Com muita esperança e felicidade começamos a nossa Assembleia de Província, depois de dois anos sem podermos nos encontrar presencialmente. A alegria manifestada no rosto de cada uma das irmãs, expressava o contentamento de podermos nos olhar e partilhar os abraços e sorrisos guardados ao longo deste tempo de distanciamento por causa da pandemia. O cansaço pelas longas horas de viagem de ônibus que algumas fizeram, não tirou a satisfação de poderem participar de tempo de encontros e partilha. Estamos contentes, pois temos a participação de irmãs de todas as comunidades da Província: La Rioja, San Miguel e Puerto Iguazú, na Argentina; São Paulo, Itapuranga, Belo Horizonte, Itapaci e Brasília, no Brasil.
E assim, começamos nossa Assembleia com o louvor da manhã, agradecendo a Deus a vida e o nascer de um novo dia cheio de esperança iluminadas pela luz do Espírito e do brilho do sol que nos anima a continuar firmes na caminhada. Após o momento de oração, a Irmã Judite deu abertura a este tempo de trabalho que vamos ter juntas ao longo desta semana. O primeiro e segundo dia trabalhamos o tema das relações comunitárias e interpessoais. A facilitadora foi a Patrícia Ferreira Costa, psicóloga, leiga de Belo Horizonte que acompanha diversas congregações religiosas e pessoas da vida consagrada. A metodologia e dinâmicas usadas ajudaram na participação de todas.
Os próximos dias vamos trabalhar o tema da reestruturação a partir da realidade de nossa Província: a vida nas comunidades, a missão nos seus diferentes campos de ação, a vida contemplativa, as juventudes, a comunicação, a educação transformadora, JPIC’S e Assunção Juntos. Contaremos também com a ajuda de Irmã Virma Barion da Congregação das Irmãs Carmelitas de Vedruna.
Felizes de vivermos esses dias de encontro e fraternidade, trazemos todos presentes em nossas orações e contamos com as de vocês.
Irmã Raimunda Pereira Barbosa