DOMINGO DE RAMOS 2022

Cristo obedeceu até à morte e morte de cruz.

Por isso Deus O exaltou e Lhe deu um nome que está acima de todos os nomes.

A liturgia do Domingo de Ramos, o último da Quaresma, convida-nos a contemplar esse Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-se servo dos homens, entregou-se à morte para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos. A cruz vivenciada por Jesus apresenta-nos a lição suprema que Deus nos propõe: a doação da vida por amor.

A primeira leitura (Isaías 50, 4-7), nos traz um personagem anônimo, que fala de seu chamamento por Deus para cumprir a missão de anunciar a palavra divina e, assim, trazer consolo ao povo sofredor. “O Senhor deu-me a graça de falar como um discípulo, para que eu saiba dizer uma palavra de alento aos que andam abatidos”. Apesar de ele não ser um profeta, comporta-se exatamente como se fosse; é um “servo do Senhor” que narra a sua vocação, com os elementos típicos dos relatos proféticos. É através dele que Deus se manifesta aos homens. Este servo está aberto e escuta o que Deus lhe fala como um verdadeiro discípulo. Coloca-se inteiramente à disposição a fim de poder exercer sua missão da melhor forma possível, já que foi escolhido por Deus para isso.

O anúncio da mensagem divina traz sempre resistências e reações negativas por parte do povo que a escuta, causando sofrimento ao servo do Senhor. Este, porém, enfrenta dignamente a situação através da força que o próprio Deus lhe dá. Sabe que não está sozinho e segue firme na sua missão de trazer esperança e consolo ao povo sofredor. A paixão do servo pela Palavra de Deus sobrepõe-se ao sofrimento que ela possa lhe trazer.

Podemos fazer um paralelo entre este personagem “profético” e Jesus, uma vez que ambos colocaram sua vida a serviço de Deus, com o objetivo de levar a salvação a todas as pessoas e, por causa disso, enfrentar todos os tipos de sofrimentos, inclusive a morte, que será apresentada no Evangelho deste domingo.

Diante disso, podemos refletir se, como cristãos, temos assumido nossa missão profética e como a temos vivenciado. Qual tem sido a nossa disposição em anunciar a palavra de Deus e vivenciá-la de forma firme e corajosa? Confiamos que não estamos sozinhos neste caminho? Se não contarmos com a ajuda de Deus nesta missão, nos sentiremos fracos e logo desistiremos

.Na segunda leitura (Filipenses 2, 6-11), São Paulo fala à comunidade de Filipos pela qual ele tinha muita consideração. Esta comunidade era bastante ativa, colaborava e apoiava a Igreja de Jerusalém, porém, faltava-lhe ainda compreender e praticar virtudes tais como o desprendimento, a simplicidade e a humildade. Neste contexto situa-se a mensagem de Paulo, justamente enfocando a trajetória existencial de Jesus calcada nos valores acima descritos.

Podemos destacar que Jesus, apesar de sua condição divina, não assume nenhuma atitude de soberba ou arrogância, pelo contrário, aceitou fazer-se homem revelando profundo despojamento e humildade em suas ações. E o fez com qual objetivo? Para revelar à humanidade o Ser e o Amor do Pai. Em outras palavras, obedeceu fielmente à vontade do Pai e dedicou toda sua vida a serviço dos homens, para que estes se salvassem e tivessem vida plena e abundante.

E mais, para que tudo isso se cumprisse, Jesus sofreu perseguições, agressões e desprezo por parte de diferentes segmentos da comunidade onde vivia e ensinava, culminando em sua morte na cruz. Assim, nos ensinou a suprema lição do serviço, do amor radical e da entrega total da sua vida em benefício de toda humanidade.

É importante aqui destacarmos que o sofrimento e morte na cruz de Jesus não foi em vão nem significou um fracasso; ao contrário, Jesus Cristo ressuscitou e foi glorificado pelo Pai que o colocou como Senhor de toda terra, agora e sempre.

O Evangelho de Lucas (22,14 – 23,56), nos relata a paixão de Jesus com todos os acontecimentos e detalhes envolvidos nesse episódio. No início, temos o relato da última Ceia, quando Jesus faz questão de compartilhar com seus discípulos o pão e o vinho, prenunciando seu sacrifício e morte; ao dizer “fazei isto em memória de Mim” Jesus quer nos ensinar que como discípulos, devemos não apenas celebrar o ritual da última ceia como uma memória e, sobretudo, seguir o seu exemplo e, repetindo a sua entrega através da doação total da vida por amor.

A morte de Jesus tem que ser entendida no contexto daquilo que foi a sua vida. Desde cedo, Jesus percebeu que o Pai O chamava a uma missão: anunciar a Boa Nova aos pobres, sarar os corações feridos, pôr em liberdade os oprimidos. Assim sendo, Jesus passou pelos caminhos da Palestina “fazendo o bem” e anunciando a proximidade de um mundo novo, de vida, de liberdade, de paz e de amor para todos. Ensinou que Deus era amor e que não excluía ninguém, nem mesmo os pecadores; todos os homens eram iguais perante Deus, merecendo o seu perdão. Por outro lado, Jesus denunciou as injustiças, a opressão e o egoísmo reinante em seu tempo: a sua proposta de vida entrou em choque com as autoridades políticas e dominantes da época que se sentiram incomodadas com a denúncia de Jesus pois perderiam o poder, o domínio sobre os mais fracos e seus privilégios. Por isso prenderam Jesus, condenaram-no e o pregaram na cruz.

Muitos pontos poderíamos levantar sobre a paixão de Jesus, mas gostaria de salientar a serenidade de Jesus durante todo o seu calvário. Em nenhum momento ele se desespera, embora passe por muitos sofrimentos e provações. Isto revela a profunda consciência de sua missão e seu compromisso junto ao Pai, que se concretiza pelo seguimento do caminho do Amor e da compaixão. Em diversos momentos Jesus faz orações, revelando a necessidade de buscar energia e forças junto ao Pai. Demonstra assim, fé e esperança naquele que o acolhe com misericórdia.

Por diversas vezes, mesmo sofrendo agressões e humilhações, Jesus se dirige a outras pessoas com atitudes de compaixão: cura o criado ferido pela espada de Pedro, consola as mulheres aflitas, pede que Deus perdoe seus algozes pois eles não sabem o que fazem. Temos assim o mais belo exemplo a seguir e a guiar nossos passos!  

Amar como Jesus é viver a partir de uma dinâmica em que a morte não pode vencer: o amor gera vida nova e introduz em nós os dinamismos da ressurreição.

Sandra Yazaki
Leiga Assunção

Leia Mais

Sexto Domingo da Páscoa 05 de maio de 2024

“Que vos ameis uns aos outros, como EU vos amei” As três leituras deste

QUARTO DOMINGO DE PASCOA 21 DE ABRIL DE 2024

Ouvir Jesus, o Bom Pastor, e deixarmos conduzir por Ele. No tempo pascal recordamos

3º DOMINGO DA PÁSCOA 14 de abril 2024

“DEUS O RESSUSCITOU E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS” Celebramos o tempo da Páscoa, a maior

SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR

Crer no Ressuscitado e viver a misericórdia no seio da comunidade O Segundo Domingo

DOMINGO DA PÁSCOA NA RESSURREIÇÃO DO SENHOR 31 de Março 2024

ALELUIA! A VIDA VENCEU A MORTE! Neste Domingo da Páscoa, celebramos a Ressurreição do

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *