28º DOMINGO DO TEMPO COMUM 2021

A liturgia de hoje apresenta três textos da Palavra de Deus que, como diz a Carta aos Hebreus:

“A palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. Não há criatura que escapa de seu olhar. Tudo é claro e descoberto aos olhos daquele a quem devemos prestar contas. “

PRIMEIRA LEITURA: Livro da Sabedoria: 7, 7-11

SALMO RESPONSORIAL: Salmo 89, 12-13.14-15. 16-17

  1. Saciai-nos, ó Senhor, com vosso amor, e exultaremos de alegria.

SEGUNDA LEITURA: Carta a Hebreus 4, 12-13

EVANGELHO: Marcos 10, 17-30

A sabedoria é a arte de viver bem. Isso nos dá o conhecimento correto de Deus e de nós mesmos… É o que Deus vê e o que Deus deseja. É a arte de viver segundo esse ver e querer de Deus: é a arte de olhar, apreciar, saborear, viver e usar as coisas; e é a arte de se conduzir de acordo com a vontade de Deus. É a arte de alcançar o fim último, que é ele mesmo. Naturalmente este conhecimento, um DOM de Deus é uma verdadeira riqueza

O Papa Francisco comenta este Evangelho dizendo: “O Evangelho de hoje está dividido em três cenas, marcadas por três olhares de Jesus.

A primeira cena apresenta o encontro entre o Mestre e uma pessoa que — segundo o trecho paralelo de Mateus — é identificado como «jovem». Jesus lhe dirige o olhar, um olhar intenso, repleto de ternura e carinho. Assim diz o Evangelho: «Fixou nele o olhar, amou-o» (v. 21). Compreendeu que era um jovem bom… Mas Jesus entende também qual é o ponto seu fraco, e apresenta-lhe uma proposta concreta: distribuir todos os seus bens aos pobres e segui-lo. No entanto, aquele jovem tem um coração dividido entre dois senhores: Deus e o dinheiro, e por isso vai embora entristecido. Isto demonstra que fé e apego às riquezas não podem conviver. Assim, no fim, o impulso inicial do jovem dilui-se na infelicidade de um seguimento naufragado.

Na segunda cena, o evangelista foca o olhar de Jesus, e desta vez trata-se de um olhar pensativo, de admoestação: «Olhando ao seu redor, disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrarem no Reino de Deus!”» (v. 23). Diante da admiração dos seus discípulos, que se interrogavam: «Então, quem pode salvar-se?» (v. 26), Jesus responde com um olhar de encorajamento — é o terceiro olhar — e diz: sim, a salvação é «impossível para os homens, mas não para Deus!» (v. 27)… Em verdade vos digo: quem deixa tudo para me seguir, terá a vida eterna no futuro e o cêntuplo já no presente (cf. vv. 29-30).

O jovem não se deixou conquistar pelo olhar de amor de Jesus… O Senhor pede-nos que nos desapeguemos destas falsas riquezas para entrar na vida verdadeira, na vida plena, autêntica, luminosa”.

Santa Maria Eugênia se expressa dizendo: “Depois de estudar Jesus Cristo, a alma deve estar atenta a Ele… não podemos conhecer Nosso Senhor se só tivermos conhecimento intelectual ou conceitos teológicos, sem amar a atenção à pessoa que queremos amar”.  “Depois de conhecer… é preciso esvaziar-se de tudo o que não está em conformidade com Ele ” (10 de março de 1878)

LUCÍA DEL CARLO
PUERTO IGUAZÚ ARGENTINA

Leia Mais

QUARTO DOMINGO DE PASCOA 21 DE ABRIL DE 2024

Ouvir Jesus, o Bom Pastor, e deixarmos conduzir por Ele. No tempo pascal recordamos

3º DOMINGO DA PÁSCOA 14 de abril 2024

“DEUS O RESSUSCITOU E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS” Celebramos o tempo da Páscoa, a maior

SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR

Crer no Ressuscitado e viver a misericórdia no seio da comunidade O Segundo Domingo

DOMINGO DA PÁSCOA NA RESSURREIÇÃO DO SENHOR 31 de Março 2024

ALELUIA! A VIDA VENCEU A MORTE! Neste Domingo da Páscoa, celebramos a Ressurreição do

Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor 24 de março de 2024

“Sereno e Forte” Estamos no último domingo da quaresma e a profunda liturgia de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *