“Esta lição está muito difícil….” A menina se queixava baixinho. A mãe, que estava lendo, sentada numa poltrona ali bem perto, tentou consolá-la dizendo: “Mas é só um capítulo que você precisa ler para responder ao questionário”. Nisto, um toque a fez se levantar, e atender à chamada. A menina parou o estudo e ficou prestando atenção à conversa da mãe. Uma frase chamou sua atenção: “Ah, as Irmãs já estão no Capítulo?” Quando a mãe voltou à poltrona, ela perguntou: “Mãe, as Irmãs não estão no capítulo que eu estou lendo… Em que capítulo elas estão?” “Não, filha, o Capítulo das Irmãs é outra coisa”. A menina continuou sem entender… A confusão esta armada…

Segundo o dicionário, o primeiro significado da palavre “capítulo” é “divisão de livro, lei, tratado, etc.” Falamos também do capítulo de uma novela, que é uma história que não lemos num livro, mas que assistimos na televisão. E podemos falar também de “capítulos” em nossa própria vida, que é uma História que não assistimos, mas que vivenciamos… Cada mudança que acontece em nossa vida, sobretudo as mudanças que trazem consequências mais profundas, podem ser consideradas como capítulos diferentes desta História que vamos tecendo dia a dia, ao longo dos anos.

Você já parou para pensar quantos capítulos tem sua vida até o momento de hoje? Se você saiu de uma cidade do interior para uma cidade grande, ou se mudou de um estado para o outro, cada uma destas mudanças pode ser considerada como o início de um novo capítulo em sua vida. De fato, neste novo lugar em que você passou a morar, outros personagens vão entrar em sua história pessoal: você vai conhecer e se relacionar com novas pessoas, fazer novas experiências, viver em ambientes diferentes… O cenário de nossa história muda também quando vivemos mudanças profundas: o casamento, por exemplo, ou o nascimento de um filho… São novos capítulos que começamos a escrever… O primeiro emprego, ou uma desilusão que nos leva a modificar o relacionamento com algumas pessoas pode ainda ser o início de um novo capítulo entre os vários que formam nossa vida… Há ainda os capítulos que começam bruscamente, sem se fazerem anunciar: uma doença que se manifesta, um acidente que acontece, a perda de uma pessoa querida…

A vida é algo que deve ser levado a sério. Devemos viver conscientemente, pois não somos folhas levadas pelo vento… É preciso assumir as escolhas que fazemos, as decisões que tomamos, os caminhos que escolhemos. Como cristãos e cristãs que somos, sabemos que Deus nos guia. Mas ele não nos empurra… Só iremos na direção que ele nos indicar se o quisermos, isto é, se nossa vontade se alinhar com o projeto que Deus tem para cada um e cada uma de nós. A este projeto de Deus sobre nossa vida chamamos “vocação”. Esta palavra indica que Deus chama, convida. Aceitar ou não este convite é algo que depende de nossa livre vontade. E a aceitação ou rejeição deste convite pode ser o momento de iniciar um novo capítulo em nossa vida.

Para tomarmos consciência do sentido pleno de nossa vida aos olhos de Deus, é bom analisar os diversos capítulos de nossa história pessoal. Faça um exercício de memória, e tente se lembrar dos diversos momentos de sua vida que foram “viradas de capítulo”, passagens de uma situação vivida a outra. Algumas destas memórias serão, certamente, alegres, mas outras podem ser tristes, difíceis…

Santa Maria Eugênia, nossa grande mestra espiritual, nos diz algo que pode ser iluminador neste exercício de memória. Ela nos diz: “Façamos de toda lembrança do passado um canto de ação de graças”. Reparem que ela diz “de toda lembrança do passado”. Não apenas das lembranças boas, alegres, divertidas, pelas quais é fácil agradecer a Deus. Ela diz com toda clareza: “de toda lembrança do passado”. Até mesmo aqueles capítulos de nossa vida que podem ter sido duros de viver, difíceis, sofridos, mesmo aqueles cuja lembrança não gostamos de retomar – mesmo estes devem se transformar em um canto de ação de graças.

São Paulo nos diz que “tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus”. As coisas boas e más que nos acontecem, as lembranças alegres e também as tristes que possamos ter – tudo pode ser transformado em “bem” para nós, que amamos a Deus. Mesmo os capítulos sombrios de nossa vida podem se transformar em um bem maior, dependendo de como os vivenciamos.

Mas voltemos à conversa do início deste texto, à conversa entre a mãe e sua filha. A resposta da mãe (“O Capítulo das Irmãs é outra coisa”) deixou a menina, e talvez muitos de nós, que estamos lendo este texto, em dúvida: mas então, o que é esta “outra coisa”?

Voltando ao dicionário, vemos que há um outro sentido para a palavra “capítulo”: ela pode significar também “assembleia eclesiástica para decidir determinado assunto”. Era com este sentido que a mãe falou do Capítulo das Irmãs. Sim, de fato, neste mês de julho, as Irmãs da Assunção, assim como representantes leigos dos diversos grupos de Assunção Juntos, estão reunidos em Capítulo na Casa Geral, em Paris.

De seis em seis anos, reúne-se o Capítulo Geral, com delegações de Irmãs e leigos de todas as Províncias da Congregação, que está presente em 35 países. Nesta reunião, faz-se uma avaliação da vida e ação das Irmãs nas diferentes realidades em que estão e traçam-se linhas gerais que marcarão a caminhada da Congregação. É também no Capítulo Geral que são eleitas as Irmãs que assumirão o governo geral da congregação: a superiora geral e quatro conselheiras, geralmente uma de cada continente em que a congregação está presente: Europa, América, África e Ásia. As linhas gerais, definidas pelo Capítulo Geral, serão depois assumidas concretamente nas diversas realidades através dos respectivos Capítulos Provinciais.

Assim, brincando com os dois sentidos da palavra, podemos dizer que o Capítulo Geral, que está acontecendo agora, marca um novo capítulo na vida da Assunção. As palavras-chave deste novo capítulo são: METANOIA (que quer dizer conversão, mudança de mentalidade), MISSÃO PROFÉTICA e CULTURA DO CUIDADO.

Busquemos fazer uma releitura de nossa própria caminhada pessoal, fazendo o nosso canto de ação de graças por todos os capítulos de nossa vida, mesmo por aqueles que talvez ainda estejam doendo em nós. Entreguemos tudo a Deus, pois sabemos que ele quer o nosso bem. 

E rezemos pelo Capítulo Geral das Irmãs da Assunção. Que o Espírito Santo inspire todas as decisões que serão tomadas. E que as Irmãs que serão eleitas para dirigir o caminho da Congregação nos próximos seis anos nos ajudem a sermos sempre fiéis ao pensamento e ao carisma que herdamos de Santa Maria Eugênia.

Irmã Regina Maria Cavalcanti

Leia Mais

HOJE É FESTA!

Precisamente no dia 10 de março de 1898, Santa Maria Eugênia entrava no céu,

O ANO DA ESPERANÇA

O ano de 2025, que ainda está em seu começo, é um Ano de

Estamos Em Assembleia Capitular!

A província Atlantico Sul está reunida em Assembleia e Capítulo em continuação do Capítulo

VISITAR O PASSADO

O bolo já tinha saído do forno, bonito, cheiroso, dando todos os sinais de

FOTOS ANTIGAS

Sentada no sofá, vendo um álbum de fotos antigas, a mãe ia explicando ao

Respostas de 2

  1. A origem latina da palavra “Capítulo” revela sua importância. Vem de “caput” = cabeça! Significa “cabeça”, orientação! ‘E ápice. Diretriz. Etapa de uma jornada. Caminho. Decisao.

    Santa Maria Eugênia nos oriente, em sua perspicácia e santidade, por todas as escolhas e caminhos, que temos, diuturnamente, de tomar em nossas vidas! Amém.

    1. Que Santa Santa Maria Eugênia, nossa mestra espiritual, esteja em nossas vidas iluminando e nos abençoado sempre. Amém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *