mesmo neste em que a esperança parece que se esvai diante de nossos olhos.

Como nos ensina nossa querida irmã Rekha: “Santa Maria Eugenia nos convida a experimentar a dinamicidade da experiência divina, nos ensina a confiar no Espírito, nos mostra como mesmo sendo imperfeitos, dentro de cada um é possível encontrar a semente da santidade que temos como seres criados a imagem e semelhança de Deus”.

Posso concluir dizendo que celebrar o 10 de março neste ano de 2021 foi um momento de renovação, de esperança onde seguindo os passos de Santa Maria Eugenia sou chamado a olhar o mundo com os olhos de Deus, para assim aprender Dele o que é o amor.

VIVA SANTA MARIA EUGÊNIA! – DANIELA PUTINI

Sou Daniela Putini, professora de música e organizadora de eventos do Colégio Assunção São Paulo.

Na semana de 10 de março, vivemos momentos lindos!

Nossos alunos ouviram canções que falavam sobre Santa Maria Eugênia, e refletiram sobre frases e pensamentos que ela nos deixou.

Após reflexões e cantos, puderam expressar as frases e pensamentos em forma de ARTE.

Durante toda a semana, professores de música, religião, artes e polivalentes realizaram uma proposta integrada, o que tornou tudo muito mais significativo.

Com certeza, momentos ricos e festivos que ficarão marcados para sempre em nossas vidas!

Sou grata por fazer parte !

Confiram alguns trabalhos dos nossos artistas. E também as canções trabalhadas.

OS ALUNOS DO COLÉGIO ASSUNÇÃO ILUSTRARAM FRASES DE SANTA MARIA EUGÊNIA, VEJA OS TRABALHOS:

Leia Mais

A FESTA DA VIDA

Os olhinhos da criança brilhavam de surpresa e de alegria… A mãozinha estava tapando

DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ?

Festa de Santa Maria Eugênia de Jesus A discussão corria forte e solta naquela

NOVO DIA, NOVO ANO, VIDA NOVA…

Todas as manhãs, acordamos para um novo dia… O sol se levanta, afastando a

O QUE É GLÓRIA?

Era um dia de domingo ensolarado. A Missa tinha terminado, e o povo saía

ONDE ESTÁS?…

Neste mês que passou, vivemos um turbilhão de emoções… Espanto, horror, compaixão, incredulidade, angústia,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *