12º DOMINGO DO TEMPO COMUM
25 de Junho de 2023

A Graça Divina foi derramada em abundância sobre todos

A liturgia de hoje apresenta no Evangelho o “sermão missionário de Jesus”. E Paulo vai dizer que a graça divina, foi “derramada em abundância sobre todos”. O Profeta Jeremias diz com toda firmeza: “Eu ouvi as injustiças de tantos homens e vi espalhando o medo em redor”. É uma ótima reflexão para refletir os textos bíblicos e celebrar o Dia do Migrante. Papa Francisco, em seus Documentos, retrata essa realidade fundamentada no Evangelho. A situação dos migrantes tem preocupado também os psicólogos que afirmam: “o medo e o desconhecimento das vítimas tornam a xenofobia um crime silencioso no dia a dia”. Por esta e outros motivos, precisamos ouvir os profetas da Bíblia, que alertavam o povo sobre o modo de ver a realidade e a forma de agir. Tendo recebido a graça de Deus em abundância, somos convocadas ser missionários ver as causas geradoras de injustiças que espalham o medo entre as pessoas.

O Profeta Jeremias (20, 10-13), eleva a voz dizendo com toda firmeza: “Eu ouvi as injustiças de tantos homens e vi espalhando o medo em redor”. Ele faz um apelo veemente ao povo de seu tempo. “Denuncia-o, denunciemo-lo”. Nos tempos de hoje o que ouvimos e vimos? Em relação aos migrantes que buscam melhores condições de vida, saindo de sua própria pátria, ariscando a vida, muitas vezes morrendo nas travessias perigosas das águas, montanhas e estradas. Jeremias afirma que Deus está do lado de quem defende os necessitados nesta terra. 

O Salmista convoca o povo para invocar a Deus, pois Ele é bondoso e sua Graça é leve. Este momento propicia a participação de toda a Assembleia em clima de celebração. Unindo em uma só voz para cantar as maravilhas que o Senhor fez para nós. Todo o universo com a criação pode se pôr em atitude de adoração e aclamar as grandezas do Nosso Deus e Criador.

Paulo escreve uma carta para a comunidade de Roma (Rm 5,12-15), para dizer que o pecado entrou no mundo e o mal entrou na humanidade, por meio de uma pessoa, que também deixou entrar a morte. Mas, Paulo vai dizer que a Graça de Deus é mil vezes maior do que o pecado e que também ela entrou na humanidade por meio de uma única pessoa: Jesus Cristo. A Graça Divina foi “derramada em abundância sobre todos”. “A transgressão de um só levou a multidão humana a morte”. No entanto, a força do Amor de Deus superou a ação que deu origem a morte. O Amor vence todo mal. Ele vem do Coração de Deus para o coração da humanidade libertada do pecado e da injustiça que quer destruir o projeto do Pai.

0 Evangelho segundo o apóstolo Mateus (10,26-33), começa encorajando os apóstolos, ensinando-os como devem agir diante das intempéries da vida. É forte sua recomendação, frente aos poderes do mundo. “Não tenhais medo dos homens”. Jesus vai dizer claramente quem são os causadores de danos para a humanidade ferida, machucada, faminta e estraçalhada pelo poder que “a ferrugem destrói e a traça corrói”. Pode até matar o corpo, mas o espírito está em Deus onde nada pode atingir. 

Mateus escreve para uma comunidade que está sendo perseguida e precisava de apoio para não fracassar. Aqui temos o “sermão missionário de Jesus”. Trata-se de missão cheia de riscos, perigosa, pois o mundo é hostil à proposta de Deus. Jesus encoraja seus trabalhadores. Mais de uma vez diz: “Não temais”. O evangelho é assunto público. Não pode ficar escondido no escuro, em segredo; ele precisa vir a luz para iluminar as trevas que envolve o mundo. São as missionárias e os missionários que devem colocar as claras o que Jesus disse às escuras. Sabemos que a bondade e a providência de Deus protegem quem Ele ama. 

As discípulas e os discípulos são como ovelhas colocadas no meio dos lobos. Assim mesmo é preciso manter-se firmes e corajosos, pois Deus é mais forte do que a morte. Ele cuida do que é seu. Sabemos que a confiança em Deus, nos mantem de pé para vencer o medo. Jesus mostra a realidade para seus discípulos, não esconde a verdade, mesmo sabendo da crueldade dos fatos: o mundo é cruel não gosta dos profetas. Por isso o evangelho tem que vir às claras, ele não pode ficar escondido. Ele precisa ser anunciado aos quatro cantos do mundo. Sua mensagem precisa chegar aos confins do universo.

Quem anuncia, tem o escudo da fé em Jesus Ressuscitado, vencedor da morte. O missionário e a missionária, sofrem perseguição violenta. É necessário a presença o do Espírito Santo para evangelizar, não importa o lugar e o público. Há quem transforma a fé em mercadoria barata, como aquela que tem tempo de validade, decide a lei da oferta e da procura. O cristão vale mais do que muitos pássaros, do que todas as riquezas do mundo, ele ocupa um lugar de preferência diante de Deus. 

Deixo aqui um parágrafo da carta do Papa Francisco pela ocasião da celebração do Dia do Migrante:
“O percurso sinodal, que empreendemos como Igreja, leva-nos a ver, nas pessoas mais vulneráveis – e entre elas contam-se muitos migrantes e refugiados –, companheiros de viagem especiais, que havemos de amar e cuidar como irmãos e irmãs. Só caminhando juntos, poderemos ir longe e alcançar a meta comum da nossa viagem.” (Roma, São João de Latrão, 11 de maio de 2023).

                                            ORAÇÃO
                              Deus, Pai Onipotente,
                              dai-nos a graça de nos empenharmos diligentemente
                              em favor da justiça, da solidariedade e da paz,
                              para que a todos os vossos filhos seja assegurada
                              a liberdade de escolher se migrar ou ficar.
                              Dai-nos a coragem de denunciar
                              todos os horrores do nosso mundo,
                              de lutar contra toda a injustiça
                              que desfigura a beleza das vossas criaturas
                              e a harmonia da nossa casa comum.
                              Amparai-nos com a força do vosso Espírito,
                              para que possamos manifestar a vossa ternura
                              a cada migrante que colocais no nosso caminho
                              e espalhar nos corações e em todos os ambientes
                              a cultura do encontro e do cuidado.
                              Amém.



Irmã Maria Teixeira – Religiosa da Assunção

Leia Mais

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR 12 de maio de 2024

A solenidade que celebramos hoje nos revela que Jesus concluiu sua missão e foi

Sexto Domingo da Páscoa 05 de maio de 2024

“Que vos ameis uns aos outros, como EU vos amei” As três leituras deste

QUARTO DOMINGO DE PASCOA 21 DE ABRIL DE 2024

Ouvir Jesus, o Bom Pastor, e deixarmos conduzir por Ele. No tempo pascal recordamos

3º DOMINGO DA PÁSCOA 14 de abril 2024

“DEUS O RESSUSCITOU E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS” Celebramos o tempo da Páscoa, a maior

SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR

Crer no Ressuscitado e viver a misericórdia no seio da comunidade O Segundo Domingo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *