FESTA DE SANTA MARIA EUGENIA DE JESUS 2018 – Ano do Laicato na Igreja do Brasil

CARISMA E MISSÃO

No dia 10 de março celebramos a Festa de Santa Maria Eugenia. No contexto deste ano em que a Igreja no Brasil nos propõe o ano do Laicato, com o objetivo de refletir e aprofundar a vocação e missão dos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade, Santa Maria Eugênia nos inspira e motiva.

Em uma carta ao Padre Lacordaire, que foi instrumento de Deus em sua vida ela escreve: “Suas palavras respondiam a todos os meus pensamentos, completava minha compreensão das coisas. Davam-me uma fé que nada mais poderia abalar. Eu estava realmente convertida. Era o encontro com a Verdade, com Cristo e sua Igreja. Estava decidida a dar todas as minhas forças, ou melhor, minha fraqueza a esta Igreja que a meu ver desde então é a única detentora do segredo e do poder do bem… Creio que estamos aqui na terra precisamente para trabalhar pela vinda do Reino do nosso Pai Celeste em nós e nos outros… Creio que Jesus Cristo por seu sacrifício nos libertou a fim de deixar-nos livres para trabalhar na realização da Palavra divina que Ele veio trazer…

Creio que cada um de nós tem uma missão na terra… É preciso fazer com que as pessoas compreendam que o fundamento do cristianismo não é empenhar-nos apenas em procurar por todos os meios a nossa bem aventurança eterna, mas empenhar-nos também e procurar em que Deus pode se servir de nós para difusão e realização do Evangelho.”

Ela continua: “Muitas coisas me entristecem. A meu ver os cristãos não são suficientemente cristãos… Rezar não é tudo; temos que rezar em ação… Ter uma fé atuante”.

Desde o começo da Congregação das Religiosas da Assunção, Santa Maria Eugenia a fundadora, tinha em mente uma colaboração e partilha entre irmãs, leigos e leigas para realizar a Obra que ela tinha empreendido.

Desde cedo, ela soube atrair o interesse e a participação de pessoas comprometidas com a vida da cidade e preocupadas em viver a sua fé. São mulheres e homens que trabalham pela dignidade humana e a justiça social. Cristãos e cristãs que participam em Igreja a favor da realização do projeto de Deus para o mundo.

A partir do Concilio Vaticano II é reconhecido que os leigos e leigas tem um lugar teologicamente decisivo pelo batismo, que nos torna responsáveis pela Igreja, sua vida e missão.

Santa Maria Eugênia em sua intuição fundadora, abriu o caminho de partilha e comunhão de irmãs leigos e leigas na fidelidade ao carisma, que é dom de Deus para Igreja e o mundo. Na Congregação, atualmente – irmãs, leigos e leigas, – somos Assunção Juntos.

Na fidelidade à nossa consagração batismal, queremos como dizia santa Maria Eugenia, “sentir o peso da terra e marcar nossa passagem. Com o olhar fixo em Jesus e na Extensão de seu Reino.”

                            Irmã Doracina Rosa Cruz – Comunidade de São Paulo

Leia Mais

FOTOS ANTIGAS

Sentada no sofá, vendo um álbum de fotos antigas, a mãe ia explicando ao

GUERRAS, ATÉ QUANDO?…

Quem lê jornais ou assiste aos noticiários pela televisão ou na internet só pode

MEDALHA, SIM!

Quem não se maravilhou ao assistir às Olimpíadas pela televisão? Desde a cerimônia de

MEDALHA DE OURO

Muitos de nós certamente nos maravilhamos assistindo à cerimônia de abertura das Olimpíadas há

QUE CAPÍTULO?

“Esta lição está muito difícil….” A menina se queixava baixinho. A mãe, que estava

Uma resposta

  1. Foi muito bom participar dessa festa onde as pessoas se confraternizam e a nossa fé se fortalece. Foram três dias especiais…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *