PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO
27 de novembro de 2022

“ALEGRAI-VOS, ELE ESTÁ BEM PERTO”!

Para os cristãos, as quatro semanas que antecedem o Natal formam o Tempo do Advento. Ou seja, o primeiro período do calendário litúrgico, que compreende a preparação para o nascimento do Menino Jesus. Advento é um tempo de preparação para o Natal do Senhor. Na liturgia temos os símbolos que nos ajudam a tornar as celebrações mais alegres, participativas e vivas. É hora de colocar a criatividade em ação. Entremos com esperança e fé para acolher o Menino Deus que vem iluminar as trevas que envolvem o mundo. Serão quatro semanas onde poderemos acompanhar nas Leituras bíblicas o anuncio da Boa Nova da Salvação, a História da Encarnação, onde Deus se faz pequeno, assumindo a nossa própria natureza humana e colocando sua tenda no meio de nós.

Ouçamos as propostas de mudanças que os textos revelam para o mundo de hoje. Estejamos atentas e atentos à mensagem de esperança para um tempo de graça e de verdade. Cabe a nós, que assumimos o batismo de Jesus e seu chamado de conversão, mudar o sistema e as estruturas que emperram a Palavra de Deus que se humanizou, se fez carne. A proposta chega clara: as armas devem ser transformadas em ferramentas de trabalho para produzirem alimento e acabar com a fome e a pobreza.

Advento é tempo de acordar para os direitos dos pobres, das crianças, das mulheres, dos indígenas, dos sem água, sem-terra e sem teto. Peçamos que o Senhor no dê sensibilidade para percebemos a gravidade do momento e estarmos prontos para responder ao seu chamado.

O Profeta Isaías (2,1-5), na primeira leitura, anuncia uma nova ação em relação ao ser e fazer. Precisamos estar atentas e atentas para descobrir o significado das Palavras Bíblicas que vamos ouvir nas leituras deste primeiro domingo do Advento. Elas indicam um modo de ver as coisas, isto é, com os olhos de Deus.

Isaias retoma o texto de Miquéias para confirmar a vontade de Deus para com seu povo. “De suas espadas vão fazer enxadas e as lanças serão transformadas em foices”. São ferramentas que servem para o cultivo da terra de onde se tira os alimentos. A profecia sugere a eliminação das armas, pois a criança de Belém vem trazer a paz em lugar da guerra.

O profeta Isaias fala como viu a situação de Judá e de Jerusalém. Ele descreve sua visão sobre a plenitude da história. Chama o povo dizendo: ”Venha, Casa de Jacó vamos caminhar á Luz de Javé”. Nosso Deus e Salvador do mundo vem convidar para substituir as armas por instrumentos que possam acabar com a fome da palavra, do pão, da fraternidade, do amor. “Paz na terra aos povos de boa vontade”, promessa de Deus para quem crer. Os povos que não conheciam a Deus, agora são gente que constrói um mundo do bem.

Na Segunda Leitura (Romanos 13, 11-14ª), o Apóstolo Paulo faz duas observações importantes para o seu povo e também para nós nos dias de hoje: Comportem-se. Reconheçam o tempo decisivo em que vivemos. É hora de acordarmos do sono! A aurora vem chegando e o dia está se aproximando! Precisamos vestir o manto da luz para sairmos das trevas. É a salvação que está chegando. Paulo está falando para nós. Será que isso nos diz respeito, nos toca o coração? Mexe com a gente, nos incomoda?

O Advento é um caminho de esperança, de espera ativa, silenciosa e orante. É tempo de preparar o nosso coração para acolher nosso Deus que vem para cumprir suas promessas. O Evangelho de Mateus (24,37- 44) fala da chegada desse tempo numa hora e num momento inesperado, mostrando a vinda do Filho do homem fazendo referência ao episódio do dilúvio no tempo de Noé. Essa comparação simbólica é para nos alertar da necessidade de estarmos vigilantes, atentos nos afazeres da vida. Não deixar que as preocupações mundanas nos impeçam de cuidar da vida e das coisas de Deus. É um alerta para estarmos vigilantes. O Reino de Deus que se aproxima na história do mundo vem trazendo mudanças, desejos, sonhos e utopias para o povo que vive nas trevas.

O povo que vivia nas trevas viu uma grande Luz e acolheu o mistério da encarnação do Filho de Deus que entra na história da humanidade para dar um novo rumo ao povo aliança. Há um apelo forte à conversão. Como discípulas e discípulos de Jesus, busquemos o Reino em todo momento de nossa vida. 

Santa Maria Eugênia de Jesus nos convoca a trabalhar pela extensão do Reino de Deus em nós e no mundo. ”Reino de Deus, criador e fim do homem e de todo o universo, de um lado; e de outro, uma sociedade cristã na qual Deus seja conhecido, amado e servido”.

Aproveitemos o tempo do advento para trazer os anseios da humanidade e de toda a criação, obra de Deus.

A coroa do Advento, com as quatro velas, simboliza as quatro semanas do advento e é um dos símbolos de preparação do Natal. As luzes indicam que o Natal está se aproximando. A Luz é Cristo Salvador que vem para toda a humanidade e manifesta a nossa fé e a nossa alegria pala vinda de Deus ao mundo.

Bom tempo de Advento!

Ir. Maria Teixeira Filho, R

Leia Mais

Sexto Domingo da Páscoa 05 de maio de 2024

“Que vos ameis uns aos outros, como EU vos amei” As três leituras deste

QUARTO DOMINGO DE PASCOA 21 DE ABRIL DE 2024

Ouvir Jesus, o Bom Pastor, e deixarmos conduzir por Ele. No tempo pascal recordamos

3º DOMINGO DA PÁSCOA 14 de abril 2024

“DEUS O RESSUSCITOU E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS” Celebramos o tempo da Páscoa, a maior

SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR

Crer no Ressuscitado e viver a misericórdia no seio da comunidade O Segundo Domingo

DOMINGO DA PÁSCOA NA RESSURREIÇÃO DO SENHOR 31 de Março 2024

ALELUIA! A VIDA VENCEU A MORTE! Neste Domingo da Páscoa, celebramos a Ressurreição do

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *