27º DOMINGO DO TEMPO COMUM 2021

“JESUS CRISTO É MISSÃO”

O mês de outubro, dedicado às missões, tem como tema “Jesus Cristo é missão” e o lema “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20).

Que a reflexão deste domingo nos inspire, como Igreja, a tornar consistente o diálogo e o amor entre as pessoas sejam crianças, homens ou mulheres; todos nós recebemos o chamado para superar preconceitos e atitudes de dominação

A primeira leitura (Gn 2,4b-3,24) é um relato da criação, de tradição Javista, provavelmente um texto do século X a.C., época de Salomão. Tem finalidade teológica, passando a mensagem de que Deus está na origem da vida. Como uma catequese, estes textos usam elementos simbólicos e literários. Importante guardar a mensagem de que a solidão permanente não é boa.  Somos felizes só quando estamos na companhia dos outros, vivendo em comunhão, complementariedade, igualdade e unidade.

Na segunda leitura (Hb 2,9-11) é confirmada a ideia de que Deus é origem e fim de todas as coisas. Esta carta pode ter sido escrita no ano 70, quando foram destruídos o Templo e a cidade de Jerusalém. Trata-se de uma pregação escrita, um sermão cristão, uma homilia. Ela não foi escrita por Paulo, embora seja muitas vezes atribuída a ele.

As comunidades cristãs estão atravessando um momento delicado, difícil e de perseguição. Devido a isto alguns estão desanimados e se deixando influenciar por outras doutrinas que não estão de acordo com a fé recebida dos apóstolos. A finalidade deste sermão é ajudar todos a crescerem na fé alicerçada em Deus, o criador de tudo.

No evangelho (Mc 10, 2-16) temos dois relatos significativos: um sobre a mulher e o outro sobre a criança. Passa-se por volta dos anos 30, onde o sistema patriarcal predominava na Galileia. Apresenta Jesus continuando seu caminho para Jerusalém; Jesus discute com os fariseus que se aproximaram; isto porque estes, apegados à lei, se achavam os únicos sabedores e intérpretes da vontade Deus.

O motivo de controvérsia são os critérios para que um homem se divorcie de sua mulher. Nesta época duas escolas rabínicas e suas tendências eram conhecidas. A Escola de Hillel ensinava que era permitido se divorciar da mulher por motivos banais e a Escola de Shammai por motivos mais sérios e graves. Enfim, a mulher não podia nem sequer levantar a voz para se defender em ocasião nenhuma.

Ao ser interrogado – “pode um homem repudiar a sua mulher?” – Jesus responde com outra pergunta relativa ao passado: “O que vos ordenou Moisés”? Jesus demonstra não estar de acordo com esta lei. Na união mulher e varão – homem e mulher – Deus queria que se tornassem “uma só carne”, para viver no amor, numa vida toda de comunhão e total dignidade: “o que Deus uniu que o homem não separe”; Jesus espera e pede aos varões que renunciem à sua “dureza de coração”. Essa “dureza” que deve ser transformada e traduzida hoje por atitudes de justiça, igualdade, solidariedade em relação às mulheres; não cabem mais atitudes e comportamentos onde impere o machismo.

Ainda hoje a realidade de muitas mulheres é difícil. No Brasil, em 2020, a cada dia, cinco mulheres foram assassinadas ou vítimas de violência. Simplesmente por serem mulheres. Os desafios continuam presentes e felizmente podemos agradecer que os avanços também. Mas não dá para recuar, é preciso continuar clamando: Não desistam! Continuem lutando para ocupar lugares dignos e de direito na Igreja e na sociedade! Não se calem! Denunciem qualquer forma de abuso e opressão!

Marcos traz de novo outra passagem que faz parte da realidade das crianças desse tempo, quando querem aproximar crianças de Jesus e estas são impedidas pelos discípulos. Isso causa a ira de Jesus que os repreende. O motivo? Assim como as mulheres, as crianças não contavam, não tinham importância. Estavam junto com a mãe em constante impureza legal e quem as tocasse também ficaria impuro. O cuidado com Jesus pode ter sido o motivo, pois os discípulos queriam evitar a contaminação. Pode ter acontecido que o pensamento deles era o mesmo da época: criança não produz, perturba, incomoda e atrapalharia o próprio Jesus durante seus ensinamentos.

A reação de Jesus é imediata, dizendo: “Deixai as crianças virem a mim, pois a elas pertence o Reino dos céus”. Os discípulos não entendem a proposta do Reino. Eles, e nós hoje, somos chamados a uma mudança de mentalidade e para isto é necessário mudar de atitude. Pois para Jesus o Reino é dos simples e humildes. E atitudes concretas em vista do anuncio do Reino, missão de todos nós, são de acolhida, respeito, inclusão, anuncio, igualdade, companheirismo, promoção, dignidade.

São frequentes as atitudes e comportamentos mesquinhos, discriminatórios, negação de direitos e de acolhida; faltam políticas públicas em relação às mulheres, crianças, pobres, negros, doentes, nações indígenas, etc. Até mesmo dentro de nossa igreja isso acontece. O que está sendo feito para mudar esta realidade ainda hoje presente entre nós? O que você faz para superar esta triste realidade?

Uma pesquisa realizada ano passado mostrou que no Brasil existem cerca de 70 mil crianças em situação de rua; só em São Paulo existem cerca de 1800 invisíveis aos olhos de muitos. Com certeza você já visualizou esta realidade na esquina de sua casa, indo para o trabalho, para escola ou para a igreja. E qual deve ser a sua atitude? A mesma de Jesus!

É possível perceber e dar graças a Deus por todo o bem que é feito diariamente por muitas pessoas neste campo de missão. Sigamos também nós os ensinamentos de nosso mestre Jesus. Foi um incansável missionário indo ao encontro de todos e anunciando o reinado de Deus; temos esta mesma tarefa, o que nos une é o mesmo amor. Somos convidados a sermos todos missionários, anunciadores, profetas e profetisas do Reino onde são escolhidos e acolhidos todos os que lutam pela superação de preconceitos, banindo atitudes e todas as formas de rejeição.

Acolhamos algumas palavras de uma grande mulher que fez a diferença na vida de muitos: Santa Maria Eugênia. Ela acreditou e lutou para transformar esta realidade. Deixou-nos sua profissão de fé dizendo:

“Creio que Jesus Cristo traz uma libertação que transforma a sociedade”.

“Creio em uma sociedade verdadeiramente cristã”.

“Creio que vontade de Deus é um estado social em que nenhuma pessoa tenha que sofrer a opressão de outra…”

“Creio em Deus reinando nas inteligências, nas vontades de todas as mulheres e de todos os homens”.

 “Creio que estamos nesta terra para trabalhar pela vinda do Reino de Deus em nós e no próximo”.

“Creio que cada pessoa tem uma missão sobre a terra”. “Creio que a terra é um lugar de glória para Deus”. Amém.

IR. MARISTELA CORRÊIA COSTA RA
ITAPURANGA – GO

Leia Mais

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR 12 de maio de 2024

A solenidade que celebramos hoje nos revela que Jesus concluiu sua missão e foi

Sexto Domingo da Páscoa 05 de maio de 2024

“Que vos ameis uns aos outros, como EU vos amei” As três leituras deste

QUARTO DOMINGO DE PASCOA 21 DE ABRIL DE 2024

Ouvir Jesus, o Bom Pastor, e deixarmos conduzir por Ele. No tempo pascal recordamos

3º DOMINGO DA PÁSCOA 14 de abril 2024

“DEUS O RESSUSCITOU E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS” Celebramos o tempo da Páscoa, a maior

SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR

Crer no Ressuscitado e viver a misericórdia no seio da comunidade O Segundo Domingo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *