Alameda Lorena 665, Jardim Paulista
01424-000 – SÃO PAULO SP
Tel: (11) 3885 8651
http://www.assuncao.com.br/
Av. Tocantins nº 101 – Centro
77650-000 – Miracema do Tocantins – TO
Tel: (63) 3366-1218 ou 63 984154383 (whatsapp)
e-mail: colegio.tocantins@gmail.com
Praça Padre José Oliveira 17
76360-000, ITAPACI GO
Tel: (62) 3361 2483
Via L2 Norte 611-E
70830-505 BRASÍLIA DF
Tel: (61) 3274 5336
e (61) 3274 8045
Estr. Francisco Smolka, 1423 –
Quebra Frascos, Teresópolis –
RJ, 25966-105
Tel: (21) 2742-2626
https://sitioassuncao.wordpress.com/osme/
Rua Almirante Alexandrino 2023
Santa Teresa
20241-261 RIO DE JANEIRO RJ
Tel: (21) 2252 5931
e (21) 2252 9963
Projeto Esperança: Atende a 150 menores carentes.
Criado a partir da iniciativa das irmãs da Congregação da Assunção, o Projeto Esperança já atendeu, em 15 anos de existência, a mais de 3 mil crianças e adolescentes da periferia
Mini Comunidade: Cidadãos conscientes
Atividade visa despertar nos alunos a cidadania e a solidariedade
Pastoral da Criança
As três comunidades ao redor da nossa casa, é constituída de uma população que sobrevive em condições de extrema carência, com muitas crianças de zero a seis anos. A desnutrição e a falta de saneamento básico comprometem o crescimento e a capacidade de aprendizagem.
Acompanhamento e apoio da Equipe da Pastoral da criança, colaborando para:
Conselhos Comunitários: Acompanhamento e apoio na caminhada dos três conselhos comunitários: Santa Maria da Esperança, Nossa Senhora Aparecida e São José.
Projeto “ASSUNÇÃO SEM FRONTEIRAS”
Com o objetivo de favorecer o espírito solidário através de um trabalho em equipe com a participação de alunos, pais, professores e funcionários.
Projeto “TROCA DE SABER”
Um grupo de amigos se reúne duas vezes por semana, e se dedicam a trabalhos manuais.
E esse mesmo grupo organiza bazares e outras atividades de finalidade beneficente.
Endereço: Avenida L2 Norte 611 Módulo E – SGAN CEP70860-110 Brasília – DF
No ano de 1933 as religiosas da Congregação do Assunção receberam em doação da Condessa e do Conde Andréa Matarazzo um terreno para a construção de um colégio. A pedra fundamental foi lançada no dia 6 de fevereiro de 1934, sob as benção de Dom Duarte Leopoldo e Silva, então Arcebispo Metropolitano de São Paulo. O Colégio foi inaugurado em 1935 pelo então Prefeito Antônio Carlos de Assumpção.
O edifício do colégio foi projetado pelo arquiteto Augusto Lindenberg, em estilo romano. Toda a construção é ampla e o pátio interno, descoberto, é rodeado de longos corredores em arcos.
As salas de aula do Colégio Assunção têm recebido e educado, ao longo destes 73 anos, crianças e jovens paulistanos. A princípio uma Escola Feminina, com a evolução dos tempos abriu suas portas aos meninos. Muitos textos, plantas arquitetônicas, fotos, objetos e documentos foram preservados pelas religiosas do Colégio e todo este acervo histórico, está organizado no Memorial Assunção, que se constitui em espaço para aprendizagem dos alunos e poderá ser visitado, pelos ex-alunos, mediante agendamento.
Um Ginásio que pudesse atender a educação de seus filhos foi um sonho da comunidade miracemense que revitalizou-se com a chegada do vigário Pe. Cícero José de Sousa na pequena e pacata cidade do interior do norte goiano no ano de 1960. E para que tal feito se realizasse, foram necessárias varias negociações e mobilizações. Em novembro deste mesmo ano, conseguiu-se a fundação do ginásio com o profº Venerando de Freitas, através dos Educandários Gratuitos da CNEG – (Campanha Nacional dos Educandários Gratuitos). Em dezembro, de volta a Miracema, alguns membros da comunidade e suas respectivas famílias se organizaram e assim em reunião assinaram a ata da fundação do Colégio, cujo nome foi denominado “Ginásio Tocantins”. As aulas iniciaram em março de 1961, com a primeira série e já com trinta alunos. Mesmo já tendo dado o ponta pé inicial, Pe. Cícero pensava em algo maior, para tal continuou com suas articulações, foi então que, em novembro de 1961, Madre Redempta escreveu uma carta manifestando o interesse para que as Irmãs pudessem entrar com o processo do Ginásio Tocantins, dirigido pelas irmãs da Assunção, que seria a nova entidade Mantenedora. E assim o sonho foi criando asas, as Irmãs Redempta, Edivirges e Severiana chegaram a Miracema no início de 1962, onde receberam de Pe. Cícero o saudoso Ginásio Tocantins, que permaneceu até o final do ano sob a direção de Madre Redempta.
Foi então, que o Ginásio Normal Tocantins, hoje denominado “Colégio Tocantins – CT”, foi fundado no dia 22/02/1962 em Miracema do Norte-GO, pequena cidade do norte goiano, hoje denominada Miracema do Tocantins – TO. O nome do “Colégio Tocantins”, foi conservado pelas Irmãs da Assunção ao invés de “Colégio Assunção” como em outros lugares, por ter sido este, escolhido por Pe. Cícero. Assim o sonho só foi crescendo. No ano seguinte foi desapropriado e doado às irmãs um terreno às margens do rio Tocantins conforme escolhido pelas madres, onde foi construída pela congregação com o apoio da comunidade local a sede do Colégio até os dias de hoje.
Tendo como referencial teórico – O Sistema Positivo de Ensino e a filosofia de Santa Maria Maria Eugênia, o Colégio Tocantins é hoje uma escola pública, conveniada com a rede estadual de ensino do Tocantins. Cujo ensino, tem como eixo norteador, os princípios e fins da Educação, iluminado pelos ensinamentos e diretrizes da congregação da Assunção, tendo seus Educadores o compromisso de ter sempre em mente o pensamento da fundadora da Congregação das Irmãs da Assunção – SANTA MARIA EUGÊNIA DE JESUS, de tornar Jesus Cristo conhecido como libertador, tendo como elementos fundamentais os princípios da: verdade, retidão, coragem lealdade, simplicidade, alegria, bondade.
Pela sua vasta história, nos seus 55 anos o Colégio Tocantins, conviveu com várias gestões e cada uma destas contribuiu com suas experiências, o que proporcionou ao longo dos anos uma colheita de bons frutos para a sociedade miracemense, sendo assim destacamos a seguir as gestoras que por aqui deixaram suas marcas e ajudaram na construção dessa linda história:
1962 – 1ª diretora -……..Madre Maria Redempta
1963 a 1966 – ……………Irmã Gestrudes Maria
1967 a 1969 – ……………Irmã Ottilia Horta boetger
1970 a 1971 – ……………Irmã Lurdes Irene
1972 a 1974 – ……………Irmã Maria Rita
1975 a 1983 – ……………Irmã Beatriz Aguilar
1984 a 1985 – ……………Irmã Joana Pedro
1986 a 1987 – ……………Irmã Terezinha Lais
1987 a 1988 – ……………Irmã Lusia Martins (Ir. Márcia)
1989 a 1997 – ………….. Irmã Maria Naila Nunes Alcântara
1998 a 2001 – ……………Irmã Diná José de Souza
2001 aos dias atuais – ..Ana Maria Lucca
O Colégio está localizado no centro da cidade, as margens do Rio Tocantins, daí sua denominação; atende atualmente com um total de 880 alunos, regularmente matriculados do 3º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio e possui um quadro de 68 funcionários.
O Colégio é dirigido por leigos desde o final de 2001, porém ainda com a presença da comunidade das Religiosas em Miracema. A partir de 2003, até os dias atuais a equipe diretiva é composta somente por leigos, que são orientados e acompanhados pelas irmãs da congregação. Irmã Leninha da comunidade de Itapaci – GO, por ser a comunidade mais próxima, tem acompanhado com mais frequência o trabalho no CT. A provincial faz visitas periódicas anualmente ao Colégio e sempre que solicitadas as demais irmãs tem dado o devido apoio para a concretização do trabalho aqui realizado.
As principais atividades realizadas no Colégio são:
As Irmãs da Assunção estão presentes na Paróquia Cristo Redentor, localizada na região do Barreiro – há 28 anos. Como missão de ser Casa de Formação inicial ao mesmo tempo em que ser uma presença significativa junto ao povo da Vila Cemig que mais tarde se estendeu para o bairro Araguaia e Conjunto Esperança. Moramos na Vila Cemig, situada à rua Zita, 21 e somos 04 irmãs.
Hoje 2017 continuamos a ser presença significativa, sobretudo junto às juventudes. Atendendo aos gritos atuais colaboramos na Pastoral da Criança, nos Círculos Bíblicos, visitas às famílias e na continuidade da missão em Cordisburgo. Desde 2016 que a comunidade assumiu com muita garra ir além de BH, rumo a Diocese de Sete Lagoas tendo como prioridade a juventude e no objetivo de tornar Santa Maria Eugênia mais conhecida. As comunidades de Cordisburgo, Lagoa, Periquito e Barra de Luiz Pereira responderam positivamente e até hoje continuamos neste campo de missão.
Onde moramos continua sendo uma realidade pobre, carente e deficitária de equipamentos públicos que atenda com dignidade a pessoa humana e a Pastoral da Criança tem um papel fundamental junto às famílias. Percebemos que neste cenário a colaboração com ela é de suma importância, pois conseguimos atingir tanto crianças como mulheres. Neste sentido fazemos também parceria com outras entidades, igrejas e órgãos públicos.
Acompanhamos três comunidades: Santa Maria da Esperança, Nossa Senhora Aparecida e São José, onde, além das pastorais já citadas participamos dos Conselhos comunitários, celebrações litúrgicas e atividades diversas. Estamos sempre à disposição do que necessitarem. Atualmente fomos solicitadas para uma capacitação para as animadoras de Círculos Bíblicos em nossa casa e a Pastoral da Criança já solicitou o nosso espaço para o mesmo fim.
Assunção Juntos – Como grupo organizado (antes era amigos da Assunção) existe há quase dez anos. No início contou com membros das comunidades da Vila Cemig e do Araguaia e hoje continua sendo muito presente onde juntos intensificamos a vivência do carisma da Assunção, na missão, na vida de oração e partilha dos trabalhos (venda de bingo, preparação de festas, limpeza e cuidado da casa, organização de eventos, etc.). Os encontros são mensais, preparado pela coordenação (eleita a cada dois anos com irmãs e leigos), contando com aproximadamente 30 pessoas.
Assunção Juntos Jovem – Experiência bonita que iniciou em 2012, nascendo a partir do AJ, pois se percebeu que os jovens teriam que ter algo que correspondesse mais a sua faixa etária com rosto assunção jovem. Com a Jornada Mundial da Juventude ganhou nova vida, animados pelo convite de Francisco de “Ir pelo mundo anunciando o Evangelho, sair às ruas.” Muitos já passaram e se foram, outros continuam perseverantes nos ensinamentos de Santa Maria Eugênia, jovem como eles. Sempre foi um grupo pequeno e hoje conta com cerca de dez e vemos a necessidade e urgência de amplia-lo.
Existe uma parceria entre os dois grupos e às vezes os encontros são juntos, sobretudo os retiros.
No momento há um grande empenho na preparação para a Peregrinação em Paris onde vão participar 04 jovens.
Buscamos caminhos de como promover uma cultura vocacional nesta realidade com o Assunção juntos.
A comunidade de Brasília está situada no Plano Piloto de Brasília, na Asa Norte, em amplo terreno arborizado.
– Casa Provincial. Acolhe encontros da irmãs e leigos do movimento Assunção Juntos para partilha, estudo, oração
– Casa de Retiro Assunção: recebe grupos para retiros, estudo, encontros, seminários, palestras, sessões de atualização, visitas educativas da cidade. Dispomos de 51 quartos, podendo acolher até 102 pessoas. Salas com computador, projetor, ar condicionado.
– Troca de Saber: duas vezes por semana, reúne um grupo de amigos que se dedicam a trabalhos manuais. Organizam bazares e outras atividades de finalidade beneficente.
– Atuação no bairro: Missa aos domingos às 8 horas, da qual participam vizinhos e amigos, em colaboração com a Paróquia. – Manhãs de oração e novenas segundo os tempos litúrgicos.
– Comunidade das irmãs, acolhendo inclusive algumas irmãs idosas para apoio e vivência: cuidados pessoais, de saúde, de oração.