21º DOMINGO DO TEMPO COMUM 2021

FÉ, LIBERDADE, AMOR E SERVIÇO

Neste domingo, as leituras nos convidam a pensar sobre a fé e a livre escolha de seguir e amar o Senhor. Deus nos escolhe primeiro, mas nos ama como seres livres e diante dessa liberdade nos pede, nos mostra opções e espera uma resposta.

A primeira leitura (Js 24.1-2ª.15-17.18b), quer deixar claro que todos nós somos chamados a servi-lo, “Josué convoca todas as tribos de Israel, anciãos, juízes e seus escribas”, diz ele: “Escolha hoje a quem servir”. A resposta a essa escolha não é para amanhã, daqui um mês ou dentro de alguns anos, é HOJE. Josué incentiva o povo ao compartilhar sua decisão e de sua família, assumindo um compromisso público.       

 O amor não pode ser guardado para si mesmo, deve ser manifestado. O profeta não só fala em nome do Senhor, mas também confronta o povo à sua responsabilidade, tornando consciente a ação de escolher, exercendo a liberdade concedida pelo próprio Deus. Esta opção não é aleatória, não é vazia, não é desprovida de sentido, tem bases sólidas; a presença constante de Deus na vida do povo, que responde: «Longe de nós abandonar o Senhor para servir a deuses estrangeiros, o Senhor é o nosso Deus, Ele nos tirou do Egito e nos livrou da escravidão … “

O salmo (Sl 33,2-3.16-23) é uma ação de graças à presença constante do Senhor nos tempos difíceis. “Os olhos do Senhor olham para os justos”, “os seus ouvidos ouvem o clamor”, “o Senhor salva os seus servos”

A segunda leitura (Ef 5: 21-32) é um texto de difícil compreensão nos tempos atuais, mas deve ser entendido a partir do contexto histórico em que foi escrita. A carta reflete uma forma de organização familiar daquela época. Talvez a intenção da Carta de Paulo aos Efésios era propor um modo de organização para a comunidade em crescimento. Ressignificando os lugares de cada membro. A cabeça não é mais o marido, é Cristo. E a igreja é a esposa fiel e amorosa onde os laços são de amor e cuidado mútuo, para formarem um só corpo.

O evangelho (Jo 6,60-60) parece ser uma versão atualizada da primeira leitura. Desta vez, é Jesus quem ensinou com linguagem dura. Seus discípulos estão escandalizados. Ser discípulos de Jesus não é um caminho fácil. Segui-lo implica viver no seu estilo. E qual é o seu estilo? É escolher os mais vulneráveis, denunciar as injustiças e a pobreza, rezar, viver em comunidade. Somente vivendo dessa maneira podemos nos chamar de discípulos. Por isso é exigente e difícil, mas também nos diz que as suas palavras são Espírito e Vida. “A partir daquele momento, muitos discípulos se afastaram Dele.” O ato de se afastar deixa claro que eles entenderam o que significa segui-lo e decidem não acompanhá-lo. Jesus não censura, respeita a livre escolha. Naquele momento e naquele lugar os doze devem escolher, quando ele lhes pergunta “vocês também querem ir embora? Pedro responde com outra pergunta: “A quem iremos?” É uma questão de admiração e não era esperada. Pedro e seus companheiros já haviam escolhido e permaneceram coerentes e fiéis em sua escolha da vida. O discípulo não se detém na pergunta simples, ele também responde a Jesus dizendo “Você tem palavras de vida eterna”. Pedro fala também em nome de seus companheiros; “ACREDITAMOS e SABEMOS…”, porque quando vivemos em comunidade conhecemos o coração dos nossos irmãos e irmãs. Seguir Jesus não é um caminho solitário.

Obrigado Senhor por dar sentido à nossa vida!

Giselle Barzola – Assunção Juntos
La Rioja Argentina

Leia Mais

SOLENIDADE DE PENTECOSTES 19 de Maio de 2024

“COMO O PAI ME ENVIOU, ASSIM EU VOS ENVIO” Neste domingo, estamos celebrando a

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR 12 de maio de 2024

A solenidade que celebramos hoje nos revela que Jesus concluiu sua missão e foi

Sexto Domingo da Páscoa 05 de maio de 2024

“Que vos ameis uns aos outros, como EU vos amei” As três leituras deste

QUARTO DOMINGO DE PASCOA 21 DE ABRIL DE 2024

Ouvir Jesus, o Bom Pastor, e deixarmos conduzir por Ele. No tempo pascal recordamos

3º DOMINGO DA PÁSCOA 14 de abril 2024

“DEUS O RESSUSCITOU E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS” Celebramos o tempo da Páscoa, a maior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *