SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS

Estamos celebrando uma bonita festa hoje: a festa de Todos os Santos. Ao longo do ano, sobretudo no tempo litúrgico chamado Tempo Comum, que vai da festa de Pentecostes até o início do Advento, há várias festas de santos. São os santos conhecidos… A história de suas vidas – algumas das quais com bastante detalhes – chegaram até nós. Alguns deles deixaram escritos que podemos ler até hoje. Depois de sua morte tornaram-se intercessores nossos junto a Deus, e conhecemos alguns milagres, frutos desta intercessão. Muitos de nós temos devoção a alguns destes santos e a Igreja os festeja em datas próprias.

Mas há milhares e milhares de santos e santas junto de Deus que são “santos anônimos”, cujos nomes e histórias de vida não conhecemos. Estes são os que festejamos, todos juntos, na festa de Todos os Santos. A liturgia desta festa traz sinais e mensagens para nós, sobre os quais vamos tentar refletir.

A primeira leitura nos apresenta uma visão grandiosa, narrada no livro do Apocalipse. A leitura do livro do Apocalipse parece difícil para muitas pessoas porque ele é escrito numa linguagem cifrada. As primeiras comunidades cristãs sabiam decifrá-la, mas os não-cristãos não dominavam esta chave de leitura que permitia ler, através de figuras e imagens, uma mensagem de esperança e um apelo à resistência diante das perseguições. Todo o livro do Apocalipse é, de fato, uma mensagem de ânimo e esperança para os cristãos em tempos de grande provação. As perseguições contra os cristãos se espalharam ao longo do Império Romano. Aqueles que souberam resistir ao medo e à dor são os mártires, que aparecem mencionados nesta primeira leitura da festa de hoje. “Você sabe quem são e de onde vieram estes que estão vestidos com roupas brancas? (…..) São os que vêm chegando da grande tribulação. Eles lavaram e alvejaram suas roupas no sangue do Cordeiro” (cf. Ap 7, 13-14).

Como que completando a mensagem da primeira leitura, o salmo vem nos afirmar que não somente os mártires estão diante de Deus partilhando sua felicidade e glória. Outros, por caminhos diferentes, chegaram também à santidade, à felicidade eterna: “Quem pode subir à montanha de Senhor? Quem pode estar no seu lugar santo? Aquele que tem mãos inocentes e coração puro, que não confia nos ídolos, nem faz julgamento para enganar. Este receberá a bênção de Senhor, e de seu Deus salvador receberá a justiça. Essa é a geração dos que procuram Senhor, dos que buscam tua face, ó Deus de Jacó”.  (Sl 24 (23), 3-6).

A segunda leitura nos afirma que o caminho da santidade é vivermos como filhos e filhas de Deus. Por isso, podemos afirmar que, desde o nosso Batismo, já estamos no caminho da santidade… Sim, é ele que nos coloca neste caminho, para o qual todos somos chamados. No Batismo recebemos a graça de Deus. Deus mesmo vem habitar em nós, morar em nós. Quem está em estado de graça, está em estado de santidade… Cabe a nós manter-nos neste estado, pois a vontade de Deus é que todos os seus filhos e filhas sejam santos e possam viver com Ele, para sempre, na glória eterna.

Os critérios de Deus, os valores que a Palavra nos mostra, não são os mesmos critérios que muita gente tem. Por isso, quem os vive muitas vezes é desvalorizado, ridicularizado e por vezes até perseguido. Mas quem vive segundo estes critérios sabe que está vivendo segundo a graça de seu Batismo e fazendo a vontade de Deus. E isto nos leva à santidade. Deus nos quer santos… Ser santo nos leva a viver, com coragem e alegria, na “contramão” dos critérios seguidos por muita gente. Não devemos ter medo da santidade. Tenhamos, sim, desejo de vivê-la.

Chegamos, então, ao Evangelho. Este texto é chamado “das bem-aventuranças”, e faz parte do grande “Discurso da Montanha”, um texto que apresenta vários ensinamentos de Jesus sobre como deve ser a vida dos filhos e filhas de Deus. Quem lê pela primeira vez o texto das bem-aventuranças sente-se ao mesmo tempo encantado e questionado… Encantado pela beleza que ele contém em si mesmo e por sua capacidade de atração, dando-nos o desejo de vivenciá-lo; e questionado, porque as afirmações de Jesus como que contrariam a mentalidade da grande maioria das pessoas…

O texto se chama “das bem-aventuranças” porque Jesus faz nele várias afirmações, começando sempre com as palavras “Bem-aventurados os que…” “Bem-aventurados” é uma palavra não muito usada na linguagem comum. O seu sentido é “felizes”. E aí reside o que a alguns choca nas palavras de Jesus: ele chama de “felizes” as pessoas que vivem situações difíceis, penosas na maior parte das vezes – os que têm fome e sede de justiça, os pobres, os que choram, os que são perseguidos… Como podem estas pessoas serem “felizes”?

Uma interpretação das Bem-aventuranças da qual devemos fugir é a que diz que, por sofrerem, e sofrerem muito, estas pessoas serão recompensadas e por isso são felizes. Não, não foi isso o que Jesus disse… Deus não quer o sofrimento de ninguém… O Pai, o Deus que Jesus anunciou, ama seus filhos e filhas sem distinção e quer ver todos felizes. O que as Bem-aventuranças, ou melhor, o que toda a liturgia da festa de hoje nos diz é que a maneira de reagir, assumir e vivenciar os sofrimentos que a vida normal nos traz é que é recompensada por Deus. Jesus nos mostra o caminho para vivermos felizes com Deus por toda a eternidade, isto é, para vivermos em santidade. O segredo para chegar a sermos santos é pautar nossa vida pelos critérios de Deus. A felicidade estará conosco desde já, porque estaremos vivendo uma vida plena.

O caminho que Jesus nos aponta é um caminho pessoal. Há caminhos diferentes para chegarmos à santidade, mas todos eles têm em comum o fato de as pessoas que nele estão buscarem sempre realizar a vontade de Deus.

Há alguns anos atrás, O Papa Francisco escreveu uma carta a toda a Igreja falando deste chamado à santidade que Deus faz a cada um de nós. Entre outras coisas, ele diz: “Para ser santo não é necessário ser bispo, sacerdote, religioso ou religiosa. Muitas vezes somos tentados a pensar que a santidade esteja reservada apenas àqueles que têm possibilidade de se afastar das ocupações comuns para dedicar muito tempo à oração. Não é assim. Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra. És um consagrado, uma consagrada? Sê santo vivendo com alegria a tua doação. És casado? Sê santo amando e cuidando de teu marido ou de tua esposa, como Cristo faz com a Igreja. És trabalhador? Sê santo cumprindo com honestidade e competência o teu trabalho e serviço aos irmãos. És progenitor, avô ou avó? Sê santo, ensinando com paciência as crianças a seguiram Jesus. Estás investido de autoridade? Sê santo lutando pelo bem comum e renunciando a teus interesses pessoais.” (Papa Francisco, Carta-Encíclica ‘Gaudete et Exultate’ sobre a santidade no mundo atual, nº 14).

Como diz o Papa, “todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, lá onde estamos”. Que esta festa de hoje seja para nós um estímulo a deixar-nos seduzir pelo chamado à santidade, dirigido a todos nós. E que um dia esta festa seja também nossa.

Irmã Regina Cavalcanti
Itapuranga Goiás – Brasil

Leia Mais

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR 12 de maio de 2024

A solenidade que celebramos hoje nos revela que Jesus concluiu sua missão e foi

Sexto Domingo da Páscoa 05 de maio de 2024

“Que vos ameis uns aos outros, como EU vos amei” As três leituras deste

QUARTO DOMINGO DE PASCOA 21 DE ABRIL DE 2024

Ouvir Jesus, o Bom Pastor, e deixarmos conduzir por Ele. No tempo pascal recordamos

3º DOMINGO DA PÁSCOA 14 de abril 2024

“DEUS O RESSUSCITOU E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS” Celebramos o tempo da Páscoa, a maior

SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR

Crer no Ressuscitado e viver a misericórdia no seio da comunidade O Segundo Domingo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *