Vocação
O termo vocação evoluiu muito ao longo da história. Uma referência a ele evoca um universo de significados muito diversos, segundo o contexto histórico, geográfico, cultural, religioso, etc. Sua origem etimológica vem do latim vocare e se refere à ação de chamar, convocar, fazer vir e ser chamado.
O significado de vocação vem de um contexto teológico: Deus chamando a ser, a existir, a colaborar em seu projeto: viver em comunhão com ele e com toda a criação. A vocação evoca a ideia de destino, um destino para a felicidade, que na linguagem bíblico-teológica tem sido chamado de santidade. Também tem sido entendido como um estado de vida: vocação ao matrimônio, ao sacerdócio, à vida religiosa. Nesse sentido, vocação seria um modo de vida, um jeito de ser e agir.
O Encontro
Seguindo a experiência da Assunção neste sentido, Irmã Maristela, Irmã Andréia, Maria do Socorro Bezerra e Irmã Geralda, da Equipe Provincial para Juventude e Vocações, prepararam e realizaram, com apoio de Irmãs e Leigos da Assunção, nos dias 7 a 9 de setembro de 2018 um encontro-retiro para jovens. Participaram do encontro-retiro jovens de São Paulo, Belo Horizonte e Miracema do Tocantins. O Encontro aconteceu na Casa de Retiros Assunção, em Brasilia/DF
O Encontro
Foram importantes e significativos todos os momentos vividos e “experienciados”: A acolhida com o chamado a viver um tempo de comunhão, partilha e fraternidade; os momentos pessoais de oração e reflexão; as orações comunitárias: na abertura, na manhã de sábado, no Envio e Oração de Taizé.
“O Espírito do Senhor está sobre você…
Você foi acolhido como discípulo e agora enviado para viver e anunciar o Evangelho de Jesus”
A Assunção e a Juventude
Maria Eugênia e as primeiras irmãs queriam formar a juventude sempre dando oportunidade de refletir sobre a vida, a busca do seu lugar no mundo e de sua realização pessoal. Por isso a importância de oferecer ao jovem ferramentas para acolher, construir e desenvolver seus dons e talentos e assim realizar sua missão ao serviço da Igreja e da sociedade.
Os testemunhos
Participaram do painel o casal Leia e Luis (AJ-Brasília); Mauricio (AJJ- SP); Frei Bernardo (Franciscano Conventual), Irmã Dora (Irmã da Assunção). Cada um partilhou como descobriu Jesus em sua vida, como sua opção de vida contribuiu para responder o chamado de Deus no seguimento de Jesus. Após a partilha houve tempo para perguntas e esclarecimentos.
Os temas aprofundados:
- Cultura Vocacional; O Jovem, a Fé, e o discernimento vocacional (Tema do Sínodo dos Bispos sobre a Juventude – Outubro/2018);
- Jesus e a realidade de seu tempo, sua resposta a Deus e o chamado dos discípulos para aturem junto com ele;
- A Vocação na Bíblia e na Igreja, a resposta dos santos e de Santa Maria Eugênia.
Depoimentos dos jovens
“Consegui aproveitar ao máximo o encontro… estávamos ao lado de pessoas maravilhosas… acolhedoras… dispostas a nos alegrar… Que tal marcarmos já um novo encontro?”
“Que bom sentir a presença de Deus… Conheci pessoas incríveis…”
“Consegui entender o que é vocação e refletir sobre isso… Desejo continuar a participar de retiros e começar a participar de missões… Toda noite vou refletir sobre isso.”
Comprometo “tentar vivenciar mais a presença de Deus no dia-a-dia, buscando momentos de tranquilidade e reflexão. Buscar ser sal e luz da terra”.
O Envio dos jovens
Uma resposta
Obrigada pela publicação!
Dia 8 de outubro faremos o reencontro em São Paulo, com dinâmicas, orações e um Luau Cristão..