DEPOIMENTOS SOBRE SANTA MARIA EUGÊNIA

Os primeiros passos para introduzir um processo de Beatificação e Canonização são dados a nível diocesano. Foi assim com Santa Maria Eugênia. Temos em Brasília um volume bem grosso com o Processo Diocesano de Paris. Consiste sobretudo em depoimentos de pessoas que conheceram Madre Maria Eugênia e destacam alguns traços marcantes de sua vida.

DA VIDA DE ORAÇÃO

“Estive junto dela durante 12 anos em Auteuil. Eu a conheci pessoalmente e tinha veneração por ela. O que me chamava muito a atenção era sua maneira de rezar. Ficava perdida em Deus. Sempre nos recomendava que não atrapalhássemos quem estava rezando a Deus, na capela – a menos que fosse absolutamente necessário. Vê-la na capela era emocionante, dava para perceber que ela estava mergulhada em Deus”. (Irmã Maria Ercília, Religiosa da Assunção)

DO AMOR À IGREJA

“Uma de suas convicções era o amor pelo Papa, que ela queria fosse inculcado no coração das alunas da Assunção. Dizia com frequência: “Uma jovem que não ama o Papa e não obedece a suas ordens, não é digna da Assunção”. Esse amor pelo Papa tinha sido inculcado em minha família, tanto que por ocasião das terríveis críticas e histórias apresentadas pela Ação Francesa, sabíamos muito bem que não devíamos falar contra o Papa. Um amigo da família, durante um jantar, ousou começar uma discussão sobre isso, e minha filha, que também, como eu, foi aluna da Assunção, barrou a discussão dizendo: “Se o Sr. falar contra o Papa, mamãe vai sair da mesa!” (Sra. Ada de Poix de Lavaur, ex-aluna)

DA PASTORAL VOCACIONAL

“Lembro que desde meus 14 anos ouvi falar de Madre Maria Eugênia como a mais zelosa promotora de vocações para nossa Congregação, e também para outras. Nossas casas de formação eram em geral muito pobres, muitas vezes o pão que comíamos era fornecido pela Madre Maria Eugênia e por suas Irmãs. Ela também se empenhava em escolher rapazes que orientava para nós, e com certeza, entre nossos primeiros Padres, podemos dizer que os mais santos e os mais ativos foram encaminhados por ela. É um aspecto sobre o qual eu gastaria de insistir nessa Fundadora: o amor pelos sacerdotes e o empenho de ajudar na formação de apóstolos empenhados.” (Padre Callistus Boulesteix, Agostiniano da Assunção).

Ainda hoje, Santa Maria Eugênia continua nos inspirando seguir Jesus Cristo na Vida Religiosa e Missionária, convidando a uma vida de oração e a amar nossa Igreja e nosso tempo.

Leia Mais

FOTOS ANTIGAS

Sentada no sofá, vendo um álbum de fotos antigas, a mãe ia explicando ao

GUERRAS, ATÉ QUANDO?…

Quem lê jornais ou assiste aos noticiários pela televisão ou na internet só pode

MEDALHA, SIM!

Quem não se maravilhou ao assistir às Olimpíadas pela televisão? Desde a cerimônia de

MEDALHA DE OURO

Muitos de nós certamente nos maravilhamos assistindo à cerimônia de abertura das Olimpíadas há

QUE CAPÍTULO?

“Esta lição está muito difícil….” A menina se queixava baixinho. A mãe, que estava

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *