DEPOIMENTOS SOBRE SANTA MARIA EUGÊNIA

Os primeiros passos para introduzir um processo de Beatificação e Canonização são dados a nível diocesano. Foi assim com Santa Maria Eugênia. Temos em Brasília um volume bem grosso com o Processo Diocesano de Paris. Consiste sobretudo em depoimentos de pessoas que conheceram Madre Maria Eugênia e destacam alguns traços marcantes de sua vida.

DA VIDA DE ORAÇÃO

“Estive junto dela durante 12 anos em Auteuil. Eu a conheci pessoalmente e tinha veneração por ela. O que me chamava muito a atenção era sua maneira de rezar. Ficava perdida em Deus. Sempre nos recomendava que não atrapalhássemos quem estava rezando a Deus, na capela – a menos que fosse absolutamente necessário. Vê-la na capela era emocionante, dava para perceber que ela estava mergulhada em Deus”. (Irmã Maria Ercília, Religiosa da Assunção)

DO AMOR À IGREJA

“Uma de suas convicções era o amor pelo Papa, que ela queria fosse inculcado no coração das alunas da Assunção. Dizia com frequência: “Uma jovem que não ama o Papa e não obedece a suas ordens, não é digna da Assunção”. Esse amor pelo Papa tinha sido inculcado em minha família, tanto que por ocasião das terríveis críticas e histórias apresentadas pela Ação Francesa, sabíamos muito bem que não devíamos falar contra o Papa. Um amigo da família, durante um jantar, ousou começar uma discussão sobre isso, e minha filha, que também, como eu, foi aluna da Assunção, barrou a discussão dizendo: “Se o Sr. falar contra o Papa, mamãe vai sair da mesa!” (Sra. Ada de Poix de Lavaur, ex-aluna)

DA PASTORAL VOCACIONAL

“Lembro que desde meus 14 anos ouvi falar de Madre Maria Eugênia como a mais zelosa promotora de vocações para nossa Congregação, e também para outras. Nossas casas de formação eram em geral muito pobres, muitas vezes o pão que comíamos era fornecido pela Madre Maria Eugênia e por suas Irmãs. Ela também se empenhava em escolher rapazes que orientava para nós, e com certeza, entre nossos primeiros Padres, podemos dizer que os mais santos e os mais ativos foram encaminhados por ela. É um aspecto sobre o qual eu gastaria de insistir nessa Fundadora: o amor pelos sacerdotes e o empenho de ajudar na formação de apóstolos empenhados.” (Padre Callistus Boulesteix, Agostiniano da Assunção).

Ainda hoje, Santa Maria Eugênia continua nos inspirando seguir Jesus Cristo na Vida Religiosa e Missionária, convidando a uma vida de oração e a amar nossa Igreja e nosso tempo.

Leia Mais

A FESTA DA VIDA

Os olhinhos da criança brilhavam de surpresa e de alegria… A mãozinha estava tapando

DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ?

Festa de Santa Maria Eugênia de Jesus A discussão corria forte e solta naquela

CAPÍTULO DE 10 DE MARÇO DE 2024: “VIVER A GRAÇA ESPECIAL DE NOSSO TEMPO”

Muito queridas Irmãs e amigos, Desejo a todos uma feliz festa de Santa Maria

4º DOMINGO DA QUARESMA

Deus é fiel em seu Amor FESTA DE SANTA MARIA EUGÊNIA DE JESUS Celebramos

NOVO DIA, NOVO ANO, VIDA NOVA…

Todas as manhãs, acordamos para um novo dia… O sol se levanta, afastando a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *