PEDIR, DURANTE ESTE TEMPO, A VINDA DO REINO DE JESUS CRISTO
Nós entramos no tempo do Advento. Toda a Liturgia romana é plena de apelos, de desejo do Messias e de sua vinda. Este tempo, é apenas a comemoração, a lembrança da longa espera de quatro mil anos, durante os quais os patriarcas e profetas clamavam com ardente desejo por Aquele que devia vir dar ao mundo uma Lei perfeita, toda de amor? É bem isso, mas não é tudo.
Quando a Igreja coloca em nossos lábios o apelo a Jesus Cristo, não é somente para nos recordar o dos tempos antigos, mas é sobretudo, para nos estimular a desejar a vinda de Jesus Cristo em nós. Vocês sabem esta palavra tão cara a Assunção; a petição do Pai Nosso, que repetimos a cada dia; ”Venha a nós o vosso Reino”. É justamente neste tempo que devemos pedir a Deus que seu Reino venha…
Eu diria primeiramente seu reino social. Talvez, jamais o reino de Deus esteve tão desconhecido como agora. Apesar de tudo, não é o momento de se desencorajar. Vejam os Santos; apesar das dificuldades dos tempos em que eles viveram, jamais se desencorajaram. Jamais eles deixaram de pedir a vinda do Reino de Deus, que seu nome seja respeitado, que Ele seja adorado, que o Evangelho triunfe no mundo… É preciso nunca deixar de pedir este Reino universal e social do Senhor, por mais triste que seja a vida lá fora…
Durante as perseguições dos primeiros séculos, a Igreja parecia afogada no sangue; entretanto, cada um dos mártires pedia e esperava a conversão do mundo pagão e o triunfo da Igreja.
É preciso, pois, não deixar de pedir o reino de Deus, mesmo num tempo como o nosso, em que a insolência da negação parece subir até Deus e lhe dizer: “Tu não existes, não te reconheço, eu me coloco em teu lugar”. Acredita-se ouvir novamente estas palavras que o Espírito Santo colocou nos lábios de Davi: “o insensato diz em seu coração: “não há Deus”(Sl.13). Não é apenas em seus corações que eles o dizem. É em tudo; nas suas leis e instituições. Eles passarão, como diz Nosso Senhor:” O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão”. Convém, pois aos fiéis, pedir a Deus que seu Reino se estabeleça neste mundo.
É preciso pedir este Reino com ardente desejo e dizer a Nosso Senhor: ”Vem, com sua doçura que converte, com sua força que subjuga. Vem com todo o encanto de sua sabedoria e de sua beleza. Vem com o esplendor de sua doutrina e de sua verdade. Vem, ilumina o mundo. Vem e salva-nos.”
Há um outro ponto de vista em que devemos pedir a vinda de Nosso Senhor….Certamente, nosso Senhor reina em nós e dizemos de todo nosso coração, que Ele é nosso Deus, nosso Senhor, nosso Rei.
Será que seu Reino está realmente estabelecido em nós?Quem não sente que ainda há em si algo a acrescentar nesse reinado de nosso Senhor?…É preciso pedir que mais e mais nós realizemos esta palavra de São João Batista:”Que Ele cresça e que eu diminua”….
Coloquemo-nos durante este tempo do Advento, num grande fervor de desejo, de fé, de oração. Este ardor penetrará nossa ação e a tornará ainda mais poderosa….
Instruções de Santa Maria Eugenia as irmãs em dezembro de 1882
Irmã Ana Maria de Oliveira
Itapaci Goiás