5° Domingo da Quaresma 17/03/2024

Se o Grão de Trigo Morrer, Produzirá Frutos!

Estamos no Quinto Domingo da Quaresma, tempo propício a reflexões e conversões. A Campanha da Fraternidade, que este ano completa sessenta anos de sua edição, apresenta um tema sugestivo para a caminhada quaresmal: Fraternidade e Amizade Social, com o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8).

Esse tema nos remete a por em prática conhecimentos anteriores que será de bom grado relembrar e atualizar nossas perspectivas de primeiro Ver, – para entender as situações que geram inimizades, fome, vícios depredativos e tantas outras violências.

A segunda perspectiva Iluminar – ver com profundidade e entender as relações humanas, a necessidade de fazer aliança, como nos lembra na primeira leitura (Jr 31, 31-34), com o formato de uma nova aliança onde acredita na conscientização, na passagem que coloca: “Não será mais necessário ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo: ‘Conhece o Senhor’! Todos me reconhecerão, do menos ao maior deles, diz o Senhor, pois perdoarei sua maldade e não lembrarei o seu pecado”.

Esse olhar nos aproxima do evangelho, da vida de Jesus Cristo. O terceiro é o Agir – ainda lembrando a proposta quaresmal, o evangelho de hoje (Jo 12,26) nos alarga horizontes com duas grandes ações, a primeira quando Jesus diz: …” Em verdade, em verdade nos digo: Se o grão de trigo cai na terra não morre, ele continua sendo só um grão de trigo; mas se morre, então produz fruto”.

Então, a nossa ação tem que ser definida em: o que fazer, onde fazer, para que fazer e para quem fazer.

Ainda pensando no trigo, precisamos preparar a terra, remover os obstáculos, adubar a terra onde a semente morrerá, mas será regada e cuidada para brotar, dar frutos que servirão de alimentos para muitos e que poderão ser compartilhados com os irmãos.

A amizade social nos propõe viver uma solidariedade e uma vida amorosa, fazer a experiência do amor de Cristo de forma fraternal.

O segundo momento é quando Jesus sente-se angustiado mas consciente de sua missão. Ele se compara ao grão de trigo que ao ser plantado brota frutos e são esses frutos exemplos de vida eterna. Jesus nos indica com a sua vida, com seu exemplo, o caminho que devemos seguir.

Santa Maria Eugênia disse: “É preciso sentir o peso da terra e buscar nossa passagem”. E nesse pensamento vemos que a semente para brotar descobre sua passagem para se tornar visível e florescer, dar frutos e fortalecer a humanidade. 

Quanta beleza divina! A natureza demonstra nessa criação, que a mãe terra propicia o cio, e o ser humano torna-se necessário na contribuição dessa fecundação e na responsabilidade para tornar a vida mais justa e fraterna, seguindo o exemplo de Jesus Cristo.


Socorro Sales –  Assunção Juntos – Brasília 

Leia Mais

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR 12 de maio de 2024

A solenidade que celebramos hoje nos revela que Jesus concluiu sua missão e foi

Sexto Domingo da Páscoa 05 de maio de 2024

“Que vos ameis uns aos outros, como EU vos amei” As três leituras deste

QUARTO DOMINGO DE PASCOA 21 DE ABRIL DE 2024

Ouvir Jesus, o Bom Pastor, e deixarmos conduzir por Ele. No tempo pascal recordamos

3º DOMINGO DA PÁSCOA 14 de abril 2024

“DEUS O RESSUSCITOU E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS” Celebramos o tempo da Páscoa, a maior

SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR

Crer no Ressuscitado e viver a misericórdia no seio da comunidade O Segundo Domingo

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *