O Ícone da Santíssima Trindade misericordiosa vai ajudar-nos a rezar e aprofundar a grandeza desse MISTÉRIO de AMOR. Um Deus que é Pai-Mãe, com o Espírito Santo e o Filho Jesus, o Cristo de Deus na missão de resgatar o SER HUMANO, criado à imagem e semelhança do Criador.

Na primeira leitura, (Dt 4,31-34; 39,40) os MANDAMENTOS e as Leis não são normas, regras, obrigação, “tem que seguir”; são, isso sim, propostas de amor e misericórdia, convite à felicidade.

O livro do Deuteronômio nos propõe olhar, contemplar, meditar sobre nossa origem, buscando perceber a ação de Deus Criador de tudo. Nosso Deus é um Deus minucioso, cuidadoso, carinhoso e terno no que faz. O livro nos faz perceber que o “povo de Deus” no contexto Deuteronomista é um povo em formação e por isto necessita de normas e leis que favoreçam a vida. É necessária uma organização clara, compreensível. E a misericórdia vai ajudar nesse cuidado.

A Carta aos Romanos (8, 14-17) nos recorda a nossa filiação DIVINA e nos lembra que somos filhas e filhos de Deus e precisamos viver como tal. Podemos desfrutar desse DOM recebido.

Na carta aos Romanos, no tempo de Paulo, vai recordar-nos que o povo vive com muitas dificuldades, não só no relacionamento, como também no cotidiano. O poder é muito forte. É necessário ter muita misericórdia e amor para perceber nossa filiação divina. Essa percepção nos ajuda a nos reconhecer que, se somos filhos, somos também herdeiros; não de uma herança material que pode ser roubada, mas uma herança que não há dinheiro que pague. Isto significa ser filha querida, ser filho querido de um Deus que é Pai com jeito de Mãe. Isto é ABÁ, PAPAI. É pura ternura. O ABÁ de Jesus nos ensine a “ser filha” a “ser filho” no Pai, no Filho e no Espírito Santo.

No Evangelho (Mt 28, 16-20) Jesus disse aos discípulos: “Se dirijam à Galileia”. É lá onde tudo começará de novo. Nós também começaremos tudo de novo em nossa terra, em nossos arredores.

Refletindo e rezando.

Toda a vida de Jesus tem a ver com a GALILEIA. Foi lá onde Maria recebeu a mensagem de que teria um filho, mas este filho que vai nascer dela, é o FILHO de Deus. Um Deus que é UNO, mas também é TRINO. Um Deus comunidade de Amor, misericórdia, compaixão e ternura. Um Deus que quer ver suas filhas e filhos vivendo na harmonia, na fraternidade, na partilha, na justiça e na ternura; um povo novo “onde nenhuma pessoa tenha que sofrer opressão de outra” (Santa Maria Eugenia). Este é o sonho de Deus para nós hoje, sonho do Deus Trindade.

Jesus ordena que o discipulado vá para a GALILEIA, lá onde começou sua missão, onde o discipulado recebeu sua formação; por isso é lá também onde receberão a MISSÃO: Ide pelo mundo afora, batizando e ensinando como viver a fraternidade, a justiça e o amor.

Creio que nosso mundo, hoje mais do que nunca, é carente de respeito, cuidado, misericórdia. Somos convidados a contemplar o Ícone da Santíssima Trindade (Escultura da Irmã Caritas Müller, que está numa casa de oração na Alemanha), percebendo a ação das PESSOAS no cuidado do ser humano. Uma ação realizada entre as Três PESSOAS; são funções diferentes no mesmo resgate: Resgatar o Ser Humano. Será que nos damos conta do importante que cada um de nós é para a Trindade Santa?

Como filhas e filhos, irmãos muito amados, que recebemos também nós a missão: Ide pelo mundo afora, fazei discípulos meus observando o mandamento do AMOR. Vocês não estão sozinhos. Eu estarei com vocês até o fim do mundo. Então vamos dizer ao mundo: O Deus Trindade está conosco. Não tenhamos medo.

IRMÃ GERALDA DO CARMO RA
ITAPURANGA – GOIÁS – BRASIL

Leia Mais

32º Domingo do tempo comum

10 de Novembro 2024 “O que Deus espera de nós” Neste domingo a liturgia

SOLENIDADE TODOS OS SANTOS

DOMINGO 03 DE NOVEMBRO 2024 Deus nos chama à santidade e nossa resposta é

30º DOMINGO DO TEMPO COMUM

“Soltai brados de alegria….O Senhor salvou seu povo.” A liturgia deste domingo é um

28º Domingo do Tempo Comum

ESPLENDOR QUE NÃO SE APAGA Estamos já quase no final do ano litúrgico. Sim,

26º DOMINGO DO TEMPO COMUM

29 de setembro de 2024 “Não o impeçais, pois quem não está contra nós,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *