JESUS CRISTO: MEU CAMINHO E MINHA VIDA

Depois das alegrias das festas de Natal, Epifania e Batismo de Jesus, estamos no início de um novo ano. Momento de repensar nossas comunidades, nossas famílias, nossos contatos, nossa ação pessoal e nossa Missão. Ou vamos deixar tudo como antes?

Parece que é o momento de, diante da situação em que nos encontramos – pandemia, dores, tristezas, trabalhos – a exemplo de Santa Maria Eugênia e seguindo seus passos fazer alguma resolução, tomar decisões, mudanças.

Vamos ler o que Santa Maria Eugênia propôs para ela no ano de 1862 e agora nos conta:

“Quero, neste ano, trabalhar seriamente para a perfeição, sem ilusão, sem “se”, sem “mas”, sem reservas, com toda a seriedade de minha alma e em tudo quanto seja da vontade de Deus. Para isso Jesus Cristo que é meu fim, é também meu meio. Eis todo o meu retiro.

Jesus Cristo é meu meio. Voltar aí sempre, sobretudo nos momentos de impotência, nas tristezas, nas impaciências, nas covardias. Isso é o primeiro que necessito. É aí que devo jogar minha alma e haurir toda a minha força, meus alívios e todas minhas esperanças.

Minha perfeição é ainda Jesus Cristo. Ir por Jesus Cristo a Jesus Cristo, isso é toda a minha vida, para que seja como Deus quer.

Pronuncio essas palavras com santo respeito, adoro essa condescendência infinita, mas não quero que o respeito e a adoração virem dúvida e temor.

É assim: Jesus Cristo é o meu caminho bem como minha vida, ele me deu tudo o que ele é, e não há hora em que não queira me ver utilizar seus méritos, suas virtudes, seus pensamentos, suas orações, sua força, seu coração para suprir minhas infinitas falhas. Ó meu Mestre e meu Deus, poderíamos acreditar nisso, se você não o houvesse dito e sob pena de lhe ofender, deixássemos de acreditar. Você é meu meio. Faça com que minha alma se sirva sempre de você para vencer-se, para se humilhar, para se desprender do mais íntimo e de tudo quanto por fraqueza, a escravizou. Com você e por você, o que há de difícil?

E que vida teria, se eu pudesse ir de você a você, ver você em tudo, na minha família, nos meus irmãos, irmãs, no meu trabalho, nos meus contatos, ao meu lado, dentro de mim e fora! Que vida santa e feliz seria, se eu a souber levar.
Somente compreendo bem, tenho que renunciar a tudo, deixar cair tudo o que não é de Deus ou por Deus, nada guardar de meu passado, de meu presente, nem de mim mesma. Oh! Como necessito pedir, sem cessar, o socorro de Deus para desejá-lo com vontade sincera e me manter nele.”

Esse tempo de pandemia nos deu ocasião para rever e repensar nossa vida. Será que, como Santa Maria Eugenia, temos agora coragem de colocar Jesus como centro e meio de nossas vidas? Tê-lo como o fim de nossa caminhada?”

Irmã Nair de Oliveira

Leia Mais

FOTOS ANTIGAS

Sentada no sofá, vendo um álbum de fotos antigas, a mãe ia explicando ao

GUERRAS, ATÉ QUANDO?…

Quem lê jornais ou assiste aos noticiários pela televisão ou na internet só pode

MEDALHA, SIM!

Quem não se maravilhou ao assistir às Olimpíadas pela televisão? Desde a cerimônia de

MEDALHA DE OURO

Muitos de nós certamente nos maravilhamos assistindo à cerimônia de abertura das Olimpíadas há

QUE CAPÍTULO?

“Esta lição está muito difícil….” A menina se queixava baixinho. A mãe, que estava

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *