CONSELHO GERAL VISITA A PROVÍNCIA ATLANTICO SUL

Foi com muita alegria que recebemos a visita do Conselho geral em nossa província do Atlântico Sul, formada por Brasil e Argentina. As irmãs Rekha, Isabelle e Sandra do 12 ao 30 de setembro visitaram nossas seis comunidades. O roteiro em cada realidade foi parecido, porém as experiências muito ricas e diversificadas. Partilhamos, então com vocês, um pouquinho do que foi a visita em cada comunidade e o encontro nos últimos dias com leigos e irmãs na Casa de Retiros Assunção de Brasília.

Passando por São Paulo seguiram para a Argentina para a visita às comunidades nas duas comunidades de La Rioja e San Miguel. Em La Rioja foi possível, visitar o entorno, sentirem a forte presença dos mártires na vida e na caminhada dos que aí estão. No encontro com a equipe do “Hogar de Cristo”, perceberam a fragilidade social dos que aí frequentam, mas também a importância de viver em uma igreja que transmite um Deus misericordioso. Ao final da visita a comunidade sentiu-se fortalecida e muito agradecida e guardando no coração o versículo bíblico deixado por Sandra e Isabelle: “Carregamos este tesouro em vasos de barro …” (2 Cor 4,7).

A comunidade de São Miguel sentiu proximidade, carinho, fraternidade e uma grande simplicidade. Também encontraram com o grupo de Assunção Juntos. O sentimento que predominou pós visita foi de uma profunda gratidão pela escuta que permitiu a todos de vivenciar o que é ser família Assunção.

 

Voltando para o Brasil, foram acolhidas pela comunidade de São Paulo, com alegria vivemos dias abençoados. Na oração comunitária de abertura expressaram os desejos e sentimentos para este tempo: alegria, escuta, discernimento, abertura, acolhimento e partilha. A visita transcorreu tranquila, com a possibilidade de encontros comunitários e pessoais. Um tempinho também foi reservado para encontrar um grupo de funcionários do nosso Colégio Assunção. Aconteceu também o encontro com as leigas e leigos, de diferentes grupos: Assunção Juntos, Alfabetização de adultos, Projeto Esperança, Brechó Esperança, Pastoral da escuta e Catequese de jovens e adultos. Foi um momento bem descontraído de partilha e troca de experiência. Ao final da visita, a comunidade recebeu da parte das duas visitadoras, orientações de como avançar e muitos pontos de ação de graças pela presença de Deus na vida e na história de cada uma. 

Saindo de São Paulo as irmãs Sandra e Isabelle foram a Brasília. Esperando pela chegada de Ir. Rekha, a comunidade proporcionou às duas conselheiras, um passeio pela cidade para conhecerem seus pontos turísticos. Nesta mesma noite, organizaram uma simpática roda de conversa para colocar estas três Irmãs do Conselho Geral a par de nossa realidade do país, da Igreja e da vida religiosa. Participantes do Assunção Juntos e amigos também se fizeram presentes. Membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, da Comissão Nacional de Justiça e paz e da Conferência dos Religiosos do Brasil proporcionaram a todos uma experiência muito boa, ajudando-os a perceberem os desafios da missão, através da realidade.

Então a três foram para Itapuranga, em Goiás, para um tempo muito intenso e de muitas bênçãos. As Irmãs ficaram apenas dois dias e meio, mas, suficiente para os encontros, orações, conversas pessoais, percepção do nosso ritmos de vida e até foi possível participar da Missa dominical da Paróquia. No domingo à tarde tiveram um encontro de confraternização com líderes de algumas pastorais e membros do Assunção Juntos. Os dois padres: Celso e Geraldo foram tomar um café com a comunidade e isto foi muito bom para conversarem assuntos diversos.

Seguirem então para Itapaci, onde foram recebidas, juntamente com as irmãs da comunidade, por centenas de alunos do Colégio Assunção. Os alunos do Infantil até o Ensino Médio, acompanhados pelos professores formaram duas alas pelos corredores principais do Colégio por onde as Irmãs passaram. Foi uma acolhida alegre e calorosa ao som de palmas, cantos a Santa Maria Eugênia e cantos de boas-vindas. No final os alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio fizeram uma homenagem especial às Irmãs e ofereceram-lhes um café. Uma aluna dirigiu umas palavras em inglês a Ir. Rekha. Todos ficaram muito felizes com este encontro informal e agradável de proximidade entre os alunos e as Irmãs. A visita das Irmãs em Itapaci foi intensa e muito proveitosa. Tiveram os tempos previstos com as Irmãs, com os alunos, com o grupo gestor e também um encontro informal com o grupo de Assunção Juntos. Ficaram muito agradecidas.

Após o primeiro momento da acolhida do Conselho Geral em Brasília e de ter ido ao encontro das cinco comunidades, nossas irmãs retornam a Brasília para fazer a visita a esta comunidade. Mesmo estando algumas se recuperando de problemas de saúde, tudo transcorreu muito bem. A comunidade usou de muita criatividade para os vários momentos: para apresentação das Irmãs, para conhecer as raízes e experiências; a maneira de fazer o projeto local; detalhes sobre os diversos aspectos da missão assumida por cada uma. Tempo de muita escuta e conversas pessoais. Estavam ainda no final da visita quando começaram a chegar às primeiras irmãs e leigos para a assembleia.

Tivemos então com as irmãs Rekha, Sandra e Isabelle três dias de assembleia. Primeiramente com Assunção Juntos e depois com todas as irmãs. Foram dias ricos da presença de Deus em nossas buscas, partilhas e celebrações. 

Deus seja louvado e que Santa Maria Eugênia continue sempre presente em nossa vida e em nossa missão. Nossa gratidão às nossas conselheiras!

Irmã Maristela Correia Costa

Leia Mais

CAPÍTULO DE 10 DE MARÇO DE 2024: “VIVER A GRAÇA ESPECIAL DE NOSSO TEMPO”

Muito queridas Irmãs e amigos, Desejo a todos uma feliz festa de Santa Maria

CAPÍTULO DE NATAL 2023

“Paz na Terra”O Natal como um modo de estar no mundo Muito queridas irmãs

CGP 2023 – PUNE

Dia 1 A Província da Índia das Religiosas da Assunção acolhe o Conselho Geral

Capítulo de Natal 2022

EMANUEL Amor de Deus/ Viagem interior /Lareira Muito queridas irmãs e queridos amigos Terminou

“Estamos aqui Senhor, viemos de todo lugar. Trazendo um pouco do que somos…”
Brasília, 22 de julho de 2022

Com muita esperança e felicidade começamos a nossa Assembleia de Província, depois de dois

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *