“É uma vida bela, uma vida muito bonita, vivida em plenitude. Maria Eugenia disse que é uma loucura não ser o que se é como máximo possível, ser uma religiosa a Assunção, é ter tudo: liberdade, alegria, fraternidade, partilha, desejo de trabalhar e construir juntos o reino de Deus é participação na vida da Igreja”.
Viver “o desafio da vida da comunidade é superar as diferenças” para construir alguma coisa juntos, é descobrir-se a si mesmo. A vida de oração, a consciência de trazer Cristo dentro de si mesmo, transcende o ser ao longo do tempo, faz esse amor crescer, o que traz a alegria de servir a Deus em todos os aspectos de sua existência. Um amor que dissipa o medo de avançar, que te empurra a se render a Cristo.
Este amor, este dom de Deus, coloca-o ao serviço dos outros. Na comunidade, mas também através da vida com todos, através do trabalho, da missão do educador, da escuta, da ajuda, do compartilhamento. O amor está no centro de tudo. Ele é o coração de uma vida de oração, ele é o coração de uma vida de ação. E esse duplo movimento de vida ativa e vida contemplativa é a própria essência da vida religiosa, que é uma atenção amorosa à presença de Deus a cada momento.
Ao continuar o curso de sua vida pessoal e profissional, a jovem que deseja conhecer melhor a Congregação, decide passar um tempo com as irmãs de uma comunidade. Ela é acompanhada para discernir para que Deus a chama. Tempo indeterminado.
Formação e enraizamento
A jovem vai para a comunidade do noviciado, atualmente em Belo Horizonte – MG. Vivendo entre outras irmãs e noviças, ela é formada em diferentes aspectos da vida religiosa (Regra de Vida, iniciação ao pensamento da fundadora Santa Maria Eugenia, etc.). Ela faz estágios de alguns meses em outras comunidades e ao final deste tempo pronuncia seus primeiros votos e recebe a Cruz da Congregação. O acompanhamento continua afim de que ela confirme o desejo de seguir esse caminho da vida. Tempo: Dois anos
Viver esse compromisso todos os dias
Enviada a uma comunidade, a jovem irmã continua a se formar e segue estudos teológicos. Além de seu apostolado, ela escolhe um mistério para estudar e meditar (por exemplo, a Encarnação, a Mãe de Deus, Jesus, o Cristo Rei). Tempo: Entre três e nove anos.
Releitura e renovação
A irmã vive um momento de releitura espiritual para renovar seu compromisso a Jesus Cristo. O que permite que ela progrida na unidade de sua vida (oração, atividades apostólicas) e para melhor compreender o carisma da Congregação. Após 15 anos de votos ela participará de uma sessão de formação com irmãs do mundo inteiro.
Se você deseja nos conhecer, tirar duvidas, entre em contato através do e-mail pvp.atlanticosul@gmail.com.
Como é a vida das irmãs?
Uma vez aceita para entrar no postulado, a jovem é enviada para viver em comunidade. Sua vida diária será a de uma Religiosa da Assunção e ela terá atribuições e missões variadas como a das outras irmãs. Ela continua sendo acompanhada para melhor ler os planos de Deus para seu
Compromisso
A jovem compromete toda a sua vida seguindo o Cristo na Congregação, ela se torna uma Religiosa da Assunção. Em seu coração, esses votos são perpétuos, mesmo que a Igreja peça por prudência que eles sejam temporários nesta fase de sua caminhada espiritual (três anos renováveis).
Viver esse compromisso todos os dias e para sempre.
A jovem irmã diz definitivamente sim para viver seguindo Cristo na Congregação. Ela escolhe uma Palavra de Deus para acompanhá-la durante toda a vida (ex: “Senhor, você sabe que eu te amo”, “Amém”” …). Acompanhada espiritualmente por toda a vida, ela faz um retiro de 8 dias uma vez por ano.
Endereço: Avenida L2 Norte 611 Módulo E – SGAN CEP70860-110 Brasília – DF
Desenvolvido por: Kartuno