Vamos começar uns meses antes. Desde 14 de agosto de 1838, Ana Eugênia Milleret está morando com as irmãs da Visitação, na Côte Saint André. 

Março de 1839: O padre Combalot pede que Eugênia volte para Paris no mês de abril, para finalmente começar a nova Congregação da Assunção. Por coincidência, seu irmão Luiz vai viajar na região da Côte, voltando a Paris no início de abril. Combinam fazer a viagem juntos.

Nesse ano (1839) a Páscoa caiu no dia 31 de março. Foi a última grande festa que Eugênia viveu na Visitação. Pelo dia 2 de abril despediu-se das irmãs e partiu. Viagem de diligência, que era o meio de transporte da época.

O mês de abril foi de preparação: durante algumas semanas, Eugênia ficou com sua família. Mas encontrava com frequência o Padre Combalot, que lhe apresentou jovens que se preparavam para a fundação: Anastasie Bévier (que seria depois Irmã Marie Augustine) e Catherine O’Neill (depois, Irmã Thérèse Emanuel, irlandesa). – Também estava em Paris uma amiga de infância de Eugênia, Joséphine de Commarque.

No dia 30 de abril, no pequeno apartamento da rua Férou, reuniram-se três jovens: Eugênia, Anastasie e Joséphine. Era o início da Assunção.

Mas vamos dar a palavra a Maria Eugênia – então apenas uma jovem postulante, 21 anos. Escreve a Joséphine de Comarque (futura irmã Marie Thérèse), que morava no sul da França e não tinha podido viajar nessa ocasião. Transcrevemos alguns parágrafos dessa longa carta.

“Aproveito esta manhã para escrever a você, enquanto nossas irmãs estudam e guardam o silêncio de regra. Tenho alegria de pronunciar essa palavra; nossa regra por enquanto é bem reduzida, mas nossos trabalhos, Ofícios, orações – tudo isso está marcado por ela, e podemos ter o mérito da obediência. O padre Combalot cuida de nós com uma dedicação que me emociona. Quase todos os dias ele faz uma palestra sobre o estudo da religião. Duas jovens inglesas, uma das quais quer juntar-se a nós, vêm ouvi-lo…

“Em nosso pequeno apartamento somos três. Primeiro Anastasie, que tinha pensado entrar no convento de Santa Clotilde. Mas queria entrar em alguma Congregação que fosse dedicada a Nossa Senhora. Nosso Senhor a trouxe providencialmente, e ela agora é filha da Assunção. Tem vinte e três anos…

“Nossa outra irmã é uma de minhas amigas de infância. Chama-se Joséphine, tem minha idade… Mas tem pouca saúde, e temo que não possa continuar…

“Uma outra jovem está esperando a maioridade para vir conosco. Chama-se Henriette, nós a queremos muito. Tem sofrido muito, Deus a conduziu por um caminho difícil no qual demonstrou muita virtude.. Se você vier daqui a algum tempo, já seremos cinco. Até seis, se pudermos contar com a jovem inglesa.

“Tenhamos coragem… Estamos nas mãos de Deus, sua vontade se realizará sobre você e sobre nós, e eu teria muita dificuldade em acreditar que essa vontade não seja reunir-nos sob o estandarte da Assunção.”

Assim, aos 30 de abril de 1839, a pequena semente da Assunção foi plantada no coração de Paris. Deus a destinava a uma grande expansão – primeiro na Europa, mas depois nos cinco continentes. Chegou ao Brasil em 1911.

Que Ele continue abençoando seus ramos, até os confins do mundo!

Irmã Rachel de Castro – RA

Leia Mais

HOJE É FESTA!

Precisamente no dia 10 de março de 1898, Santa Maria Eugênia entrava no céu,

O ANO DA ESPERANÇA

O ano de 2025, que ainda está em seu começo, é um Ano de

VISITAR O PASSADO

O bolo já tinha saído do forno, bonito, cheiroso, dando todos os sinais de

FOTOS ANTIGAS

Sentada no sofá, vendo um álbum de fotos antigas, a mãe ia explicando ao

GUERRAS, ATÉ QUANDO?…

Quem lê jornais ou assiste aos noticiários pela televisão ou na internet só pode

Respostas de 3

  1. Parabéns por frutificar essa missão. Que Deus sempre conceda as bênçãos necessárias para a caminhada de hoje e sempre! Felicidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *