11° DOMINGO DO TEMPO COMUM
18 DE JUNHO 2023

        Ouvir a voz de Deus e guardar a sua aliança 

A liturgia deste Décimo Primeiro Domingo do Tempo Comum nos leva a refletir sobre a escolha feita por Deus. Somos o povo escolhido pelo Senhor, mas isto não nos torna melhores ou mais importantes do que outros povos, apenas nos leva a sermos testemunhas do amor de Deus na presença de todos os povos e raças da terra

A Primeira Leitura retirada do livro do Êxodo (19, 2-6a) relata o momento em que este povo escolhido chega ao deserto do Sinai e, ali permanece acampado.

A carta de São Paulo à comunidade dos romanos nos faz refletir que apesar de nossos pecados, somos participantes pela graça da salvação apresentada por Deus; somos de Cristo, mas não por nossos méritos e sim pela graça salvífica que nos santifica.

O Evangelho de Mateus possui uma grande variedade de relatos sobre os ensinamentos de Jesus que não encontramos em outros Evangelhos. Para o escritor sagrado Jesus veio estabelecer o seu reino na face da terra, mas, para que isto aconteça escolhe os seus discípulos que falarão em seu nome, levarão toda a graça recebida da mesma forma com que receberam esta graça de Deus. De graça!

O Texto do Êxodo (Ex 19, 2-6ª) nos apresenta a caminhada que fez o povo de Israel de Rafidim até o deserto do Sinai. Local onde permaneceram acampados por cerca de onze meses (Números 10,11).
Ali, Moisés sobe o monte para encontrar-se com o Senhor, do mesmo modo que se encontrou com o Senhor na passagem da sarça ardente (Êxodo 3,1). Não existe um consenso entre os historiadores sobre a localização exata deste local tão especial para o povo de Israel, o que sabemos é que ficava na região sudeste da península do Sinai.

É neste cenário que Deus ordena a Moisés que fale ao povo como eles foram salvos das mãos poderosas do exército Egípcio: “vistes o que fiz aos egípcios, e como vos levei sobre asas de águia e vos trouxe a mim”.
Tudo isto para chamar a atenção do povo para aquilo que iria falar: “se ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança…”. Ou seja, Israel é chamado a ser o povo escolhido de Deus, mas para isso, precisará prestar atenção aquilo que este Deus quer lhe ensinar.
A carta de Paulo à comunidade dos Romanos (Rm 5,5-11) é um escrito que pretende apresentar a esta comunidade a graça salvífica de Deus. Somos justificados pela graça e não por nossos méritos.

    Isto já é possível de ser observado no início de seu texto (Capítulo 1) onde o escritor nos diz: “todos os homens pecaram e foram destituídos da glória de Deus em Adão”. A partir desta perspectiva inicial, Paulo volta a sua atenção para a narrativa da justificação pela fé conforme Romanos 3, 21ss: “Mas agora se manifestou a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas. Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que nele creem”.

Neste contexto chegamos ao capítulo de nossa liturgia de hoje, onde o autor sagrado volta a manifestar os argumentos presentes nos capítulos introdutórios de sua carta. Deixando claro que Jesus morreu pelos ímpios (que somos nós) e esta é a maior prova de amor de Deus para com toda a humanidade. Nossa justificativa não vem de nossos méritos, mas sim do sangue de Cristo que com sua morte nos reconciliou com Deus e nos abriu as portas da salvação.

A leitura termina reafirmando esta grande certeza: “… nós nos gloriamos em Deus, por nosso senhor Jesus Cristo. É por Ele que, já deste o tempo presente, recebemos a reconciliação”.
Para o evangelista Mateus (Mt 9,36-10,8), Jesus Cristo é aquele que vem estabelecer em nosso meio o seu Reino “o Reino dos céus”.

Jesus estabelece a justiça de Deus, que diferente do nosso conceito de justiça que mais se aproxima da vingança, nos ensina o amor. Deus por meio de seu amor, nos apresenta a sua salvação, conceito aqui que envolve toda a humanidade conforme vemos no capítulo 28,19 “fazei discípulos de todas as nações”. Ou seja, Mateus não faz distinção de pessoas, não exclui ninguém da graça salvífica de Deus.
Para o escritor deste Evangelho, Deus é o Emanuel “Deus conosco”. Não é possível desconectar Deus da vida de seus filhos, pois a fé é um dom dado por Deus que pode brotar em qualquer lugar mesmo onde não esperamos nada.

A liturgia deste domingo nos coloca diante das grandes contradições deste mundo. Tendo este contexto como pano de fundo para a nossa meditação.
Vemos já na primeira leitura do livro do Êxodo que somos o povo escolhido por Deus, que fomos escolhidos e cuidados mas, que não podemos nos esquecer daquilo que Ele nos pede: “ouvir a sua voz e guardar a sua aliança”. 

O que significa ouvir a voz de Deus e guardar a sua aliança em nossos dias? 
A esta pergunta acredito que o Evangelho de Mateus nos ajuda a responder quando nos diz: “vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas”.
Se ele que era o Mestre e Senhor nos deu o exemplo, somos nós também chamados a sermos como Ele. Assim como chamou os doze apóstolos, somos também chamados a testemunhar o grande amor de Deus para com toda a humanidade. 

Amor que nossa fundadora Santa Maria Eugenia aprendeu desde pequena a testemunhar, nos momentos em que observava sua amada mãe cuidando dos doentes pelas ruas da capital francesa, doando sua vida até a morte. Amor que ela mesma, anos mais tarde é chamada a vivenciar no testemunho de luta contra toda opressão que as mulheres de seu tempo eram obrigadas a suportar.
Alguém pode até se perguntar: Como poderemos fazer tudo isto se somos tão fracos e pecadores? E Paulo na carta aos Romanos nos diz: “Irmãos: Quando éramos fracos, Cristo morreu por nós”. 
 
Ou seja, nesta obra não estaremos sozinhos, temos que pedir a Deus, o dono da messe a ajuda necessária para podermos suportar todas as dificuldades e contradições que iremos encontrar.
Pois, seremos no meio de tantas injustiças um sinal de contradição, como tantos o foram e ainda hoje continuam sendo, na luta por um mundo mais humano e fraterno, onde apesar das diferenças possamos nos olhar e simplesmente deixarmos com que o amor de Deus nos tome por completos.
 
Professor Ricardo Sebold Cois – São Paulo 
 

Leia Mais

Sexto Domingo da Páscoa 05 de maio de 2024

“Que vos ameis uns aos outros, como EU vos amei” As três leituras deste

QUARTO DOMINGO DE PASCOA 21 DE ABRIL DE 2024

Ouvir Jesus, o Bom Pastor, e deixarmos conduzir por Ele. No tempo pascal recordamos

3º DOMINGO DA PÁSCOA 14 de abril 2024

“DEUS O RESSUSCITOU E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS” Celebramos o tempo da Páscoa, a maior

SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR

Crer no Ressuscitado e viver a misericórdia no seio da comunidade O Segundo Domingo

DOMINGO DA PÁSCOA NA RESSURREIÇÃO DO SENHOR 31 de Março 2024

ALELUIA! A VIDA VENCEU A MORTE! Neste Domingo da Páscoa, celebramos a Ressurreição do

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *