Solenidade da Santíssima Trindade 2022

Somos templo da Santíssima Trindade

Após a Solenidade de Pentecostes celebramos, neste domingo, a Santíssima Trindade. Hoje o amor é celebrado. O amor do Pai, do Filho Jesus que se manifesta em nós, através do Espírito Santo. É o Espírito Santo que nos faz sentir a grandeza do amor de Deus por nós.

A primeira leitura (Prov. 8, 22-31) aparece como um poema e quem se destaca é a sabedoria, cuja origem, vem do próprio Deus. O livro é resultado da experiência de pessoas sábias que escrevem conselhos para o bem viver. O texto presente pode ser datado entre o século IV ou III a.C. Ele traz a reflexão sobre o surgimento da sabedoria e o lugar dela no plano de Deus, sendo a primeira dentre todas as obras do Criador. É presença constante desde o início da humanidade e mostra a todos os seres humanos o amor do Pai Criador.

Para descobrir o amor de Deus, basta contemplar a natureza, o mundo, a harmonia que existe em tudo criado por sua bondade. Você se deixa tocar por Deus quando contempla a criação? Você vê aí a bondade e seu amor por nós, seus filhos e filhas?

Na segunda leitura (Rom 5,1-5) vemos Paulo que se dirige aos Romanos quando está concluindo a terceira viagem missionária e pronto para se dirigir à Jerusalém. Esta carta foi escrita por volta do ano 57/58. Ela enfatiza a força que o Evangelho tem para congregar e que é salvação para todos aqueles que creem, seja grego, judeu, romano ou grego. Paulo fala que todos estes irmãos crentes foram justificados pela fé. Quer dizer que o amor de Deus é manifestado a todos e em todos os momentos, mesmo quando não se age corretamente. O que se destaca nesta situação não é a condenação, mas o amor, a misericórdia e a bondade de Deus. É a sua graça que liberta e salva gratuitamente a pessoa do pecado.

A salvação que é dom de Deus, gera frutos de paz, de esperança e de amor. Como cristãos não podemos ter dúvidas do amor que Deus tem por nós, Que ele não desiste jamais de nós, de vir ao nosso encontro sempre, nos cumulando de dons que nem sempre somos merecedores. Para concretizar este amor por nós, Deus envia Jesus Cristo, seu Filho, com o Espírito Santo.

Percebe-se, no entanto, que, não poucas pessoas são indiferentes a Deus, não acreditando em sua presença atuante em tudo. Felizmente sempre é tempo de mudança, de redescoberta de um Deus que ama, que cuida, que mostra o caminho, que é presença viva.

No Evangelho (Jo 16,12-15) identificamos o discurso de despedida de Jesus na última ceia. É hora dele ser testemunhado e vivenciado com a colaboração do Espírito, que dará suporte necessário caso haja perseguição. É o Espírito que contribuirá com o grupo para que sejam capazes de enfrentar desafios e dar respostas a todas as situações, tendo como referência a mensagem do Ressuscitado. O Espírito terá a missão de fazer acontecer a comunhão entre os discípulos e Jesus na história de humanidade.

No final desta passagem podemos perceber a comunhão entre o Pai e o Filho, sinal da unidade entre o Pai com seu projeto salvador e a concretização do mesmo em Jesus e que através da ação do Espírito Santo é realizado na vida da Igreja.

Celebrar a Santíssima Trindade é contemplar um Deus que é comunidade e amor. É no jeito imperfeito de sermos que é presente o Deus amor, Deus família, Deus comunidade. Quando lembramos e falamos de um Deus família, quer dizer que vemos aí pessoas diferentes, distintas, mas unidas. Temos então, o compromisso de vivermos em comunidade de fé e que mesmo diferentes, somos todos filhos e filhas de Deus e chamados a construir uma unidade.

Jesus coloca em evidência um Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, uma comunidade de amor onde Deus é o único, mas não está sozinho, não é um ser solitário, porque é mais comunhão e relação.Podemos perceber em nossas comunidades esta unidade, amor verdadeiro, retrato de um Deus que é amor e que é comunidade?

Ao traçarmos o sinal da cruz, invocamos esta Trindade Santa que nos convoca a viver todos os dias como cristãos sempre conectados no seguimento de Jesus. E viver em comunhão com Deus é apelo de refletir esta ação com todos, uma missão que na comunhão tem uma causa específica: O Reino de Deus.

É o Espírito Santo que nos conduz para uma vivência de comunhão com Deus e com os irmãos, uma comunhão que acontece na vida da graça. Possuímos a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo. É o que encontramos na carta de São Paulo aos Coríntios. Que possamos deixar que o mistério da Santíssima Trindade aconteça em nosso ser, permitindo que a graça de Deus penetre em nossa vida, praticando o amor de Deus, levando com isto a uma verdadeira comunhão. É a ação do Espírito de Deus, pois não podemos nada sem Deus, pelo seu Espírito Santo que pode atuar em nossa vida.

Temos em nós, desde o nosso batismo, o reflexo da Trindade Santa. Somos Templo da Trindade, pois recebemos aí Pai, o Filho e o Espírito Santo. Está em nós o Pai Criador de tudo e que deu-nos a vida, o Filho a quem devemos seguir e imitar e o Espírito que é fonte de luz e fortaleza. Somos então, convidados a sempre renovar nosso batismo, sendo sinal de vida e esperança lá onde vivemos, em uma sociedade onde ser comunidade, viver em comunhão e acreditar na justiça e na vida conta muito pouco.

Que a Trindade Santa nos inspire sempre a ser comunidade de amor. Que ela nos ensine a crescer em reconciliação, amor e em unidade na diversidade!

Ir. Maristela Correia Costa RA
Itapuranga -GO

Leia Mais

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR 12 de maio de 2024

A solenidade que celebramos hoje nos revela que Jesus concluiu sua missão e foi

Sexto Domingo da Páscoa 05 de maio de 2024

“Que vos ameis uns aos outros, como EU vos amei” As três leituras deste

QUARTO DOMINGO DE PASCOA 21 DE ABRIL DE 2024

Ouvir Jesus, o Bom Pastor, e deixarmos conduzir por Ele. No tempo pascal recordamos

3º DOMINGO DA PÁSCOA 14 de abril 2024

“DEUS O RESSUSCITOU E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS” Celebramos o tempo da Páscoa, a maior

SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR

Crer no Ressuscitado e viver a misericórdia no seio da comunidade O Segundo Domingo

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *