28º DOMINGO DO TEMPO COMUM 2021

A liturgia de hoje apresenta três textos da Palavra de Deus que, como diz a Carta aos Hebreus:

“A palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. Não há criatura que escapa de seu olhar. Tudo é claro e descoberto aos olhos daquele a quem devemos prestar contas. “

PRIMEIRA LEITURA: Livro da Sabedoria: 7, 7-11

SALMO RESPONSORIAL: Salmo 89, 12-13.14-15. 16-17

  1. Saciai-nos, ó Senhor, com vosso amor, e exultaremos de alegria.

SEGUNDA LEITURA: Carta a Hebreus 4, 12-13

EVANGELHO: Marcos 10, 17-30

A sabedoria é a arte de viver bem. Isso nos dá o conhecimento correto de Deus e de nós mesmos… É o que Deus vê e o que Deus deseja. É a arte de viver segundo esse ver e querer de Deus: é a arte de olhar, apreciar, saborear, viver e usar as coisas; e é a arte de se conduzir de acordo com a vontade de Deus. É a arte de alcançar o fim último, que é ele mesmo. Naturalmente este conhecimento, um DOM de Deus é uma verdadeira riqueza

O Papa Francisco comenta este Evangelho dizendo: “O Evangelho de hoje está dividido em três cenas, marcadas por três olhares de Jesus.

A primeira cena apresenta o encontro entre o Mestre e uma pessoa que — segundo o trecho paralelo de Mateus — é identificado como «jovem». Jesus lhe dirige o olhar, um olhar intenso, repleto de ternura e carinho. Assim diz o Evangelho: «Fixou nele o olhar, amou-o» (v. 21). Compreendeu que era um jovem bom… Mas Jesus entende também qual é o ponto seu fraco, e apresenta-lhe uma proposta concreta: distribuir todos os seus bens aos pobres e segui-lo. No entanto, aquele jovem tem um coração dividido entre dois senhores: Deus e o dinheiro, e por isso vai embora entristecido. Isto demonstra que fé e apego às riquezas não podem conviver. Assim, no fim, o impulso inicial do jovem dilui-se na infelicidade de um seguimento naufragado.

Na segunda cena, o evangelista foca o olhar de Jesus, e desta vez trata-se de um olhar pensativo, de admoestação: «Olhando ao seu redor, disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrarem no Reino de Deus!”» (v. 23). Diante da admiração dos seus discípulos, que se interrogavam: «Então, quem pode salvar-se?» (v. 26), Jesus responde com um olhar de encorajamento — é o terceiro olhar — e diz: sim, a salvação é «impossível para os homens, mas não para Deus!» (v. 27)… Em verdade vos digo: quem deixa tudo para me seguir, terá a vida eterna no futuro e o cêntuplo já no presente (cf. vv. 29-30).

O jovem não se deixou conquistar pelo olhar de amor de Jesus… O Senhor pede-nos que nos desapeguemos destas falsas riquezas para entrar na vida verdadeira, na vida plena, autêntica, luminosa”.

Santa Maria Eugênia se expressa dizendo: “Depois de estudar Jesus Cristo, a alma deve estar atenta a Ele… não podemos conhecer Nosso Senhor se só tivermos conhecimento intelectual ou conceitos teológicos, sem amar a atenção à pessoa que queremos amar”.  “Depois de conhecer… é preciso esvaziar-se de tudo o que não está em conformidade com Ele ” (10 de março de 1878)

LUCÍA DEL CARLO
PUERTO IGUAZÚ ARGENTINA

Leia Mais

SOLENIDADE DE PENTECOSTES 19 de Maio de 2024

“COMO O PAI ME ENVIOU, ASSIM EU VOS ENVIO” Neste domingo, estamos celebrando a

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR 12 de maio de 2024

A solenidade que celebramos hoje nos revela que Jesus concluiu sua missão e foi

Sexto Domingo da Páscoa 05 de maio de 2024

“Que vos ameis uns aos outros, como EU vos amei” As três leituras deste

QUARTO DOMINGO DE PASCOA 21 DE ABRIL DE 2024

Ouvir Jesus, o Bom Pastor, e deixarmos conduzir por Ele. No tempo pascal recordamos

3º DOMINGO DA PÁSCOA 14 de abril 2024

“DEUS O RESSUSCITOU E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS” Celebramos o tempo da Páscoa, a maior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *