25° DOMINGO DO TEMPO COMUM 2021

No mês de setembro, Mês da Bíblia celebrado na Igreja do Brasil, somos convidados à luz das Sagradas Escrituras, a nos deixar ser conduzidos pela Palavra de Deus. Palavra que é libertadora das muitas amarras que nos impedem de ser o que queremos e devemos ser. E também a entender a vivência da palavra, o serviço, o anúncio da boa notícia de Jesus com características do Reinado de Deus que já começou: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).

As leituras desse domingo chamam nossa atenção para alguns valores que nos ajudam a viver de maneira comprometida: a humildade, o serviço gratuito, o respeito ao outro, a ternura, a compaixão e a misericórdia.

A Primeira Leitura é do livro da Sabedoria (Sb 2,12.17-20). Até o momento, não sabemos bem quem é seu autor, até porque podem ser vários autores. Ela relata para nós que o ímpio, o injusto e o prepotente são amigos da morte, do fracasso, da injustiça; estes não são amigos da vida, da benquerença, da fraternidade, do crescimento e do bem-estar do outro; ao contrario,  eles estão preocupados em praticar o mal, em ter vantagens à custa dos outros.

 Na Segunda Leitura, a Carta de São Tiago (Tg 3,16-4,3) vai dizer qual é a verdadeira religião. É aquela que ajuda a excluir de nossa vida tudo o que impede o ser humano, criatura de Deus, de ser livre. Livre de que? Da ganância, do desejo de ter e ser mais do que os outros, da maldade, da desordem, da roubalheira, da corrupção, da injustiça. Por quê? Porque somos chamados a ser construtores da paz, da ternura, da compaixão, da misericórdia, da bondade, da esperança. Somos chamados a ser construtores de pontes, construtores de unidade.

O Evangelho de hoje (Mc 9, 30-37). Jesus começa uma formação específica para o discipulado. No domingo passado ouvimos a pergunta: “Quem dizem os homens que eu sou?” EU SOU é o nome dado a Deus no primeiro testamento (Ex 3,14). Logo depois pergunta: “E para vocês, quem Eu SOU?”. Pedro faz uma belíssima profissão de fé: “Tu és o Messias, Tu és o Cristo”.

Vemos aqui que Jesus saiu com seus discípulos e pede que não contem a ninguém. Ele tem algo muito importante para a instrução do dia e não quer ser interrompido. Não é só uma comunicação. É instrução mesmo. Ele quer dar continuidade à formação da comunidade nascente, em vista da caminhada do discipulado e das futuras comunidades. O tempo urge e Jesus tem pressa em passar essas instruções aos seus. Quer fazer a vontade do Pai em toda a sua inteireza quer cumprir tudo “tintim por tintim”; para isso Ele foi enviado. A vontade do Pai é mais importante que tudo. É a vida que está em jogo e Jesus não quer perder nenhum dos que o Pai lhe deu.

Os sinais de vida que Jesus vem realizando incomoda demais os grandes, os poderosos e os egoístas de seu tempo. O bem lhes atrapalha. O mal lhes dá prazer. Ainda hoje sentimos isso. Não importa se 600 mil vidas foram ceifadas porque as vacinas não chegaram a tempo. Não importa os milhões de pessoas com fome, os 15 milhões sem trabalho. Para os donos do poder “isso vai passar.”

Mas voltemos ao ensinamento de Jesus. Jesus lhes diz: “o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, vai ser perseguido e morto, mas depois de três dias ressuscitará”. Os discípulos não entenderam nada. Pior, “tinham medo de perguntar”. Porque que tinham tanto medo? Já não estavam no terceiro ano de convivência e formação? Será que ainda não tinham compreendido nada?

Continuaram a caminhada. Atravessaram a Galileia e chegaram a Cafarnaum. Alguns dos discípulos eram de Cafarnaum. Já em “casa,” Jesus lhes pergunta: “Sobre o que vocês conversavam no caminho?”. Eles ficaram calados, pois estavam preocupados sobre quem seria o “maior.” Sentado com os Doze, Jesus, tenta fazê-los perceber que no seu Reinado não há trono nem coroa.  É um reinado de serviço gratuito do irmão. Que o mais importante se torne “servidor”. É um Reinado a partir da cruz, de uma entrega total à vontade do PAI. Não existe maior nem menor, não existe categorias. Existem pessoas, igualdade, fraternidade, serviço. 

A instrução de Jesus é acompanhada de gestos concretos de acolhida. A criança na sociedade patriarcal fazia parte dos não “contados”. Por isso Jesus a acolhe, abraça e acaricia. Para Jesus a criança tem valor. Na nossa sociedade, onde os direitos humanos são cada dia menos respeitados, precisamos nos despertar, nos socializar e entrar na luta para propor mudança, conversão de atitudes. A luta é de todos. Deixemos Jesus despertar nosso coração adormecido e assim ter atitudes ativas, transformadoras da nossa realidade. E não deixemos “que nenhum ser humano seja oprimido por outro”. (Santa Maria Eugênia).

Irmã Geralda do Carmo- RA
Itapuranga -Go

Leia Mais

SOLENIDADE DE PENTECOSTES 19 de Maio de 2024

“COMO O PAI ME ENVIOU, ASSIM EU VOS ENVIO” Neste domingo, estamos celebrando a

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR 12 de maio de 2024

A solenidade que celebramos hoje nos revela que Jesus concluiu sua missão e foi

Sexto Domingo da Páscoa 05 de maio de 2024

“Que vos ameis uns aos outros, como EU vos amei” As três leituras deste

QUARTO DOMINGO DE PASCOA 21 DE ABRIL DE 2024

Ouvir Jesus, o Bom Pastor, e deixarmos conduzir por Ele. No tempo pascal recordamos

3º DOMINGO DA PÁSCOA 14 de abril 2024

“DEUS O RESSUSCITOU E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS” Celebramos o tempo da Páscoa, a maior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *