PEDIR, DURANTE ESTE TEMPO, A VINDA DO REINO DE JESUS CRISTO

Nós entramos no tempo do Advento. Toda a Liturgia romana é plena de apelos, de desejo do Messias e de sua vinda. Este tempo, é apenas a comemoração, a lembrança da longa espera de quatro mil anos, durante os quais os patriarcas e profetas clamavam com ardente desejo por Aquele que devia vir dar ao mundo uma Lei perfeita, toda de amor? É bem isso, mas não é tudo.

 
Quando a Igreja coloca em nossos lábios o apelo a Jesus Cristo, não é somente para nos recordar o dos tempos antigos, mas é sobretudo, para nos estimular a desejar a vinda de Jesus Cristo em nós. Vocês sabem esta palavra tão cara a Assunção; a petição do Pai Nosso, que repetimos a cada dia; ”Venha a nós o vosso Reino”. É justamente neste tempo que devemos pedir a Deus que seu Reino venha…


Eu diria primeiramente seu reino social. Talvez, jamais o reino de Deus esteve tão desconhecido como agora. Apesar de tudo, não é o momento de se desencorajar. Vejam os Santos; apesar das dificuldades dos tempos em que eles viveram, jamais se desencorajaram. Jamais eles deixaram de pedir a vinda do Reino de Deus, que seu nome seja respeitado, que Ele seja adorado, que o Evangelho triunfe no mundo… É preciso nunca deixar de pedir este Reino universal e social do Senhor, por mais triste que seja a vida lá fora…


Durante as perseguições dos primeiros séculos, a Igreja parecia afogada no sangue; entretanto, cada um dos mártires pedia e esperava a conversão do mundo pagão e o triunfo da Igreja.


É preciso, pois, não deixar de pedir o reino de Deus, mesmo num tempo como o nosso, em que a insolência da negação parece subir até Deus e lhe dizer: “Tu não existes, não te reconheço, eu me coloco em teu lugar”. Acredita-se ouvir novamente estas palavras que o Espírito Santo colocou nos lábios de Davi: “o insensato diz em seu coração: “não há Deus”(Sl.13). Não é apenas em seus corações que eles o dizem. É em tudo; nas suas leis e instituições. Eles passarão, como diz Nosso Senhor:” O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão”. Convém, pois aos fiéis, pedir a Deus que seu Reino se estabeleça neste mundo.


É preciso pedir este Reino com ardente desejo e dizer a Nosso Senhor: ”Vem, com sua doçura que converte, com sua força que subjuga. Vem com todo o encanto de sua sabedoria e de sua beleza. Vem com o esplendor de sua doutrina e de sua verdade. Vem, ilumina o mundo. Vem e salva-nos.”


Há um outro ponto de vista em que devemos pedir a vinda de Nosso Senhor….Certamente, nosso Senhor reina em nós e dizemos de todo nosso coração, que Ele é nosso Deus, nosso Senhor, nosso Rei.


Será que seu Reino está realmente estabelecido em nós?Quem não sente que ainda há em si algo a acrescentar nesse reinado de nosso Senhor?…É preciso pedir que mais e mais nós realizemos esta palavra de São João Batista:”Que Ele cresça e que eu diminua”….


Coloquemo-nos durante este tempo do Advento, num grande fervor de desejo, de fé, de oração. Este ardor penetrará nossa ação e a tornará ainda mais poderosa….

Instruções de Santa Maria Eugenia as irmãs em dezembro de  1882

Irmã Ana Maria de Oliveira 

Itapaci Goiás 

Leia Mais

32º Domingo do tempo comum

10 de Novembro 2024 “O que Deus espera de nós” Neste domingo a liturgia

SOLENIDADE TODOS OS SANTOS

DOMINGO 03 DE NOVEMBRO 2024 Deus nos chama à santidade e nossa resposta é

30º DOMINGO DO TEMPO COMUM

“Soltai brados de alegria….O Senhor salvou seu povo.” A liturgia deste domingo é um

28º Domingo do Tempo Comum

ESPLENDOR QUE NÃO SE APAGA Estamos já quase no final do ano litúrgico. Sim,

26º DOMINGO DO TEMPO COMUM

29 de setembro de 2024 “Não o impeçais, pois quem não está contra nós,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *