5° DOMINGO DO TEMPO COMUM
05 DE FEVEREIRO 2023

Sois o sal da terra e a luz do mundo

A liturgia deste domingo nos convida a tomarmos Jesus como mestre e modelo para a nossa vida, somente assim conseguiremos através de nosso exemplo e com atitudes concretas ser luz para o mundo no qual estamos inseridos. 

Agir como Jesus agiu, sendo para o mundo aquilo que Jesus foi concretamente em sua época, nos faz agentes de transformação das situações de desumanização para situações de acolhida, nos faz ser sal para dar sabor à vida de todas as pessoas de boa vontade.

O Evangelho deste domingo, nos mostra que aquele que escuta a palavra de Jesus não pode se conformar com o mundo; deve iluminar as situações de morte e escuridão através de suas obras.
A primeira leitura (Is 58,7-10), tirada do livro do profeta Isaías, nos alerta para as verdadeiras práticas que agradam a Deus; somente seremos luz se nos voltarmos para a prática da Justiça. No versículo 6 (Is 58,6) que antecede a passagem que refletimos na liturgia de hoje ouvimos: “Por acaso o jejum que eu escolhi não é este: romper as amarras da injustiça, desfazer as correntes da canga, pôr em liberdade os oprimidos e despedaçar qualquer canga?

Nesse texto do livro de Isaias nos é apresentado o contexto de uma sociedade que sofre com a violência generalizada, com lideranças que não conseguem instruir a população; o que torna impossível viver uma vida pautada pelos ensinamentos de Deus.

Não é a falta de recursos que gera nesta sociedade a desigualdade e sim o uso egoísta e indevido dos bens por parte daqueles que deveriam zelar pelo bem do povo. A miséria tem como causa a transgressão e os crimes daqueles que não promovem a justiça ao não observarem a prática do direito.

Nessa situação, até mesmo a fé se torna uma ação equivocada, o relacionamento com Deus se torna uma atitude egoísta e contraditória. Por isso, Isaías nos alerta para as atitudes que de fato agradam a Deus e rompem com as amarras da iniquidade, libertando da escravidão os oprimidos.

Para agradar a Deus o povo é convidado a repartir o pão com os famintos, dar abrigo aos pobres, vestir aqueles que estão nus e não se esconder daqueles que nos necessitam (V.7).Agindo assim, Deus se voltará sobre o seu povo como luz que brilha e cura, rompendo as amarras da injustiça e restabelecendo a paz como princípio da dignidade humana.

A Primeira carta de São Paulo à comunidade dos Coríntios (1Cor 2,1-5), tem como pano de fundo mostrar que a verdadeira sabedoria provém de Deus e nos mostra, através do seu exemplo pessoal, que o nosso apoio nunca pode se fiar nas filosofias humanas, linguagens teóricas ou em qualquer outro meio que não venha a ser o poder de Deus, prefigurado no próprio Cristo Crucificado. 

Esta deve ser a mensagem de todo o discípulo de Cristo para todas as pessoas com as quais se encontrar; a “loucura da cruz” deve ser para nós o exemplo de vida a ser seguido.
Diante de uma comunidade que cultua os saberes humanos, seus mestres e suas filosofias, Paulo nos diz: “…não me apresentei a vós com o prestígio da palavra e da sabedoria para vos anunciar o mistério de Deus”. 

Em Deus devemos buscar a nossa força. Uma pessoa sem Deus não vai nos trazer a salvação. Paulo se apresenta fraco a esta comunidade e sem nenhuma persuasão, para que o poder de Deus pudesse através de seu Espírito iluminar toda a vida em comunidade. Quem os convenceu do seguimento de Jesus não foi nada nem ninguém a não ser o próprio Deus.

Para o cristão a cruz é o grande sinal de conhecimento, a cruz nos ensina a confiar plenamente no amor do Pai como Jesus confiou, entregando-se à morte na certeza da ressurreição.

Mateus é o Evangelista da luz, seu Evangelho (Mt 5,13-16) nos apresenta Jesus como a Luz de Deus para a Salvação do mundo; neste sentido o capítulo de hoje nos ensina que o discípulo de Jesus, que escuta e acolhe a palavra de seu mestre, deve ser protagonista desta palavra; ele mesmo é o reflexo desta luz nos lugares por onde passa. 

Não posso querer me auto edificar com os conhecimentos que obtive do mestre, preciso estar comprometido com a transformação do mundo, tornando-o mais parecido com o Reino sonhado por Jesus e prefigurado pelo profeta Isaías.

Por isso o Evangelista nos adverte logo “que somos o sal da terra. Se perdemos o nosso sabor, para que serviremos?”

Para ser sal, devo me parecer cada dia mais com o exemplo de Jesus: fazer da palavra um exemplo de transformação. Se não me comprometo com o exemplo de amor deixado pelo mestre corro o risco de perder o sabor, assim como na passagem do evangelho de hoje. Se o discípulo perde a sua essência, o que justamente o que o liga a Cristo, para que servirá a sua vida?

Somos a luz de Deus posta no mundo para fazer brilhar a sua justiça diante dos homens. E como isto se dará? O evangelista nos responde a que dizendo: “vendo vossas boas obras, eles glorificam vosso Pai que está nos céus”.

Seremos luz, se através de nosso compromisso com a transformação do mundo em um lugar mais justo e mais fraterno, conseguirmos exercer as boas obras do amor e da fraternidade.

A liturgia deste domingo nos convida a refletir. Para nós, cristãos, a fé não deve ser uma palavra morta. Palavra que sai sem vida de nossa boca não servirá para alertar aqueles que cada vez mais oprimem o mundo com sua insaciável loucura pelo poder.

A verdadeira fé que pode chocar o mundo no qual vivemos é aquela que contrapõe os valores capitalistas presentes em nossa sociedade. Nós, os cristãos, como Jesus o fez, colocamos os pequeninos e excluídos deste mundo nos primeiros lugares de nossa vida; os abandonados se tornam prioridade em nossas vidas; os famintos e os nus não continuarão sofrendo as injustiças deste sistema se os verdadeiros seguidores de Deus se lançarem, através de suas obras, na busca por um mundo mais humano e justo.

Agora, como poderemos ser este exemplo vivo da graça de Deus neste mundo?
Tendo a certeza de que nos deixamos levar pelo Cristo crucificado teremos a plena consciência de que é Deus que nos move, de que é Deus quem nos transfigura na figura do amor encarnado; a nossa vida é guiada pela vida e exemplo de nosso Mestre e Senhor.

Assim, seremos sal e luz para a transformação da sociedade. E nossas obras testemunharão o Deus que seguimos. O Cristão, como Jesus é luz do mundo, e não mais compactuará com atitudes de injustiça, de morte e de extermínio. E nós, iluminados por essa luz “gritaremos” ao menor sinal de desamor no mundo; e a existência da injustiça, da escravidão e da morte não prevalecerão.

E, como nossa fundadora Santa Maria Eugenia, possamos ser o sal da terra e a luz do mundo apontando os caminhos que levam ao Reino de Deus neste mundo de tantas contradições.

 

Autor: Ricardo Sebold Cois
Professor do Colégio Assunção – São Paulo.

Leia Mais

SOLENIDADE DE PENTECOSTES 19 de Maio de 2024

“COMO O PAI ME ENVIOU, ASSIM EU VOS ENVIO” Neste domingo, estamos celebrando a

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR 12 de maio de 2024

A solenidade que celebramos hoje nos revela que Jesus concluiu sua missão e foi

Sexto Domingo da Páscoa 05 de maio de 2024

“Que vos ameis uns aos outros, como EU vos amei” As três leituras deste

QUARTO DOMINGO DE PASCOA 21 DE ABRIL DE 2024

Ouvir Jesus, o Bom Pastor, e deixarmos conduzir por Ele. No tempo pascal recordamos

3º DOMINGO DA PÁSCOA 14 de abril 2024

“DEUS O RESSUSCITOU E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS” Celebramos o tempo da Páscoa, a maior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *