FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

O Ícone da Santíssima Trindade misericordiosa vai ajudar-nos a rezar e aprofundar a grandeza desse MISTÉRIO de AMOR. Um Deus que é Pai-Mãe, com o Espírito Santo e o Filho Jesus, o Cristo de Deus na missão de resgatar o SER HUMANO, criado à imagem e semelhança do Criador.

Na primeira leitura, (Dt 4,31-34; 39,40) os MANDAMENTOS e as Leis não são normas, regras, obrigação, “tem que seguir”; são, isso sim, propostas de amor e misericórdia, convite à felicidade.

O livro do Deuteronômio nos propõe olhar, contemplar, meditar sobre nossa origem, buscando perceber a ação de Deus Criador de tudo. Nosso Deus é um Deus minucioso, cuidadoso, carinhoso e terno no que faz. O livro nos faz perceber que o “povo de Deus” no contexto Deuteronomista é um povo em formação e por isto necessita de normas e leis que favoreçam a vida. É necessária uma organização clara, compreensível. E a misericórdia vai ajudar nesse cuidado.

A Carta aos Romanos (8, 14-17) nos recorda a nossa filiação DIVINA e nos lembra que somos filhas e filhos de Deus e precisamos viver como tal. Podemos desfrutar desse DOM recebido.

Na carta aos Romanos, no tempo de Paulo, vai recordar-nos que o povo vive com muitas dificuldades, não só no relacionamento, como também no cotidiano. O poder é muito forte. É necessário ter muita misericórdia e amor para perceber nossa filiação divina. Essa percepção nos ajuda a nos reconhecer que, se somos filhos, somos também herdeiros; não de uma herança material que pode ser roubada, mas uma herança que não há dinheiro que pague. Isto significa ser filha querida, ser filho querido de um Deus que é Pai com jeito de Mãe. Isto é ABÁ, PAPAI. É pura ternura. O ABÁ de Jesus nos ensine a “ser filha” a “ser filho” no Pai, no Filho e no Espírito Santo.

No Evangelho (Mt 28, 16-20) Jesus disse aos discípulos: “Se dirijam à Galileia”. É lá onde tudo começará de novo. Nós também começaremos tudo de novo em nossa terra, em nossos arredores.

Refletindo e rezando.

Toda a vida de Jesus tem a ver com a GALILEIA. Foi lá onde Maria recebeu a mensagem de que teria um filho, mas este filho que vai nascer dela, é o FILHO de Deus. Um Deus que é UNO, mas também é TRINO. Um Deus comunidade de Amor, misericórdia, compaixão e ternura. Um Deus que quer ver suas filhas e filhos vivendo na harmonia, na fraternidade, na partilha, na justiça e na ternura; um povo novo “onde nenhuma pessoa tenha que sofrer opressão de outra” (Santa Maria Eugenia). Este é o sonho de Deus para nós hoje, sonho do Deus Trindade.

Jesus ordena que o discipulado vá para a GALILEIA, lá onde começou sua missão, onde o discipulado recebeu sua formação; por isso é lá também onde receberão a MISSÃO: Ide pelo mundo afora, batizando e ensinando como viver a fraternidade, a justiça e o amor.

Creio que nosso mundo, hoje mais do que nunca, é carente de respeito, cuidado, misericórdia. Somos convidados a contemplar o Ícone da Santíssima Trindade (Escultura da Irmã Caritas Müller, que está numa casa de oração na Alemanha), percebendo a ação das PESSOAS no cuidado do ser humano. Uma ação realizada entre as Três PESSOAS; são funções diferentes no mesmo resgate: Resgatar o Ser Humano. Será que nos damos conta do importante que cada um de nós é para a Trindade Santa?

Como filhas e filhos, irmãos muito amados, que recebemos também nós a missão: Ide pelo mundo afora, fazei discípulos meus observando o mandamento do AMOR. Vocês não estão sozinhos. Eu estarei com vocês até o fim do mundo. Então vamos dizer ao mundo: O Deus Trindade está conosco. Não tenhamos medo.

IRMÃ GERALDA DO CARMO RA
ITAPURANGA – GOIÁS – BRASIL

Leia Mais

SOLENIDADE DE PENTECOSTES 19 de Maio de 2024

“COMO O PAI ME ENVIOU, ASSIM EU VOS ENVIO” Neste domingo, estamos celebrando a

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR 12 de maio de 2024

A solenidade que celebramos hoje nos revela que Jesus concluiu sua missão e foi

Sexto Domingo da Páscoa 05 de maio de 2024

“Que vos ameis uns aos outros, como EU vos amei” As três leituras deste

QUARTO DOMINGO DE PASCOA 21 DE ABRIL DE 2024

Ouvir Jesus, o Bom Pastor, e deixarmos conduzir por Ele. No tempo pascal recordamos

3º DOMINGO DA PÁSCOA 14 de abril 2024

“DEUS O RESSUSCITOU E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS” Celebramos o tempo da Páscoa, a maior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *